TIPOS DE RESISTÊNCIA
Tese: TIPOS DE RESISTÊNCIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mauroprado • 22/11/2014 • Tese • 280 Palavras (2 Páginas) • 283 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Este relatório tem como finalidade mostrar a experiência realizada no laboratório de Física III, com o tema “Lei de Ohm”. A relação entre a intensidade da corrente elétrica (I), a tensão elétrica (U) e a resistência elétrica (R) foi descoberta por Georg Simon Ohm. Ele fez seus próprios fios resistores. Com eles, conseguiu mostrar que a intensidade da corrente depende de seus comprimentos e de suas espessuras, quando a tensão sobre eles e a temperatura são mantidos constantes. Para levantarmos a curva característica de um bipolo ôhmico (Resistência), precisamos medir a intensidade de corrente que o percorre e a tensão aplicada aos seus terminais, para isso, monta-se o circuito da Figura 17, de tal maneira a preencher os dados requisitados.
2 TIPOS DE RESISTORES
2.1. Resistores Fixos
Os resistores fixos são geralmente especificados por três parâmetros: o valor nominal da resistência elétrica; a tolerância, ou seja, a máxima variação em porcentagem do valor nominal, e a máxima potência elétrica dissipada. Dentre os tipos de resistores fixos, destacamos os de fio, de filme de carbono e de filme metálico.
• Resistor de fio: Consiste basicamente de um tubo cerâmico que serve de suporte para o enrolamento de um determinado comprimento de fio de liga especial, para obter-se o valor de resistência desejado. Os terminais desse fio são conectados às braçadeiras presas ao tubo. Além desse, existem outros tipos construtivos esquematizados. Os resistores de fio são encontrados com valores de resistência de alguns ohms até alguns kilo-Ohms, e são aplicados onde se exige altos valores de potência, acima de 5W, sendo suas especificações impressas no próprio corpo do resistor.
...