TIPOS E APLICAÇÕES DOS SEMICONDUTORES
Por: Laís Fernanda • 31/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.490 Palavras (6 Páginas) • 208 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
COLEGIADO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Aryanne Kevillyn dos Santos Souza
Carolina Victoria Costa Gomes
Isadora Rodrigues Araújo
Janaína Nogueira de Oliveira
João Vitor Lima Gomes
Laís Fernanda Leite Santos
Sistema hidráulico: Braço, elevador e balança ecológica.
Juazeiro – Ba
2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
COLEGIADO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Aryanne Kevillyn dos Santos Souza
Carolina Victoria Costa Gomes
Isadora Rodrigues Araújo
Janaína Nogueira de Oliveira
João Vitor Lima Gomes
Laís Fernanda Leite Santos
Sistema hidráulico: Braço, elevador e balança ecológica.
Trabalho apresentado à Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, campus Juazeiro, como requisito de obtenção parcial de nota na disciplina de Física Experimental II, sob a orientação do Prof. Dr. Militão Vieira Figueredo.
Juazeiro – Ba
2015
Sumário
- Resumo.................................................................................. 3
- Introdução ............................................................................. 3
- Objetivos................................................................................ 4
- Cronograma........................................................................... 4
- Metodologia............................................................................ 4
- Braço hidráulico............................................................. 5
- Elevador hidráulico........................................................ 7
- Balança ecológica.......................................................... 7
- Referências............................................................................. 8
- Resumo
O projeto visa demonstrar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos sobre os princípios de Pascal e Arquimedes. Para tanto, foi escolhido o desenvolvimento de um sistema hidráulico composto por um braço, uma mão, um elevador, e uma balança ecológica.
- Introdução
Um sistema hidráulico é um instrumento que tem como objetivo multiplicar forças e gerar o máximo de energia para execução de uma determinada função, através do auxilio de fluidos. Essesistema vem sendo cada vez mais utilizado.
Sua popularidade se deve ao fato de que nenhum outro sistema foi considerado tão eficiente e eficaz na transferência de energia através de pequenos tubos ou mangueiras, mesmo em áreas de difícil acesso. Em nosso cotidiano,eles estão presentes nos shopping centers, nos veículos automotivos e nos postos de gasolina, por exemplo. Apesar das diferentes aplicações, todas as máquinas hidráulicas têm em comum a possibilidade de serem explicadas a partir do princípio de Pascal.
Este princípio foi elaborado por Blaise Pascal, um importante físico e matemático francês que viveu durante o século XVII. Pascal contribuiu grandemente para o avanço da física e matemática, esclarecendo algumas coisas como: o princípio barométrico, a prensa hidráulica, uma apresentação tabular conveniente para os coeficientes binomiais (triângulo de Pascal) e a transmissibilidades das pressões. Foi em seus estudos sobre a hidrostática onde ele descobriu que, nos líquidos em equilíbrio as variações de pressão são transmitidas integralmente por todo o volume destes líquidos. Esse princípio que é fundamental para o funcionamento de sistemas hidráulicos recebeu o nome de Principio de Pascal e o seu enunciado diz que:“A pressão aplicada ao fluido enclausurado é transmitida sem atenuação a cada parte do fluido e para as paredes do reservatório que o contém.”PASCAL(1652).
Em outras palavras, certa pressão aplicada a uma quantidade de certo fluido, é igualmente distribuída por toda a sua extensão, bem como pelas paredes do recipiente no qual está contido.
Neste projeto, o princípio de Pascal será usado como base em diversos aspectos.Assim, a mão e o braço hidráulicos funcionarão sob um sistema de seringas, com diâmetros diferentes, as quais controlarão os movimentos do braço e dos dedos, de acordo com a força aplicada sobre elas e o local nos quais estão inseridas.
O principio de Arquimedes também é de fundamental importância na hidrostática. Segunda a lenda, este princípio foi descoberto “ao acaso”. Diante do problema proposto pelo rei da Siracusa para verificar se sua coroa era realmente de ouro puro, Arquimedes observou durante um banho que ao entrar na banheira o nível da água subia. Assim, ele entendeu que havia uma relação entre sua massa e o liquido deslocado, e formulou os conceitos de peso e empuxo. A sua idéia foi utilizar um método semelhante que poderia comparar o volume da coroa comos volumes de iguais pesos de prata e ouro: bastava colocá-los em um recipiente cheio de água, e medir a quantidade de líquido derramado. Segundo o principio de Arquimedes, quando um corpo é total ou parcialmente imerso em um fluido, uma força de mesma intensidade do peso do fluido deslocado pelo corpo é exercida sobre ele.
De acordo com o princípio de Arquimedes tem-se que todo corpo que está imerso em um fluido tende a sofrer um empuxo verticalmente para cima, sendo a intensidade igual ao peso deste fluido deslocado pelo corpo. Com isso, na utilização da balança ecológica se faz presente o princípio de Arquimedes, pois a quantidade de água deslocada na balança é equivalente à massa do objeto colocado na mesma.
- Objetivos
O projeto objetiva utilizar os princípios de Pascal para o desenvolvimento de um corpo semelhante a um braço com uma mão, que seja capaz de realizar movimentos simples, como carregar objetos leves, permitindo ainda a rotação, elevação e extensão do braço, além do movimento dos dedos da mão. Além disso, desenvolver um elevador hidráulico, capaz de levantar alguns objetos e uma balança ecológica com garrafas pet, capaz de pesar até 1400 gramas.
...