TRABALHO ACADEMICO - PAQUÍMETRO
Por: luccascastrolima • 20/9/2016 • Trabalho acadêmico • 3.207 Palavras (13 Páginas) • 996 Visualizações
KROTON EDUCACIONAL
PITAGORAS – UNIDADE HORTO
ENGENHARIA MECÂNICA
Luccas Castro Lima
Mateus Talles
Victor Hugo
Gustavo Massariol
Leony Lopes
PAQUÍMETRO
IPATINGA
2016
Luccas Castro Lima
Mateus Talles
Victor Hugo
Gustavo Massariol
Leony Lopes
ENGENHARIA MECÂNICA – TURMA A
Metrologia e Confiabilidade de equipamentos, maquinas e produtos.
Prof. Marcos Marques
IPATINGA
2016
PAQUÍMETRO
[pic 1]
http://catalogo.tecnoferramentas.com.br/produtos/mitutoyo/paquimetros
Sumário
1) Introdução
1.1) O que é um paquímetro?
1.2) Para que serve um paquímetro?
1.3) Quem inventou o paquímetro e como são suas medidas?
2) Nomenclatura Básica
3) Leitura e Resolução
3.1) Leitura
3.2) Resolução
4) Princípio do Nônio ou Vernier
5) Cálculo de Aproximação
6) Erros do Instrumento
7) Calibração, Ajuste e Recomendações de Uso
7.1) Calibração e Ajuste
7.2) Recomendações de Uso
8) Tipos de Paquímetros
9) Recomendações e Cuidados
10) Tipos Usuais
10.1) Exemplos de Utilização e Leitura
11) Referências Bibliográficas
Introdução
O que é um paquímetro?
O paquímetro é um instrumento medidor – comparador - com alta precisão, utilizado para mensurando de pequenas dimensões, desde que constantes. É uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor (nônio ou vernier). O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.
Para que serve um paquímetro?
Com o paquímetro podemos medir diversos objetos, por exemplo: parafusos, porcas, engrenagens, orifícios e etc. basicamente para fazer a medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique justa.
Quem inventou o paquímetro e como são suas medidas?
Os criadores do paquímetro são o português Pedro Nunes, que juntou uma régua auxiliar móvel para ler pequenas frações de divisões de uma régua principal e o francês Pierre Vernier, matemático que inventou subdivisões de uma divisão de escala por comparação com uma outra divisão. O paquímetro possui uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possa ser feita as medições, o cursor móvel possui uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala chamada nônio é em homenagem ao português Pedro Nunes e a escala vernier em homenagem ao francês Pierre Vernier. O nônio ou vernier possui uma escala de N divisões para X mm da escala fixa.
Paquímetros são conhecidos como “calibres” (traduzido do termo inglês “caliper”). Existem diversos tipos de paquímetros, como veremos adiante, em função das possiblidades de combinação dos próprios princípios construtivos, para aplicações especificas. Logo, além de paquímetro ao qual a leitura fracionaria é efetuada no nônio, alguns utilizam um relógio mecânico ou com um indicador digital da leitura. Paquímetros conhecidos como fundamentais são de medição interna, externa de profundidade ou ressalto, são conhecidos também, como paquímetro universal ou até quadrimensionais (img 1.3).
[pic 2]
(img 1.3)
Os paquímetros universais com nônio (vernier) são constituídos essencialmente de uma régua ou haste rígida, com duas escalas graduadas respectivamente em milímetros e polegadas (escalas principais)(img 1.3.1). Um bico fixo de medição externa e o bico fixo (ou orelha) de medição interna e a haste de profundidade. Os paquímetros universais apresentam ainda um cursor que desliza de forma sensível, ao ser adicionada uma pressão manualmente pelo impulsor, mantendo a régua fixa. As escalas auxiliares (nônio ou vernier), em milímetro ou polegada, estão gravadas no cursor. O botão fixador serve para prender o cursor sobre a régua, quando houver necessidade de manter determinadas leituras.
[pic 3]
(img 1.3.1)
Nomenclatura Básica
Um paquímetro é constituído de algumas partes que o caracterizam (img. 2)
[pic 4]
(img. 2)
- Faces para medição interna;
- Faces para medição de ressaltos;
- Orelhas;
- Parafuso de Fixação;
- Nônio ou Vernier;
- Vareta de Profundidade;
- Bico Fixo;
- Faces para medição externa;
- Cursor;
- Bico Móvel;
- Impulsor;
- Régua principal;
- Faces para medição de profundidade.
Leitura e Resolução
3.1) Leitura
Na escala fixa ou principal do paquímetro, a leitura é feita antes do zero do nônio e corresponde à leitura em milímetro. Deve-se contar os traços do nônio até o ponto em que um deles coincidir com um traço da escala fixa, então, somar o número que leu na escala fixa ao número que leu no nônio ou vernier. O bico móvel deve ser posicionado de modo que o mensurando se ajeite com folga entre os bicos fixo e móvel (se for externo) ou entre as orelhas (se for interno), ou ainda, entre a haste de profundidade e a escala fixa (se for profundidade). Em seguida deve-se mover com o polegar atuando com pressão nem muito forte nem fraca, mas suficiente para manter um deslize fluido, até encostar suavemente no mensurando. O nônio ou vernier pode ser divido em 10, 20 ou 50 partes. Para facilitar veja os exemplos de leitura para uma resolução de 0,1mm.
...