TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO
Artigo: TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adritam • 25/9/2013 • 1.126 Palavras (5 Páginas) • 306 Visualizações
TRABALHO
DE
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
ADRIANA CRISTINA SOUZA DA SILVA
NATAL/RN, 19/09/2012
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
1. FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA DE NÍVEL FUNCIONAL
No nível funcional as estratégias são articuladas pelos departamentos da empresa constituindo planos de ação que darão sustentação a estratégia de nível de negócio e para a abordagem competitiva da empresa.
Por meio destas táticas é definido o papel de cada área funcional; são especificados seus objetivos; bem como as ações necessárias para obter exito.
As estratégias funcionais são mais detalhadas e abrangem menos tempo para serem postas em prática. Requer ainda a intercomunicação entre os departamentos para que não haja conflitos de ação, sendo constituídos planos para melhorar o desempenho de suas atividades, tendo em vista a necessidade do apoio dos departamentos de: Produção, Marketing, Recursos Humanos e Financeiro entre outros, afim de consolidar os escopos da empresa.
a) ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO:
Esta área é responsável pela transformação de matérias-primas em produtos e serviços. As decisões estratégicas estão relacionadas ao processo de produção e instalações produtivas (layout, capacidade produtiva. Tecnologia e equipamentos de produção, a localização das instalações e o processo de produção). Dois aspectos importantes desta estratégia são o controle de custos e a melhoria da eficiência das operações de fabricação. As prioridades da produção de acordo com ‘(Corrêa e Gianesi, Caon, 1999), quais sejam:
[i] fazer os produtos gastando menos que os concorrentes e obter vantagem em custos;
[ii] fazer produtos melhores do que os concorrentes e obter vantagem em qualidade;
[iii] fazer os produtos mais rapidamente e obter vantagem na velocidade de entrega;
[iv] ser Capaz de mudar muito rapidamente o que está fazendo e obter vantagem em flexibilidade’.
b) ESTRATÉGIA DE MARKETING:
A área de marketing faz a ligação entre a organização e o mercado sendo seu objetivo principal promover trocas de interesse que garantam a satisfação dos clientes e os objetivos da empresa. Estratégias de marketing ajustam produtos e serviços as necessidades do consumidor, decidem onde e quando vender e promover produtos e estabelecem preços; a abordagem leva em consideração se a empresa está atendendo a consumidores já existentes ou tentando atrair novos e se o produto é novo ou já está estabelecido no mercado. Conforme ‘Oliveira (2010) são rotulado esse tipo de táticas satisfazendo os seguintes pontos:
• Quanto às estratégias de produtos: natureza da linha de produtos, desenvolvimento de novo produto, qualidade, desempenho e obsoletismo, eliminação de antigos produtos e distribuição de produtos.
• Quanto às estratégias de mercado: canais de distribuição, serviços aos clientes, pesquisa de mercado, determinação de preços, venda, propaganda, embalagem, marca e seleção de mercados.
• Seleção de mercado - envolve a resposta à pergunta: “em qual mercado a empresa atuará?” As variáveis passíveis de utilização para a segmentação constituem-se essencialmente em características [i] geográficas (cidades, bairros, etc.); [ii] demográficas (faixa etária, tamanho da família, ciclo de vida familiar, classe social, etc.); [iii] psicográficas (estilo de vida, personalidade, etc.)e [iv] finalidade do uso do produto (Kotler, 1991, 1996; Corey, 1992);
• Planejamento de bens e serviços - normalmente realizada juntamente com a seleção do mercado, envolve a busca de necessidades não atendidas dos clientes e seu posicionamento perante a concorrência. Segundo Ansoff (xxxx), o planejamento define os atributos do produto, os quais compreendem, segundo Kotler (1991), sua qualidade, opções, marcas, garantias, assistência técnica, entre outros fatores.
• Estrutura de preço - define basicamente a política de competição, as condições de pagamento, podendo depender da situação da empresa perante o mercado, ou seja, se ela deseja entrar em um mercado já estabelecido, desenvolver seu próprio mercado ou criar novos (Porter, 1986; Kotler, 1991; Corey, 1992);
• Atividades promocionais - envolvem a comunicação da empresa com o mercado, ou seja, as atividades que visam criar expectativas no cliente e influenciar seu processo decisório de compra (Corey, 1992);
• Canais de distribuição - definem como o produto chegará ao consumidor (Kotler, 1991)’.
ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS:
Essa estratégia fundamenta-se em análise externa e interna. A externa cuida e acompanha o desenvolvimento de leis que regulam os direitos e deveres dos empregados; o estudo de mudanças nos sindicatos de
...