TRABALHO DE FENOMENOS DE TRANSPORTE
Por: David Gonçalves • 3/5/2021 • Trabalho acadêmico • 804 Palavras (4 Páginas) • 118 Visualizações
UNIREDENTOR
ENGENHARIA MECÂNICA
DAVID GONÇALVES DA SILVA
1900037
ATIVIDADE 01
FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Itaperuna
2021
DAVID GONÇALVES DA SILVA
1900037
ATIVIDADE 01
FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Atividade apresentada à disciplina FENÔMENOS DE TRANSPORTE como parte dos créditos de avaliação para aprovação.
Itaperuna
2021
- Tipos de fluídos e suas propriedades;
Fluidos são caracterizados como uma substância que se deforma continuamente quando submetidos a uma tensão se cisalhamento, não importando a quão pequena possa ser essa tensão;
A principal característica dos fluidos está relacionada a propriedade de não resistir a deformação e apresentam a capacidade de fluir, ou seja, possuem a habilidade de tomar a forma de seus recipientes.
Fluidos incompressíveis: um fluído pode ser incompressível se o seu volume não varia ao modificar a pressão; isso implica o fato de que a sua massa específica não variará com a pressão.
Fluídos compressíveis: Os gases e vapores são considerados fluidos compressíveis, isto é, sua massa específica sofre grande influência da pressão envolvida no ambiente de trabalho.
Fluidos Newtonianos: Eles cumprem a lei de viscosidade de Newton: τ = μ (Δv / Δy).
Fluídos não newtonianos: Não cumprem a lei da viscosidade de Newton, então seu comportamento é mais complexo. Por sua vez, são classificados em fluidos com viscosidade independente do tempo e aqueles com viscosidade dependente do tempo, ainda mais complexos.
Propriedades dos fluidos:
Densidade: em um fluido é difícil acompanhar uma única partícula ou molécula, mas em vez de trabalhar com a a massa, é melhor trabalhar com a densidade, pois é uma característica que se diz ao fluido como um todo; a densidade é a razão da massa em relação ao volume.
Peso específico: é a razão da magnitude do peso e o volume.
Densidade relativa: a água e o ar são utilizados como padrão de comparação com os outros, nos líquidos, a densidade relativa é definida como a razão entre a massa de uma certa quantidade do fluido e a massa de um volume igual de água (destilada) a 4 ºC e 1 atm, nos gases, a densidade relativa é definida da mesma maneira, mas, em vez de usar a água como referência, a densidade do ar igual a 1.225 kg / m 3 é usada a 1 pressão atmosférica e 15 ºC. (CIMBALA, 2006)
Pressão: Um fluido consiste em inúmeras partículas em movimento constante, capazes de exercer força sobre uma superfície, A pressão média que um fluido exerce sobre qualquer superfície plana é definida pelo quociente de força/área.
Viscosidade: Um fluido em movimento pode ser modelado por camadas finas que se movem uma em relação à outra. Viscosidade é o atrito que existe entre eles, para dar movimento ao fluido, uma tensão de cisalhamento (não muito grande) é aplicada a uma seção, o atrito entre as camadas impede que a perturbação atinja as camadas mais profundas, se a força é aplicada à superfície do fluido, a velocidade diminui linearmente nas camadas inferiores até o cancelamento na parte inferior, onde o fluido está em contato com a superfície de repouso do recipiente que o contém. (MOTT, 2006)
...