TRABALHO DE FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL
Por: Roosevelt Galantini • 17/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.206 Palavras (5 Páginas) • 584 Visualizações
[pic 1]
ROOSEVELT RODRIGUES GALANTINI
TRABALHO DE FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL
Belo Horizonte
2017
ROOSEVELT RODRIGUES GALANTINI
TRABALHO DE FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL
Trabalho apresentado à disciplina de Fundamentos da Geologia para Engenharia.
Prof. Sérgio Maurício Pimenta Velloso Filho
Turma. CB
Belo Horizonte
2017
1). Para fins de estudo a terra pode ser subdividia em 6 zonas. Citar e definir essas zonas.
Para fins de estudo, a terra é subdivida em 6 zonas: três zonas internas ao elipsoide núcleo, manto e crosta que constituem a litosfera e mais três zonas externas denominadas de hidrosfera, biosfera e atmosfera.
Zonas Internas:
- Núcleo: Acredita-se que seja constituído de níquel e ferro. Tem caracteres físicos: parte superior liquida e inferior solida.
- Manto: Acredita- se que este manto seja formado por silicatos ferro-magnesianos de alta densidade. Tem caracteres físicos solido.
- Crosta: É composta superficialmente por vários tipos de solos e por rochas graníticas ricas em silício e alumínio e em sua porção inferior por rochas basálticas ricas em silicatos ferro-magnesianos. Portanto, a crosta corresponde praticamente a uma camada sólida que envolve toda a terra.
Zonas externas:
- Hidrosfera constitui a água doce, salgada, salobra e o gelo da terra.
- Biosfera é constituída por substâncias orgânicas incluindo esqueletos e organismos.
- Atmosfera é constituída por gases inertes, nitrogênio, oxigênio, vapor d’água e gás carbônico.
2). Qual a espessura média da crosta, do manto e do núcleo terrestre?
Manto | 2850Km |
Crosta | 50Km |
Núcleo | 3400Km |
3). A que temperatura aproximada se encontra o manto e o núcleo da terra?
Manto | 3400°C a 4000°C |
Núcleo | Altíssimas temperaturas |
4). O que é o grau geotérmico?
Aumento da temperatura da terra em relação a profundidade.
5). Como explicar o relevo acidentado da terra se os ventos ao longo de 25 milhões de anos seriam capazes de tornar esse relevo plano?
Consideramos que a crosta (sólida) está flutuando sobre as camadas subjacentes (placas tectônicas). O equilíbrio entre as massas continentais (regiões de topografia mais elevadas e consequentemente mais pesadas sobre as camadas inferiores) e os fundos dos oceanos (regiões mais baixas e consequentemente menos pesadas sobre as camadas inferiores) é chamado de isostasia, explicando a teoria de movimento da crosta sobre as camadas inferiores, ou seja, o movimento dos continentes e fundos dos mares na superfície do planeta.
6). Diferenciar solos e rochas para fins de engenharia.
Os solos se diferenciam das rochas por poderem ser escavados manualmente sem a utilização de explosivos.
7). Citar e definir os tipos de rochas segundo a sua gênese.
- Magmáticas ou ígneas são formadas pelo resfriamento e consolidação do magma.
- Sedimentares são aquelas formadas por materiais derivados da decomposição e desintegração de quaisquer tipos de rochas ou solos.
- Metamórficas são aquelas originadas da modificação das rochas magmáticas ou sedimentares através da ação da pressão e/ou temperatura e/ou de ataque de soluções químicas.
8). De que são constituídas as rochas?
A grande maioria das rochas é constituída de um ou vários minerais. Entretanto, existem algumas rochas provenientes de material vítreo e amorfo como as lavas vulcânicas ou outras provenientes de acúmulo de matéria orgânica (carvão mineral).
9). Quais os principais minerais constituintes das rochas?
Os principais minerais constituintes das rochas são: o quartzo; o feldspato; a mica (a moscovita de coloração esbranquiçada, a biotita castanha ou preta, a sericita com tonalidade esbranquiçada a cinza clara, a clorita esverdeada dentre outras). Dentre outros minerais constituintes encontram-se os anfibólios (hornblenda) e piroxênios (diopsídio) que são minerais ferro-magnesianos, as olivinas e serpentinas, os silicatos (granada, epídoto, andaluzita, cianita), os óxidos (magnetita, hematita, ilmenita), os carbonatos (calcita, dolomita, magnesita) e os fosfatos (apatita).
10). Citar e definir os tipos de solos segundo a sua gênese.
- Solos residuais são aqueles provenientes da decomposição da rocha matriz pela ação dos intemperismos, físico e químico, mantendo a mesma estrutura da rocha que o formou e permanecendo no mesmo local onde dantes existia a rocha.
- Solos sedimentares são aqueles removidos do local onde existiam pela ação de agentes da natureza.
- Solos orgânicos são formados pela decomposição de matéria orgânica vegetal (plantas, raízes e troncos de vegetais) e animal.
- Solos pedogênicos são formados por complexos processos físico-químicos e biológicos que governam a formação dos solos de agricultura.
11). Como se formam as rochas magmáticas?
As rochas magmáticas ou ígneas provem do resfriamento e consolidação do magma. Acredita-se que este magma em estado de fusão esteja contido em bolsões à cerca de 50Km abaixo da superfície, na região mais externa do manto. Por diferença de pressão e temperatura (pressão atmosférica e baixa temperatura na superfície associada a alta temperatura e pressão nos bolsões) e movimentos da crosta terrestre o magma tende a subir se consolidando ou no interior da crosta (encaixando-se entre as rochas pré-existentes) ou na superfície do planeta. Este magma contém cristais em suspensão (minerais) e bolhas de gás. Com o seu resfriamento ocorre a cristalização dos minerais, os minerais crescem e endurecem formando-se a rocha.
...