Trabalho de Introdução Engenharia Civil
Por: Krissia Eveliny Cavalcante Matos • 16/4/2016 • Trabalho acadêmico • 896 Palavras (4 Páginas) • 992 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI
PROFESSOR ESP. DAVID BRANDÃO NUNES
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL
ALUNA: KRISSIA EVELINY CAVALCANTE MATOS
CURSO: BACHAREL EM ENGENHARIA CIVIL TURMA: A
TURNO: VESPERTINO
TEXTO SOBRE A ENGENHARIA CIVIL E A CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL
TERESINA, PIAUÍ
2015
Os termos Construção Civil e Engenharia Civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a Engenharia sendo elas Civil e Militar. Cujo conhecimento, por exemplo, de Engenharia Militar era destinada apenas ao Militares e a Engenharia Civil destinada aos demais cidadãos. Com o tempo a engenharia civil, que englobava todos as áreas, foi se dividindo e hoje conhecemos várias divisões: elétrica, mecânica, química, naval, etc.
- A ENGENHARIA NO BRASIL
- BREVE HISTÓRICO DA ENGENHARIA NO BRASIL
A Engenharia Civil está desde o período colonial presente no território brasileiro graças as construções de fortificações e igrejas ocorridas na era do Brasil-colônia. Entretanto, apenas em 1808, com a chegada da família real e a fundação da Real Academia Militar na cidade portuária do Rio de Janeiro, nasceu a primeira escola de engenheiros.
Porém, o processo de ensino da, propriamente dita, Engenharia Civil no território nacional iniciou-se com a instalação da Escola Central no Rio de Janeiro em 1858, sendo em 1874, sucedida pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro, o ensino da dita Engenharia se consolidou no país.
- A ENGENHARIA CIVIL HOJE
Após décadas de estagnação, o Brasil retorna as obras de construção civil. O engenheiro civil se torna responsável por estudar, planejar, projetar, executar, fiscalizar, vistoriar e manter as construções em andamento. Hoje, tanto as cidades de grande quanto de médio porte estão crescendo, o que leva o governo a investir pesadamente em obras públicas de saneamento, transporte e, principalmente, habitação.
O mercado de trabalho também aumentou a busca por engenheiros qualificados. Segundo a Federação Nacional dos Engenheiros, o Brasil, até o presente ano de 2015 iria precisar de mais de 200 mil novos profissionais na área de engenharia, sendo que até 2013, o Brasil formava 38 mil engenheiros.
Graças a alta evolução da construção civil, o Brasil precisa de mão de obra qualificada em área de exatas, principalmente engenharias, dentre elas, engenharia civil.
- GRANDES OBRAS DE ENGENHARIA CIVIL NO BRASIL
Graças aos grandes avanços na área de engenharia que veem ocorrendo no Brasil, hoje, o país agracia-se de obras de alto nível, dentre elas, podendo-se destacar: o Complexo Hidroelétrico de Itaipu, construída na divisa de Brasil e Paraguai, cuja a barragem é uma das maiores já construídas do mundo e gerar cerca de 14 mil MW; o Mirante do Vale, construído em São Paulo durante a década de 1960, cuja construção fora algo realmente inovador na época; e a maior ponte do Brasil, a ponte Rio-Niterói, na baía de Guanabara – Rio de Janeiro, medindo mais de 13 km, sendo que 9 km estão sobre a água.
Além das obras de grande porte, o Brasil também intensificou o uso da engenharia civil na construção de conjuntos habitacionais e edifícios comerciais. Projetos de construção governamentais que auxiliam na aquisição de morada também proporcionaram o avanço da área no âmbito nacional.
- CONSTRUÇÃO CIVIL
É o nome dado a qualquer tipo de construção que, direta ou indiretamente, interaja com uma comunidade, cidade ou população. A construção civil, principalmente no Brasil e nos demais países em desenvolvimento, está altamente atrelada ao crescimento das cidades e a saída das pessoas de cidades menores para os polos estratégicos de cada região, lugar esse que para atender a necessidade de todos é preciso passar por várias mudanças físicas, ou seja, o papel da construção civil em uma cidade está diretamente ligado com o bem-estar da população, acolhendo também princípios de cidadania, inclusão social e divisão de espaços públicos e privativos.
...