TRABALHO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA AÇOS RESISTENTES AO DESGASTE
Por: Keyla Leão • 28/2/2020 • Trabalho acadêmico • 6.465 Palavras (26 Páginas) • 220 Visualizações
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ
BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA
TRABALHO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA
AÇOS RESISTENTES AO DESGASTE
AÇOS RESISTENTES A CORROSÃO
AÇOS INOXIDÁVEIS
BELÉM
2019
TRABALHO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA
AÇOS RESISTENTES AO DESGASTE
AÇOS RESISTENTES A CORROSÃO
AÇOS INOXIDÁVEIS
Trabalho acadêmico apresentado no curso de bacharelado em engenharia mecânica à Estácio Belém.
BELÉM
2019
RESUMO
O desgaste e a corrosão são problemas que comprometem a eficiência dos aços em toda a sua gama de aplicações, seja na indústria ou construção civil.
No desenvolvimento deste, foi evidenciado quais são os fatores de tais fenômenos e quais são as possibilidades mais comuns para minimizar a ação do desgaste e da corrosão, apontando assim todas as suas propriedades, fragilidades e aplicações. Em relação a melhora da resistência ao desgaste, concluímos que um ótimo exemplo de material com essa propriedade é o aço Hadfield. Trata-se de um aço-manganês austenítico que tira proveito da metaestabilidade de sua austenita para que, durante o uso, possa transformar sua microestrutura. Assim, o aço torna-se mais resistente contra a ação do desgaste à medida que ele ocorre, aumentando a durabilidade da estrutura.
Verifica-se também a importância dos aços inoxidáveis em todas as atividades, o que pode ser resumido através dos benefícios que eles apresentam, como exemplo a resistência a corrosão em ambientes atmosféricos e aquosos normais entre outros citados.
Palavras-chave: Desgaste, Corrosão, Aç0
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. AÇO 1
2.1. AÇOS CARBONO 1
2.2. AÇOS-LIGA 2
3. AÇOS RESISTENTES AO DESGASTE 4
3.1. TIPOS DE DESGASTE 4
3.2. COMPOSIÇÃO QUÍMICA 5
3.3. PROPRIEDADES 5
3.4. ELEMENTOS DE LIGA COM MAIOR RESISTÊNCIA AO DESGASTE 6
3.5. TRATAMENTOS TÉRMICOS E TERMOQUÍMICOS NA RESISTÊNCIA AO DESGASTE 7
3.6. AÇOS-MANGANÊS AUSTENÍTICOS 9
3.7. TRATAMENTO TÉRMICO DOS AÇOS HADFIELD 9
4. AÇOS RESISTENTES A CORROSÃO 10
4.1. TIPOS DE CORROSÃO 10
4.2. COMPOSIÇÃO QUÍMICA 11
4.3. CONDIÇÕES DE OXIDAÇÃO 11
4.4. SUSCETIBILIDADE A CORROSÃO LOCALIZADA («PITTING») 12
4.6. MEIOS DE PREVENÇÃO A CORROSÃO 14
4.7. TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE 14
5. AÇOS INOXIDÁVEIS 16
5.1. CLASSIFICAÇÃO 16
5.2. DESIGNAÇÕES 19
5.3. APLICAÇÕES 20
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
INTRODUÇÃO
Se vamos falar de aços resistente ao desgaste, a corrosão e dos aços inoxidáveis, antes, é de suma importância compreender como ocorre esses fenômenos e quais as suas consequências para a aplicação desses materiais, eles podem apresentar deterioração no decorrer do tempo, o que pode comprometer a eficiência do projeto. Portanto um engenheiro deve entender esses fenômenos para que ao projetar possa se antecipar aos problemas futuros.
AÇO
O aço é uma liga metálica composta por aproximadamente 98,5% de Fe (ferro), 0,5 a 1,7% de C (carbono) e traços de Si (silício), S (enxofre) e P (fósforo).
Atualmente, a obtenção do ferro é pequena em relação à produção de aço. Em 2008, por exemplo, a produção anual de aço passou de um bilhão de toneladas em todo o mundo. O aço possui maior preferência em razão de suas ótimas propriedades, como poder ser trabalhado pela forja, laminação e extrusão, o que é difícil de ser feito com o ferro metálico; possui também maior tenacidade (resistência mecânica) e maior dureza (capacidade de riscar outros materiais) propriedade levada em consideração ao se usar aço em objetos de corte. Outro ponto a seu favor é seu baixo custo em relação a outros metais e ligas metálicas que também possuem boa resistência mecânica.
...