TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE MECÂNICA DOS SOLOS

Por:   •  10/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

MECÂNICA DOS SOLOS I – INTEMPERISMO

[pic 1]https://www.gestaoeducacional.com.br/wp-content/uploads/2018/11/formacoes-do-intemperismo.jpg

SAMUEL FREITAS SANTOS

  • O que é intemperismo?

Intemperismo é uma palavra de origem latina: vem de intemperies, que significa “mau tempo, infortúnio”. O intemperismo ou meteorização é um conjunto de processos de natureza física, química e biológica que colabora diretamente com a formação do relevo e do clima no mundo. O intemperismo desintegra os minerais das rochas e os fragmenta, além de modificar sua composição, decompondo os minerais mais frágeis e formando novos minerais.

  • Intemperismo Físico

Ocorre por meio de processos físicos, com a fragmentação das rochas formando assim diversos tipos de sedimentos. É conhecido também como intemperismo mecânico, já que envolve modificações físicas da rocha sem alteração de sua composição química. O intemperismo físico ocorre basicamente por variações de temperatura e pressão e é mais intenso nas regiões desérticas, nas regiões polares e nas regiões de altas montanhas.

  • Intemperismo Químico

Conjunto de reações químicas que, diferentemente do intemperismo físico, alteram suas estruturas e provocam modificações nos minerais que compõem as rochas. Geralmente, o processo de transformação do relevo faz com que muitas rochas encontrem novos ambientes. A intensidade deste intemperismo é relacionada principalmente com a temperatura, chuva e vegetação, ocorrendo principalmente nas regiões intertropicais. Os principais processos químicos que ocorrem neste tipo de intemperismo são: hidratação, hidrólise, oxidação, carbonatação e complexação.

  • Intemperismo Biológico

Denominado, também, de intemperismo químico-biológico ou físico-biológico, é o processo de transformação das rochas por meio de processos biológicos, é causado principalmente pela decomposição dos seres vivos, como bactérias ou animais, estes favorecem a transformação das rochas e o enriquecimento do solo.

  • Processos de Intemperismo nas zonas:

[pic 2] https://midia.atp.usp.br/impressos/lic/modulo02/geologia_PLC0011/geologia_top07.pdf

  • Tropicais

As áreas tropicais tendem a sofrer intemperismo mais rápido pois grandes quantidades de chuvas consistentes e temperaturas constantemente quentes aumentam as taxas de intemperismo químico.

As altas temperaturas e as constantes chuvas estimulam o crescimento da vegetação, promovendo o efeito de calçamento das raízes das árvores nas rochas, aumentando assim o efeito físico do intemperismo biológico. Essas condições também encorajam a decomposição de matéria vegetal para produzir produtos químicos como ácidos húmicos e dióxido de carbono, e esses produtos químicos aumentam a taxa de intemperismo.

Em áreas tropicais úmidas, o intemperismo é intensificado pela decomposição de húmus, gerando laterita e a formação de solos ferralíticos típicos da floresta densa, que podem atingir até 40 metros de espessura.

As regiões tropicais úmidas também estão mais próximas do equador, de modo que podem ocorrer altas temperaturas e taxas mais rápidas de reação química, por exemplo, as taxas de carbonatação no calcário podem ser aceleradas.

Os solos tropicais são geralmente empobrecidos quimicamente, e de baixa fertilidade, em relação aos solos de clima temperado, ricos em argilominerais capazes de reter os elementos nutrientes. Dentro dos solos tropicais, temos um grande conjunto denominado “latossolos”, que são, de longe, os solos mais importantes do ponto de vista da representação geográfica no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com