TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE SOLOS

Por:   •  17/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI – UFCA

CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ELETROTÉCNICA

PROJETO ELÉTRICO

MEMORIAL DESCRITIVO E DE CÁLCULO

Equipe:

Anibal Viana De Figueiredo Neto

    Matrícula: 407541

Gustavo Fontenele Chavier

    Matrícula: 2018002484

Iara Juliana Grangeiro Alves 

    Matrícula: 2018002528

        

JUAZEIRO DO NORTE - CE

2021

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        OBJETIVO        3

3.        PREVISÃO DE CARGAS        3

4.        DIVISÃO DOS CIRCUITOS        8

5.        CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

A instalação elétrica é uma parte essencial para o funcionamento de uma residência, é composta por componentes e produtos que são escolhidos e instalados de forma adequada. No caso de uma instalação elétrica de uma residência a fonte geradora de energia vem de uma concessionária (ENEL), e as cargas presentes são os eletrodomésticos e eletroeletrônicos que são conectados nas tomadas.

Para um bom funcionamento de uma instalação elétrica é necessário que se faça um projeto elétrico, o mesmo pode ser definido na previsão escrita da instalação, com todos os seus detalhes, localização dos pontos de utilização da energia elétrica, comandos, trajeto dos condutores, divisão em circuitos, seção dos condutores, dispositivos de manobra, carga de cada circuito, carga total, etc. 

  1. OBJETIVO

Esse relatório tem como objetivo apresentar o projeto elétrico de uma residência, apresentando os posicionamentos e distribuição dos circuitos para iluminação e para as tomadas em todo o projeto em análise. Tendo como referência a NBR5410 que estabelece as condições ideais para o funcionamento das instalações elétricas de baixa tensão a fim de manter a segurança da instalação e dos responsáveis pela sua utilização.

  1. PREVISÃO DE CARGAS

Foi desenvolvido um projeto elétrico de uma residência familiar, a qual possui 3 quartos, sendo um deles suíte, sala de estar, cozinha, lavanderia, banheiro social, tendo um corredor para interliga-los. Cada quarto possui um ar-condicionado com potência de 1100W e em cada banheiro um chuveiro elétrico de potência 5400W. cálculo das cargas foi feito de acordo com a NBR 5410.

  • ILUMINAÇÃO

A princípio foi calculada a área de cada ambiente, em cômodos com a respectiva área menor que 6m² deve corresponder a uma carga mínima prevista de 100VA em um ponto de luz no teto, já em cômodos ou dependências com área superior a 6m² é mantido a previsão de 100VA inicialmente acrescido de 60VA para cada 4m² inteiros a mais dos 6m² iniciais. No caso da sala, nos primeiros 6m² possui uma unidade de 100VA, nos subsequentes 4m² inteiros adiciona-se 60VA, no caso em questão a área da sala foi igual a 15,2m², logo:

- Primeiros 6m²: 100VA

- Subsequentes 4m²: 60VA

 4m²: 60VA

Sobraria assim então 1,2m², resultando em 220VA. No caso da cozinha foi feito da mesma forma, com área total de 7,2m², então:

 - Primeiros 6m²: 100VA

Sobraria também 1,2m², resultando em 100VA, porém foi decidido que na sala seriam 3 pontos de luz de 200VA cada, e na cozinha um ponto de luz de 100VA, como forma de compensar o que sobrou de área da sala e da cozinha.

Tabela 1 – Pontos de iluminação
[pic 2]
Fonte: Autoral

  • PONTOS DE TOMADA DE USO GERAL

Para o cálculo relacionado a determinação da potência para tomadas de uso geral (PTUG’S) também seguindo a norma, levando em conta que para cozinha, área de serviço e canteiro, são usadas as 3 primeiras tomadas de 600VA e 100 VA para as demais, e nos demais cômodos 100VA para cada tomada de uso geral (TUG). Para banheiros, no mínimo um ponto de tomada seguindo o limite de distância ao boxe aberto de 60cm. Demais cômodos, se a área for menos que 2,5m², um ponto de tomada não muito distante da porta, se a área estiver entre 2,5m² e 6m², um ponto sem especificação, se a área for mais que 6m², toma-se um ponto a cada 5m ou fração de perímetro.  Foi tomada a fórmula seguinte arredondando sempre o valor para cima: Número de TUG’S = Perímetro ÷ 3,5 e Número de TUG’S = Perímetro ÷ 5.

No caso da sala, o perímetro foi igual a 10m, logo:

                - Número de pontos: , cada uma com potência de 100VA.[pic 3]

                Já no caso da cozinha, o perímetro foi de 10,8m, logo:

                - Número de pontos: , cada uma com potência de 600VA[pic 4]

Tabela 2 - Pontos de tomadas de uso geral[pic 5]
Fonte: Autoral

  • PONTOS DE TOMADA DE USO ESPECIFICO

Como dito anteriormente, em cada quarto há um ar-condicionado com potência de 1100VA, e em cada banheiro há um chuveiro com potência de 5400VA.

Tabela 3 – Pontos de tomada de uso especifico
[pic 6]
Fonte: Autoral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (374.1 Kb)   docx (860.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com