TRABALHO "SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO"
Exames: TRABALHO "SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suha • 20/4/2013 • 7.402 Palavras (30 Páginas) • 815 Visualizações
PLANO DE AÇÃO
Passo 3
1.3-SEGURANÇA EM ELETRICIDADE
Os acidentes provocados pelos serviços de eletricidade, na sua grande maioria são de natureza grave, sendo tais atividades a causa de um número considerável de mortes por acidentes de Trabalho, sendo o principal risco que envolve essa atividade o choque elétrico.
A portaria n.598, de 7.12.2004, deu nova redação à NR-10, estabelecendo várias medidas preventivas de acidentes que envolvem energia elétrica, entre as quais destaca-mos:
2.1.3-Medidas Gerais
A NR-10 estabelece várias medidas de controle de ordem geral nas atividades com energia elétrica.Assim deverá ser feita uma análise de risco, de forma a garantir a se- gurança e a saúde no trabalho. A referida norma inovou, obrigando as empresa a man-terem esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimen- tos com as especificações do siste-ma de aterramento e dos demais equipamentos e dis- positivos de proteção. Nos estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW é necessário também manter o Prontuário de Instalações elétricas, sendo que nas em-presas que operam em instalações ou com equipamentos integrantes do sistema elé-trico da potência ou que operam em proximida- des deve dispor, além do prontuário, da descrição dos procedimentos para emergências e de certificações dos equipamentos de proteção coletiva e individual. Cabe salientar que esse prontuário deverá ser elaborado por profissional legalmente habilitado devendo ser organizado e mantido atualizado pe- lo entregador ou por pessoa formalmente designada pela empresa e permanecer à dis- posição dos trabalhadores envolvidos nas instalações e com os serviços em eletrici- dade.
3.1.3-Medidas de proteção coletiva
As medidas de proteção coletivas devem ser adotadas prioritariamente, e, segundo a NR-10, esse controle compreende:
-desenergização elétrica, e se não for possível empregar a tensão de segurança. Essa me dida é prioritária;
-isolamento das partes vivas, dos obstáculos;
-uso de barreiras, sinalização e do sistema de seccionamento automático de alimentação;
-bloqueio de religamento automático;
-aterramento elétrico – este é uma maneira de eliminar vários riscos que envolvam téc- nicamente, como choque elétrico, incêndios e explosões. Ademais, o aterramento visa também proteger A instalação elétrica e os equipamentos .
Toda instalação ou peça condutora que não faça parte dos circuitos elétricos, mas que eventualmente, possa ficar sob tensão, deve ser aterrada, desde que esteja em lugar acessível a contatos pertinentes. Esse aterramento deve ser executado conforme regula- mentação estabelecida pelos órgãos competentes e, na ausência dessa, deve atender às normas internacionais vigentes. Nos trabalhos em instalações elétricas, quando as medi- das de proteção coletivas forem tecnicamente inviáveis ou insuficientes para contro- lar os riscos, devem ser adotados equipamentos de proteção individual específicos e adequados às atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR-6. Entre essas medidas, destacam-se:
- uso de varas de manobras, escadas, detectores de tensão, cintos de segurança, capace- tes e luvas.
- vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, a inflamabilidade e as influências eletromagnéticas (subitem 10.2.9.2 da NR-10);
- deve ser vedado o uso de adornos pessoais nos trabalhos com instalações elétricas ou em suas proximidades. Conforme explicado anteriormente, a água reduz significativa- mente a resistência ôhmica do corpo humano.Logo medidas e procedimentos adequados para serviços em locais úmidos são imprescindíveis, assim como a utilização de luvas isolantes e EPIs que aumentem a referida resistência.
4.1.3 – Proteção contra incêndio e explosão.
A maior causa dos incêndios e explosões é devido à instalações elétricas defeituosas para evitar riscos elas devem ser projetadas adequadamente, tomando-se as seguintes precauções: Colocação de dispositivos automáticos de proteção contra sobrecorrente e sobretensão, além de outras complementares, conforme prescrições da NR-10; proteção contra fogo e aterramento das instalações sujeitas á acumulação de eletricidade estática. Os transformadores e capacitores localizados no interior de edificações destinadas ao trabalho deverão ser instalados em locais bem ventilados, construídos de materiais in- combustíveis e providos de portas corta-fogo, de fechamento automático. Todas as edificações devem ser protegidas contra descargas elétricas atmosféricas, em especial, as prescrições referentes à localização, às condições de ligação á terra e á zona de atuação dos para-raios. Os circuitos elétricos com finalidades diferentes, tais como telefonia, sinalização,contro-le e tração elétrica, devem ser instalados observando-se os cuidados especiais quanto a sua separação física e sua identificação.
Finalmente, é importante destacar que a NR-10 estabelece diversos procedimentos nos serviços que envolvem energia elétrica, tais como: padronização e descrição detalhada das tarefas; ordem de serviço; treinamento em segurança e saúde, conforme mencionado anteriormente, com a participação do SESMT; avaliação prévia e planejamento das ati-vidades; análise de risco das tarefas, entre outros . A referida norma determina ainda que haja elaboração de plano de emergência com métodos de resgate, trabalhadores aptos a prestarem os primeiros socorros, manusear e operar equipamentos de prevenção e combate a incêndio.
2.3- PROTEÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
A proteção contra incêndio envolve a sua prevenção e as técnicas de combate ao fogo. A prevenção é a parte mais importante para a segurança e saúde ocupacional, pois a ocorrência de um incêndio pode provocar acidentes de grandes proporções e de natureza grave.
...