TRABALHO SOBRE FERRO
Por: João Vitor Alves • 12/6/2020 • Trabalho acadêmico • 1.304 Palavras (6 Páginas) • 267 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE GUANAMBI – CESG
UNIFG – CENTRO UNIVERSITÁRIO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
JOÃO VITOR ALVES RIBEIRO
MATEUS FELIZ TEIXEIRA
OTÁVIO MALHEIRO FERREIRA
VICTOR HELLY PRADO DA SILVA
RECURSOS MINERAIS – FERRO
GUANAMBI – BA
2019
JOÃO VITOR ALVES RIBEIRO
MATEUS FELIZ TEIXEIRA
OTÁVIO MALHEIRO FERREIRA
VICTOR HELLY PRADO DA SILVA
RECURSOS MINERAIS – FERRO
Trabalho apresentado como requisito parcial avaliativo da disciplina Geologia Aplicada à Engenharia do curso de Engenharia Civil da UniFG sob a orientação do docente Gabriel Cotrim de Souza.
GUANAMBI – BA
2019
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. METODOLOGIA DE EXTRAÇÃO 4
3. PROCESSAMENTO OU PREPARO PARA USO 5
4. ESTRATÉGIAS PARA A SUBSTITUIÇÃO COM O ESGOTAMENTO 7
5. REFERÊNCIAS 9
Lista de figuras
Figura 1 - cadeia produtiva do ferro 5
Figura 2 - fluxo do processo de mineração 6
INTRODUÇÃO
A mineração, é uma atividade essencial para a vida moderna. De telefones celulares a aviões, de estruturas de prédios a moedas, os minérios são ingredientes para diversos itens indispensáveis para o dia a dia na sociedade atual. (VALE, 2014)
A partir disso, o minério de ferro, um dos minerais mais explorados no mundo deve ser bem estudado. O minério de ferro é encontrado na natureza na forma de rochas, misturado a outros elementos. Por meio de diversos processos industriais com tecnologia de ponta, o minério é beneficiado para, posteriormente, ser vendido para as indústrias siderúrgicas
O minério de ferro é matéria prima principal do aço, utilizado em vários setores da economia, fazendo com que o ferro represente uma importante parcela da economia mundial e nacional.
Portanto não se deve ignorar que o minério de ferro é de suma importância pelo seu volume exportado e pela riqueza econômica por ele gerado. A maioria dos investimentos em minério de ferro estão se concentrando em usinas de pelotização, principalmente a Vale (maior produtora mundial de minério de ferro), o que auxilia na diminuição na utilização do minério de ferro.
METODOLOGIA DE EXTRAÇÃO
O primeiro passo é a descoberta das jazidas do minério de ferro, após isso é analisado as características da jazida.
Na exploração a céu aberto o método mais utilizado é o de bancada, possuindo a mesma configuração das arquibancadas dos estádios esportivos, o minério é extraído através de detonações e/ou escavadeiras elétricas, Segundo LAMOSO, são utilizados tratores de lâmina com escarificador. (CETEM, 2001, p.249).
“Atualmente, 85% do total da produção mundial de ferro é obtida em minas a céu aberto e o restante em minas subterrâneas ou mistas (Souza, 1996, p619). No Brasil todas as minas são exploradas a céu aberto”. (LAMOSO, 2001, p24)
[pic 2]
Figura 1 - cadeia produtiva do ferro
fonte: MTE, Sinopse SGM-DNPM, IABr e ABAL. Elaboração: SGM/MME.
PROCESSAMENTO OU PREPARO PARA USO
Como uma das matérias primas mais abundantes na crosta terrestre e de grande importância para o homem, o ferro deve ser estudado de forma minuciosa e entender sobre sua preparação da sua extração até o uso em sua forma pura é essencial.
Mundialmente falando os maiores produtores são China, Austrália e Brasil, sendo os dois últimos tendo foco principalmente na exportação, diferentemente da China onde produz pensando no crescimento siderúrgico de indústrias locais. (Carvalho, Silva, Rocio & Moszkowicz, 2014).
A produção de ferro no Brasil é feita na sua maioria em minas em seu aberto. Os processos são feitos em etapas, com explosivos, escavadeiras, carregamentos por maquinas e ao final transportado por caminhões fora das estradas.
O beneficiamento baseia-se de britagem, peneiramento, lavagem do mineral, separação por classes, concentração e pelotização que é o processo aplicado para aglutinar as partículas de um minério que facilita as operações metalúrgicas seguintes.
O ferro em sua forma bruta depois do beneficiamento gera subprodutos classificados como finos (sinterfeed entre 0,15 mm e 6,3 mm e pelletfeed abaixo de 0,15mm) e os granulados que são usados em fornos altos. Os finos irão passar por dois processos, o primeiro de sintetização que consiste na implementação de cal e finos de coque ao minério, resultando num aglomerado chamado sínter e o segundo processo de pelotização onde o minério, no caso o ferro recebe insumos como o cal, bentonita e finos de carvão, assim então é transformado em pelotas, onde posteriormente são levadas ao forno.
É necessário que todas as etapas do processamento sejam devidamente efetuadas e controladas, afim de não houver gastos e desperdícios e também assegurando a qualidade dos produtos.
De acordo com Bennett (1985) a qualidade do minério de ferro está basicamente ligada a três características: química, que corresponde à própria composição(quanto maior o teor de ferro e menor o de impurezas, melhor); física, que se refere à granulometria, ou seja, ao tamanho das partículas; metalúrgica (itens de desempenho que afetam a produtividade durante o processo siderúrgico).
...