TRABALHO TESTE
Por: Tiago54321 • 14/5/2015 • Projeto de pesquisa • 414 Palavras (2 Páginas) • 414 Visualizações
Etapas da construção da ponte de macarrão.
- Material utilizado.
- Lixa N° 1600 (para acabamento);
- Cola quente (bastão);
- Cola Araldite;
- Macarrão Barilla nº07;
- Braçadeiras de nylon 3,6 mm x 200 mm;
- Pincel (para passar a cola);
- Tubo de PVC ½ polegada (20 cm, 50 gramas);
- Vergalhão 8 mm (26 gramas);
- Óculos de segurança;
- Tesoura.
- Etapas de construção.
Realização de pesquisas e estudos na internet para definir o formato, o design e o modo de construção das estruturas.
Após definir o tipo de estrutura mais apropriada para o experimento, foi realizado um esboço com medidas reais de nossa ponte.
Logo, o material foi selecionado e testado, para colocar à prova sua utilidade e resistência. Testamos dois tipos de cola para a estrutura, Araldite e Cascola, para a junção das parte utilizamos cola quente. Foi evidente que, o uso da Araldite era o mais apropriado para a confecção da estrutura. Já a cola Cascola não obteve sucesso , trabalhamos então, somente com a Araldite para junção dos fios das estruturas, devido também ao tempo de secagem, a Araldite seca em minutos, e a Cascola em algumas horas.
Separamos os fios para dar inicio ao processo de montagem da estrutura. Após a separação dos fios, medimos e cortamos os mesmos para preparação uniforme das barras. Usamos uma tesoura para igualar seu tamanho e chanframos as pontas de cada barra e para dar um acabamento melhor utilizamos a lixa d’água.
Foram unidas e coladas as barras para a formação da ponte. Em todos os nós foi aplicado cola quente para dar mais flexibilidade e mobilidade.
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
- Conclusão.
Agregamos valioso conhecimento prático aplicando as teorias relacionadas. Nos diversos materiais pesquisados, foi possível verificar que a definição da geometria da ponte, os tipos de materiais usados, a correta execução do projeto foi um fator preponderantes para o sucesso do nosso projeto. Foram gastos aproximadamente 7 horas de construção .Estávamos confiantes e entusiasmados para o teste de ruptura.
Chegada a hora do teste o ponte suportou com folga o mínimo permitido que
era 2 Kg. Com 5 Kg nossa ponte continuou intacta, mas infelizmente quando foi
aplicado uma força de 10 kg ela torceu e veio a cair das mesas. Enfim, mesmo com algumas interferências, embora o grupo não tenha se sentido satisfeito com o resultado final, o projeto da ponte foi realizado com sucesso sendo capaz de suportar o peso suficiente para ser aprovado,
...