TV DIGITAL
Artigo: TV DIGITAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: glennda • 4/11/2014 • 3.472 Palavras (14 Páginas) • 387 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...........................................................................................
1.1 MOTIVAÇÃO..............................................................................................
1.2 CONCEITO.................................................................................................
1.3 HISTÓRIA DA TELEVISÃO DIGITAL.........................................................
2 CARACTERÍSTICAS.................................................................................
2.1 ARQUITETURA DA TV DIGITAL...............................................................
2.2 ORGANIZAÇÃO DA TV DIGITAL .............................................................
2.3 VANTAGENS..............................................................................................
2.4 DESVANTAGENS......................................................................................
3 FUNCIONAMENTO...................................................................................
3.1 MEIOS DE DIFUSÃO.................................................................................
3.2 LADO DO DIFUSOR..................................................................................
3.3 LADO DO RECEPTOR E SET TOP BOX.................................................
3.4 DATACASTING, CARROSSEL DE DADOS E CARROSSEL DE
OBJETOS......................................................................................................
3.4.1 Datacasting...........................................................................................
3.4.2 Carrossel de Dados...............................................................................
3.4.3 Carrossel de Objetos............................................................................
4 CONCLUSÃO...........................................................................................
REFERÊNCIAS................................................................................................
ANEXOS................................................................................................................
1. INTRODUÇÃO
1.1 MOTIVAÇÃO
O homem é um ser munido de inúmeras necessidades, isto faz com que a cada instante brotem criações na humanidade como: o telefone, a televisão, o computador entre outras mais. Não contente com tudo isto, o homem procurou inovar ainda mais, criou o celular, a internet e uma de suas ultima inovações a TV digital.
A TV digital é uma tecnologia ainda pouco conhecida por uma grande parcela da sociedade, a motivação deste trabalho é levar até estas pessoas informações que possam possibilitar a elas conhecer um pouco mais desta tecnologia (funcionamento, surgimento, equipamentos utilizados), mais uma grande inovação do homem que devido sua qualidade, interatividade e acessibilidade irá fazer parte do futuro de toda humanidade.
1.2 CONCEITO
A televisão, como os outros meios de comunicação de massa, segue a tendência mundial do movimento de convergência digital, que é a fusão entre os mercados de mídias e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), através de um acelerado processo de substituição de suas plataformas analógicas por plataformas e tecnologias digitais inter-operáveis. Onde e quando ocorre, a convergência digital provoca grandes mudanças na cadeia de produção e consumo de mídias. A título de exemplo, podemos dizer que a produção de filmes, jornais e software, que antes empregava processos produtivos diversos, tende hoje a empregar a mesma gama de profissionais e atividades. Transformações similares ocorrerão também com a transição da TV analógica para a TV digital. A primeira onda de impacto, já sentida internamente por várias redes de TV brasileiras, é a necessária substituição dos equipamentos de captura, edição e transmissão interna de áudio e vídeo analógicos, por similares digitais, visando melhoria da imagem e som. O segundo impacto será a dotação de um padrão no que diz respeito a codificação, transmissão, modulação, difusão e recepção digital de programas.
O padrão brasileiro para a transmissão de imagens tem como base o padrão japonês, que viabiliza a mobilidade, portabilidade e alta definição. As principais adaptações do modelo nacional estão ligadas ao tipo de compressão dos arquivos (H264) e ao desenvolvimento de um sistema de interatividade próprio (Ginga).
As principais mudanças trazidas por essa novidade são imagem e som de maior qualidade, além de mobilidade, portabilidade, multiprogramação e também a possibilidade de o telespectador interagir com os programas da TV.
Porém é preciso entender a TV Digital como um novo meio a ser explorado que, no mundo e no Brasil, só obterá sucesso através do desenvolvimento de novas aplicações, reorganização das cadeias de produção televisiva, geração de negócios e de transformações sociais no País.
1.3. HISTÓRIA DA TELEVISÃO DIGITAL
A história da televisão digital inicia-se na década de 70, quando a direção da rede pública de TV do Japão Nippon Hoso Kyokai (NHK) juntamente com um consórcio de 100 estações comerciais, dão permissão aos cientistas do NHK Science & Technical Research Laboratories para desenvolver uma TV de alta definição (que seria chamada de HDTV – High Definition Television).
Os esforços estavam direcionados para a pesquisa de uma solução tecnológica capaz de dar ao telespectador as sensações mais próximas possíveis, tanto em imagem quanto em som, daquelas experimentadas em um cinema. Isso exigia não só maior nitidez da imagem e estabilidade na transmissão, mas também uma tela com dimensões proporcionais à das salas de projeção.
Porém, com a tecnologia existente na época não havia como realizar a compressão necessária para a transmissão de informações no volume exigido pela alta definição,
...