Tecnologia Da Informação
Tese: Tecnologia Da Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandofreitas • 11/6/2014 • Tese • 2.172 Palavras (9 Páginas) • 204 Visualizações
Tecnologia da Informação
Fernando Freitas de Souza
Professor- Jailson Nascimento
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (GCO 0053) – Prática do Módulo III
19/06/2013
RESUMO
O presente artigo apresenta o a tecnologia como a atual ferramenta de trabalho e seu profissional, visando a lucratividade das empresas a tecnologia da informação tornou-se indispensável levando as empresas a investir cada vez mais em TI para tornar-se competitivos no mercado.
Palavras-chave: Tecnologia da Informação; Perfil do Profissional; Relação com demais setores.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho inclui a pesquisa sobre Tecnologia da Informação, a descrição do setor de tecnologia da informação, como é dentro de uma organização, pelo que a unidade de Tecnologia da Informação é responsável, o que a unidade de Tecnologia da Informação precisa, quem depende muito dos sistemas de informações, onde encontra-se a Tecnologia da Informação, o que propõe a garantir, quais as atividades desenvolvidas no setor da Tecnologia da Informação, quais suas ferramentas disponíveis, qual sua principal finalidade e utilidade, o que é perfil do profissional, como é o perfil do profissional da área de Tecnologia da Informação, como ter qualificação técnica e por escrito, a relação da Tecnologia da Informação com os demais setores da organização, qual a finalidade dos esforços organizacionais, o que constitui ritmo acelerado com que as tecnologias emergem e sua complexidade, o que possibilita a implantação de novas tecnologias nas organizações e a conclusão da pesquisa.
DESCRIÇÃO DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Dentro de uma organização, a unidade, departamento ou setor de Tecnologia da Informação é responsável por todas as suas funções de informática.
A unidade de Tecnologia da Informação (TI) precisa ter uma estrutura organizacional bem definida, com as responsabilidades de suas unidades organizacionais claramente estabelecidas.
A TI descreve qualquer tecnologia que gera ou possibilita o armazenamento, o processamento e o fluxo de informações dentro de uma organização. Tudo que envolve computadores, softwares, redes, internet, sites, servidores, bancos de dados e telecomunicações pertence à área de TI.
A maioria dos negócios depende muito dos sistemas de informações, desde e-mails de funcionários até a gestão de bancos de dados e sites de comércio eletrônico. Os hospitais têm imensos bancos de dados de pacientes para manter. As universidades têm extensas redes para administrar. Mesmo um pequeno negócio precisa de algum tipo de sistema de controle de pedidos.
Quatro entre dez dos cargos com mais alta demanda nos Estados Unidos atualmente são cargos de TI. A TI está em todos os lugares. Por essa razão, a procura por profissionais de TI é alta. Entre 2004 a 2014, estima-se que haverá 1,3 milhões de ofertas de emprego no setor de TI.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
A tecnologia da informação vem sendo conhecida como TI apenas, Tecnologia da Informação, como recursos tecnológicos e computacionais para uso da informação, que se propõe a garantir a qualidade e pontualidade da informação.
Na qual se propõe a garantir a qualidade e pontualidade das informações dentro da malha empresarial, podemos defini-la como um conjunto de ferramentas que buscam a melhor forma de se tratar as informações e manter seu fluxo no tempo certo e exigido para a melhor dinâmica organizacional, tendo alguns pontos em destaque que são:
*Estabelecer o conjunto de informações estratégicas;
*Atribuição de responsabilidade pelas informações;
*Identificar, otimizar e manter o fluxo de informações corporativas ;
*Mecanizar os processos manuais;
*Organizar o fluxo de informações para apoio as decisões gerenciais;
Todos estes pontos são meios de melhor distribuir e se fazer precisa as informações corporativas. E segundo Rezende e Abreu as ferramentas disponíveis são:
*Hardware e seus dispositivos
*Software e seus recursos
*Sistemas de telecomunicação
*Gestão de dados e informação
No entanto nenhuma dessas ferramentas terá utilidade e funcionalidade sem uma competente gestão de pessoas. Outra precaução a ser tomada em muitas empresas é a unidade da informação muitas vezes se da excessiva atenção para tecnologias aplicadas a informação, como hardware, software. Muitas vezes esquecem sua principal finalidade e utilidade, que é o desenvolvimento e a melhoria de sistemas da informação.
Os agentes de mudança podem ser os profissionais da área de TI considerados os grandes formadores de opiniões, lideres, coordenadores, que possam ajudar na atividade continua de implementação e inovação do modelo de gestão de TI.
PERFIL DO PROFISSIONAL
O perfil profissional é o conjunto de características como habilidades e pontos fracos, que formam a identidade do profissional, servindo para que se possa conhecer melhor e poder traçar um planejamento mais consistente da própria carreira, é a sua competência e a obtenção do conjunto de habilidades pelo profissional depende da aquisição do conhecimento o saber, associado com a aptidão de como saber fazer e pelo seu interesse em querer saber fazer.
Perfil profissional é composto de competências e conceitua competência com base em três dimensões, conhecimento, saber fazer e atitudes, englobando não só questões técnicas, mas a cognição e atitudes relacionadas com o trabalho também é composto de competências
...