TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Da Informação

Casos: Tecnologia Da Informação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  4.932 Palavras (20 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 20

Este projeto tem como objetivo simular uma situação em que a empresa chamada Champions Indústria Farmacêutica S.A solicitou uma prestação de serviço no senti­do de desenvolver um ambiente computacional.

Nesta simulação será implantando um projeto completo de implantação e suporte de um sistema ERP no Brasil que possa ser capaz de atender a demanda da contratan­te e que futuramente será acoplado no ERP da sede em Tóquio.

O ERP brasileiro terá apenas o modulo de vendas.

O banco de dados e os demais serviços como Internet, correio eletrônico, gerencia­dor de arquivos e de impressão estarão alocados em servidores específicos que estarão em clouding computer (Computação em Nuvem). O projeto deverá analisar as alternativas sob a ótica de Segurança da Informação (Disponibilidade, Integrida­de, Confidencialidade e analise de riscos) onde deverá ponderar sobre cus­to/benefício e sobre a estratégia de TI que melhor atenda a necessidade da filial (in­clusive para o futuro).

Apresentaremos o projeto em que mostraremos todas as suas etapas de criação, desde a análise até a implementação.

1.0. O SISTEMA ERP

Os sistemas ERP destacaram-se como ferramenta de apoio aos novos conceitos e paradigmas na gestão das empresas. No começo da década de 90 as grandes empresas começaram a implementar os sistemas ERP para executarem as mudanças organizacionais necessárias para se adaptarem aos novos tempos. As implementações de sistemas ERP, quando executadas como projetos de mudanças organizacionais, podem causar diversos efeitos na gestão econômico-financeira das empresas.

Os Sistemas Integrados de Gestão Empresariais (ERP - Enterprise Resource Planning) são sistemas transacionais que reúnem informações de todas as áreas de atuação da empresa, proporcionando a sua integração (Arozo, 2003). Pode-se dizer também que o ERP é um sistema integrado, que possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente por toda a empresa, sob uma única base de dados. Eles fornecem rastreamento e visibilidade global da informação de qualquer parte da empresa e de sua cadeia de suprimento, possibilitando a tomada de decisões inteli­gentes (Chopra e Meindl, 2003).

Segundo Rezende (2002), ERP "são softwares que integram todas as funções em­presariais na empresa, contendo bases de dados únicas, manipulando e gerando informações operacionais e gerenciais para todas as empresa.”. Para Polloni (1999), o ERP é definido como "uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informa­ções entre todas as atividades da empresa como fabricação, logística, finanças e recursos humanos. É um sistema amplo de soluções e informações. Um banco de dados único, operando em uma plataforma comum que interage com um conjunto integrado de aplicações, consolidando todas as operações do negócio em um sim­ples ambiente computacional”. Para Côrrea et al. (2001), estes sistemas "tem a pre­tensão de suportar todas as necessidades de informação para a tomada de decisão gerencial de um empreendimento como um todo”.

Como se pode constatar nas definições acima, estes sistemas, também chamados no Brasil de Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, controlam e fornecem su­porte a todos os processos operacionais, produtivos, administrativos e comerciais da empresa. A abrangência destes sistemas é ampla e envolve praticamente toda a organização. No momento que passamos a ter um banco de dados unificado e as informações passam a ser compartilhadas, a preocupação com a acurácia dos da­dos deve ser redobrada. Neste sentido, todas as transações realizadas devem ser registradas para que as consultas extraídas do sistema sejam confiáveis.

Para se buscar esta qualidade é importante fazer uma análise do ciclo de obtenção da informação como mostrado na figura 1

Figura 1 - Relação entre ERP e desempenho (Fonte: Côrrea et al, 2001)

a) Fatos físicos transformam-se em dados: os fatos físicos e suas previsões futuras necessárias ao processo de tomada de decisão são informados e transformados em dados que passam a fazer parte do banco de dados do ERP. O sistema de informa­ções se baseará apenas nestes dados e não mais nos fatos físicos, ou seja, se os mesmos forem informados de forma falha, o suporte a decisões estará comprometi­do (Côrrea et al., 2001).

b) Dados transformam-se em informações: Em seguida é feita a transformação da massa de dados recebidos para que eles sejam disponibilizados de uma forma mais adequada e útil para os tomadores de decisão. Esta transformação de dados em informações acontece através da utilização de algoritmos (processos de cálculo ba­seados em lógicas conhecidas). Desta maneira, diferentes sistemas de informações podem, à partir do mesmo conjunto de dados de entrada, produzir informações dife­rentes dependendo do algoritmo utilizado. E, por conseguinte, se transformar em decisões diferentes para tomada de decisão. Ou seja, falhas na escolha do algorit­mo a ser utilizado, bem como na sua parametrização e customização, poderão ser fatais para a capacidade de o sistema de informações atender adequadamente às necessidades de apoio à tomada de decisão (Côrrea et al., 2001).

c) Informações transformam-se em decisões: Não basta apenas o sistema de infor­mações disponibilizar informação de boa qualidade. O tomador de decisões deve ter competência e comprometimento para transformar esta boa informação disponibili­zada numa decisão acertada (Côrrea et al., 2001).

d) Decisões transformam-se em vantagem competitiva: Para que a organização ga­nhe vantagem competitiva, a decisão adotada deve ainda ser melhor que as deci­sões da concorrência, para tal ela precisa ter como perspectiva uma visão estratégi­ca da competitividade. Para que isto aconteça, é necessário que todos os processos anteriores já tenham sido feitos de uma forma melhor que a da concorrência (Côrrea et al., 2001).

Embora os conceitos em que se baseia um sistema ERP possam ser utiliza­dos por empresas que queiram desenvolver internamente os seus aplicativos, o ter­mo ERP refere-se frequentemente a pacotes de software comprados. Exemplos de sistemas ERP existentes no mercado são o Oracle Application da americana Oracle, J.D.Edward e People Soft também da Oracle, o Magnus da brasileira Datasul, e o R/3 da alemã SAP. Na atualidade, organizações de todos os tipos, ramos de ativida­de e porte utilizam pacotes de Sistemas ERP (Colangelo, 2001).

1.1 Motivos e razões

Os motivos para implementar um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com