Tecnologia Da Informação
Casos: Tecnologia Da Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marcel.oliveira • 22/11/2014 • 2.366 Palavras (10 Páginas) • 1.217 Visualizações
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
TI é utilizado para designar o conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, ao processamento e à comunicação da informação, bem como a organização desses recursos em um sistema capaz de executar um conjunto de tarefas.
A TI não se restringe a hardwares, softwares e redes de comunicação de dados, mas envolve também o planejamento da informática, o desenvolvimento de sistemas o suporte, etc.
O SISTEMA EMPRESARIAL E SEUS SUBSISTEMAS
Toda organização é composta por unidades, representadas por partes que a integram e ela integra a sociedade por meio de seus fornecedores, clientes, concorrentes e governo, etc, todos relacionados e interligados pelas transações comerciais, onde isso forma o sistema empresarial.
A visão e o conhecimento dessa cadeia é um requisito dos mais atuais para formação do profissional, onde eles devem dominar e entender essas transações para essas etapas serem informatizadas.
ESTRUTURAÇÃO SISTÊMICA DA ORGANIZAÇÃO
O papel do SIS (Sistemas de Informação Estratégica) pode favorecer significativamente para contribuição do processo à cadeia de valor. Segundo O’Brien a TI é cada vez mais importante no mercado competitivo, e desempenham três papéis vitais na empresa:
- Apoio às operações empresariais: contabilidade até acompanhamento de pedidos de clientes, fornecem suporte à administração nas operações do dia a dia.
- Apoio à tomada de decisões gerenciais: ajuda os gerentes a identificar tendências e avaliar o resultado de decisões anteriores, ajuda os gerentes a tomarem decisões melhores, mais rápidas e mais informadas.
- Apoio à vantagem estratégica: sistema de informação projetados em torno dos objetivos ajudam a criar vantagens competitivas no mercado.
DADOS, INFORMAÇÃO E BANCO DE DADOS
Dado é unidade bruta, sem complemente ou descrição de sentido único de uma informação, onde a informação é um complemento do dado.
Banco de dados é o conjunto de informações inerentes e correlatas a um mesmo individuo ou entidade de uma mesma categoria ou classe.
Em banco de dados informatizados podemos pesquisar os registros e relacioná-los a informação montando relatórios e analisando dados de maneiro linear, indexa ou cruzada.
CLASSIFICAÇÃO DE SISTEMAS
Classificam-se em relação a sua origem:
- Naturais: de origem biológica ou de natureza humana, como o corpo humano, sistema viário de uma cidade, etc.
- Cibernéticos: formados por componentes eletromecânicos, eletrônicos, como um aparelho de TV, um robô, computador, etc.
Podem ser:
- Abertos: que podem ser alterados por intermédio de uma ocorrência de variável externa ao ambiente e que podem ser modificados para a atualização ou modificação.
- Fechados: que não podem ser alterados, ou base, a não ser pelo fabricante do sistema.
FUDAMENTOS DO USO DE TI
Segundo Nanini, o responsável pela área de TI é conciliar a real necessidade da empresa, a pressão os fornecedores (que querem vender suas soluções) e a alta adm (que busca aumentar a lucratividade a custos baixos), ao mesmo tempo não desperceber o avanço tecnológico que pode auxiliar a empresa a ter maior competividade, servindo ainda em alguns casos como instrumento de marketing.
Para cada atividade o SIS pode favorecer significativamente para a contribuição do processo à cadeia de valor:
- processo de apoio: as atividades de apoio criam a infraestrutura necessária que propicia direção e apoio para o trabalho especializado de atividades primarias.
- serviços administrativos: nos sistemas automatizados de escritório criam a colaboração ou troca eficaz das informações.
- administração de recursos humanos: atua em banco de dados das habilidades dos funcionários de carreira e terceirizados
- desenvolvimento de tecnologia: esse papel é projeto assistido por computador (por CAD ou CAM), que simula as condições de fabricação, onde as ferramentas usadas no desenho são as mesmas no chão de fabrica
- compra de recursos (matéria de consumo ou spare parts): intercâmbio eletrônico para a troca de dados com fornecedores para gestão de estoque via internet.
- cadeias de valor: utilizado para posicionar estrategicamente as aplicações que se apoiam em internet de uma organização para ganhar ou manter uma vantagem competitiva.
BPR – BUSINESS PROCESS REENGINEERING: São melhorias que visam a uma aproximação da gerência por meio do aumento da eficiência e da eficácia dos processos que existem dentro das organizações.
TQM – TOTAL QUALITY MANAGEMENT: enfatiza a melhoria da qualidade focada nas exigências e nas expectativas do cliente de produtos e serviços.
Segundo O’Brien, Empresa Virtual é uma organização que utiliza TI para conectar pessoas, recursos e ideias.
Para obter sucesso, a Empresa Virtual deve possuir 6 características: adaptabilidade, oportunismo, excelência, tecnologia, sem fronteiras e baseada na confiança.
CONCEITOS E COMPONENTES DE HARDWARE
- Microcomputadores: são menores equipamentos de computador, PDAs, de bolso, notebooks e desktops (computadores de mesa). Pode ser utilizado como monousuário ou em rede, conectados a servidores de redes locais ou remotas com a ajuda das telecomunicações.
- Médio Porte: são maiores e mais potentes que a maioria dos microcomputadores, mas menos potentes do que os mainframes. São destinados especialmente para tarefas especializadas nas quais emprega-se poder de computação a uma função específica localizada dentro de um departamento.
- Mainframes: computador de grande porte, dedicado normalmente a um volume grande de informações. São capazes de oferecer serviços de processamentos a milhares de usuários por meio de milhares terminais conectados diretamente ou por intermédio de uma rede.
CPU ou UCP é a parte principal do computador, o processador em que ocorre o processamento eletrônico dos dados e sua transformação em informação, componente principal que
...