Tecnologia De Informação
Artigos Científicos: Tecnologia De Informação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kassiane • 10/10/2013 • 869 Palavras (4 Páginas) • 290 Visualizações
Tecnologias da Informação e da comunicação: conceito e características
Segundo CORTELAZZO (2000) Tecnologia de Informação designa toda forma de gerar, armazenar, processar e reproduzir a informação. O papel, os arquivos, os discos óticos são exemplos de suportes de armazenamento de informações e o processamento é realizado por computadores e robôs, e exemplos de aparelhos que possibilitam a sua reprodução são a máquina de fotocopiar, o retroprojetor, o projetor de slides.
E Tecnologia de Comunicação designa toda forma de veicular informação. Têm-se como meios de veiculação, incluindo as mídias mais tradicionais, os livros, o fax, o telefone, o jornal, do correio, as revistas, o rádio, a TV, o vídeo, as redes de computadores e a Internet.
O termo TIC - Tecnologias da Informação e da Comunicação é de uso recente, porém as TICs têm estado à disposição do ser humano desde que os homens escreveram nas cavernas, pela primeira vez, usando carvão e substâncias para tingir em rituais para caça ou religiosos. Ao longo da história do homem, o armazenamento e a comunicação da informação para se resolver determinadas situações foram se aperfeiçoando (CORTELAZZO, 2000).
O avanço tecnológico e científico é considerado fundamental para a sustentabilidade da vida humana na sociedade global, pois o uso da tecnologia se tornou parte inerente da vida do ser humano de modo que não conseguimos deixar de usá-la neste estágio de civilização.
Todo esse avanço tecnológico é uma evolução natural dos meios de comunicação e sobrevivência da sociedade. A sociedade está sempre passando por transformações e os seres tendo que se atualizar para conseguir sobreviver nela. Essas transformações vêm cada vez mais altera nosso estilo de vida, nossa aprendizagem, nossos hábitos e padrões de comportamento. Segundo LIBÂNEO (2.000) “Na vida cotidiana, cada vez maior número de pessoas são atingidas pelas novas tecnologias (...). Pouco a pouco, a população vai precisando se habituar a digitar teclas, ler mensagens no monitor, atender instruções eletrônicas”.
O uso do computador, internet, televisão, telefone celular, notebook, lousas eletrônicas, elevador, avião, metrô e tantas outras modernidades tecnológicas nos fazem sentir cada vez mais dependentes da atualização, agilidade e rapidez.
Segundo TOFLLER (1995) “Máquinas inteligentes já estão começando a ser usadas para tudo, desde calcular os impostos da família e monitorar o uso de energia em casa, jogando jogos, conservando um arquivo de petiscos, lembrando seus donos de próximos compromissos e servindo como datilógrafas espertas. Isto, entretanto, oferece apenas um minúsculo vislumbre de seu potencial completo”.
Todo esse avanço tecnológico permite que as informações e as descobertas aconteçam em frações de segundos e cheguem até nós muito rapidamente pelos meios de comunicação. Isso torna o domínio do conhecimento fundamental, tanto que MORAES (1997, p. 33) afirma “hoje o valor principal já não está na combinação da terra, capital e trabalho, mas sim no nível de conhecimento que uma população dispõe e sua capacidade de transmitir e reconstruir conhecimento, o que traduz sua competência no manuseio do instrumental tecnológico moderno”.
Os desafios de um mundo em mudança atingem diretamente todas as instâncias da sociedade. E na área da educação não é diferente, “(...) essas transformações intervêm nas várias esferas da vida social, provocando mudanças econômicas,
...