Tecnologia De Informação
Monografias: Tecnologia De Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: matheustv • 27/5/2014 • 6.886 Palavras (28 Páginas) • 216 Visualizações
Campus - Campinas - Swift
Curso: Superior Tecnólogo em Logística
Disciplina: Movimentação e Armazenagem
Professor: Gilson Lopes
Tema: Tecnologia de Informação (TI)
Nomes: Kátia Chirman RA: B86HAH - 6
Leandro Carlosmagno RA: B58EHH - 5
Adilson Leandro de Souza RA: B7726F - 1
Conteúdo:
1. Introdução:
2. Artigo da Revista SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL
3. Tecnologia da informação
4. Profissional de T.I.
5. Módulos de T.I.
6. Quem precisa de T.I.
7. Concepção, planejamento e implementação de uma solução de TI aplicada em Logística.
8. A concepção logística,
9. Tarefas do Projeto e Responsabilidades.
10. Análise de viabilidade de soluções de TI.
11. Retorno sobre o investimento (RSI).
12. Plano de implementação,
13. Escolha do fornecedor de TI.
14. Treinamento,
15. Algumas dicas fundamentais para implementação.
16. Conclusão.
17. Bibliografia.
1- INTRODUÇÃO
Antigamente, os computadores eram vistos apenas como "máquinas gigantes" que tornavam possíveis a automatização de determinadas tarefas nas instituições de ensino/pesquisas, grandes empresas e nos meios governamentais. Com o avanço da tecnologia, as máquinas começaram a perder espaço para equipamentos cada vez menores, mais sofisticados e mais confiáveis. Através da evolução das telecomunicações permitiu que, aos poucos, os computadores passassem a se comunicar, mesmo à distância. Veja que desde as máquinas mais remotas e modestas ate os computadores mais recentes e avançados à informação sempre foi o centro de tudo. A informação é um patrimônio, é algo que possui valor. Quando digital, não se trata apenas de um monte de bytes aglomerados, mas sim de um conjunto de dados classificados e organizados de forma que uma pessoa, uma instituição de ensino, uma empresa ou qualquer outra entidade possa utilizar em prol de algum objetivo.
A informação é tão importante que pode inclusive determinar a sobrevivência ou a descontinuidade das atividades de uma empresa. Pense no que aconteceria se uma instituição financeira perdesse todas as informações de seus clientes ou imagine uma pessoa ficando rica da noite para o dia por ter conseguido descobrir uma informação valiosíssima analisando um grande volume de informação. Diante de tamanha relevância, grandes entidades investem pesado nos recursos necessários para obter e manter as suas informações. É por isso que é extremamente raro ver empresas como bancos, redes de lojas e companhias aéreas perdendo dados essenciais ao negócio. Por outro lado, é bastante frequente o uso inadequado de informações ou, ainda, a subutilização destas. È através desses dados que utilizamos a Tecnologia da Informação.
2 - De acordo com a revista SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL A
“Era da informação começou ao se perceber que máquinas poderiam imitar o poder da mente.”
Martin Campbell-Kelly
HOLLY LINDEM (ilustração fotográfica); GENE BURKHARDT (edição de imagem).
De acordo com a história tradicional, a computação evoluiu rapidamente, em curto período de tempo. Os primeiros computadores são as máquinas gigantes instaladas em laboratórios na época da Segunda Guerra Mundial. Os microchips os reduzem a desktops, a Lei de Moore prevê o quanto serão potentes, e a Microsoft capitaliza o software. Por fim, surgem aparelhos pequenos e baratos capazes de negociar ações e transmitir vídeos ao redor do mundo. Essa é uma maneira de abordar a história da computação – a história da eletrônica do estado sólido dos últimos 60 anos.
Mas a computação existia muito antes do transistor. Astrônomos da Antiguidade desenvolveram maneiras de prever o movimento de corpos celestes. Os gregos deduziram a forma e o tamanho da Terra. Os impostos eram somados; as distâncias, mapeadas. De fato, computar sempre foi uma busca da humanidade. A aritmética, assim como ler ou escrever, era uma habilidade que auxiliava o homem a interpretar o mundo.
A era da computação nasceu quando o homem procurou ultrapassar os limites práticos da aritmética. Máquinas de somar e caixas registradoras surgiram primeiras, mas era igualmente crítica a busca pela organização de computações matemáticas usando o que hoje chamamos de “programas”. A ideia de um programa surgiu nos anos 1830, um século antes do período tradicionalmente atribuído ao nascimento do computador. Posteriormente, os computadores eletrônicos modernos que surgiram durante a Segunda Guerra Mundial deram origem à noção de um computador universal – uma máquina capaz de processar qualquer tipo de informação, inclusive manipular os próprios programas. Esses são os computadores que movem o mundo atual. E embora pareça que a tecnologia da computação tenha amadurecido a ponto de se tornar onipresente e aparentemente ilimitada, pesquisadores buscam inspiração na mente, em sistemas biológicos e na física quântica para criar tipos completamente novos de máquinas.
CORTESIA DO SCIENCE MUSEUM (Máquina Diferencial)
Máquina Diferencial
A Máquina Diferencial
Em 1790, logo depois do início da Revolução Francesa, Napoleão Bonaparte decidiu que a república
...