Tecnologia E Educação
Dissertações: Tecnologia E Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jufertz • 18/9/2013 • 1.289 Palavras (6 Páginas) • 374 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho está dividido em dois momentos distintos: uma pesquisa de campo, pela qual foram coletados dados sobre uma escola estadual de Capinópolis que possui ensino fundamental a partir do 6º ano e ensino médio. O outro momento trata da elaboração de um projeto visando à utilização de tecnologias na educação.
Porém, os dois momentos são parcialmente ligados porque a pesquisa servirá para levantar dados sobre a diversidade de recursos tecnológicos existentes dentro da escola e seus usos pelos professores e alunos enquanto recursos didáticos. Já o projeto tratará de uma sugestão de ação em que esses recursos encontrados dentro da escola podem ser usados.
Dessa forma a pesquisa serve para abrir caminhos ao projeto, mas o resultado final dessa atividade é permitir que os alunos de pedagogia tenham parcialmente a compreensão de como uma escola está equipada e de como se pode aproveitar esses equipamentos para favorecer o ensino e a aprendizagem dentro de determinadas aulas.
PRIMEIRO MOMENTO: a pesquisa
Entre os recursos tecnológicos existentes na escola apareceram citados pela supervisora que respondeu ao questionário as seguintes tecnologias: câmera fotográfica digital, aparelhos portáteis de som com leitor de CD, televisor com leitor de DVD, internet com banda larga, mas o alcance para uso sem fio não cobre toda a escola, dois notebooks, um laboratório de informática (e destaca que às vezes falta uma pessoa especializada no assunto para auxiliar os professores e isso limita o uso do laboratório como recurso didático), um projetor multimídia, um telão para o projetor, biblioteca com livros diversificados, o sinal para a troca de horários e do recreio é dado automaticamente.
Ainda as respostas da supervisora informa que somente os alunos possuem acesso ao laboratório de informática, mas que a comunidade toda é beneficiada porque são oferecidos cursos sobre o sistema operacional Linux aos alunos que estão concluindo o ensino médio e que entrarão para o mercado de trabalho. Os cursos são ministrados por professores da própria escola que receberam treinamentos oferecidos pela SRE, ou seja, esses cursos são mantidos pelo Estado.
A supervisora ainda informa que todos os recursos citados estão à disposição dos professores, mas eles não os utilizam com frequência preferindo as tecnologias mais antiga e ainda completa dizendo que muitos professores dizem que não sabem usar os aparelhos e outros ainda dizem que não confiam nos alunos e ficam com medo deles estragarem, quebrarem os computadores. A supervisora diz que os computadores somente podem ser usados pelos alunos se estiverem acompanhados de um professor e durante a aula desse professor.
Quanto ao software educativo a supervisora não conhece nenhum e diz que ainda nem o currículo, nem o Projeto Político Pedagógico da escola valorizam o uso dos recursos tecnológicos específicos, mas afirma que nesses dois documentos estão presentes que os professores devem usar a criatividade e os recursos disponíveis na escola para enriquecerem suas aulas.
SEGUNDO MOMENTO: o projeto
Identificação: CONHECENDO O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Justificativa: esse projeto se faz necessário nessa escola para que os professores e alunos fiquem mais seguros para lidarem com os equipamentos pertencentes a esse laboratório enquanto objetos didáticos facilitadores da aprendizagem. Isso se faz necessário porque muitos professores temem o uso do laboratório porque temem que os alunos não saberão se comportar dentro daquela sala. Por isso, a necessidade de alunos e professores serem instruídos sobre essas tecnologias para que ajam com responsabilidade e consciência e assim possam aproveita melhor esses recursos.
Objetivos gerais e específicos: gerais: despertar o interesse e o conhecimento sobre os equipamentos do laboratório de informática e; contribuir para que alunos e professores possam ter maior intimidade com os equipamentos do laboratório de informática. Específicos: ensinar professores e alunos a trabalharem corretamente com os equipamentos do laboratório a fim de que possam dar maior vida útil a cada um dos equipamentos; criar hábitos de comportamentos adequados diante de aparelhos de informática; ensinar algumas artimanhas e ações práticas para que as informações sejam mais bem aproveitadas, guardadas e preservadas com segurança em cada um dos equipamentos.
Delineamento de métodos, estratégias e procedimentos: como esse projeto exige a presença de pessoal especializado para oferecer o curso é necessário que a escola procure fazer parceria com alguma empresa idônea do ramo de informática para que possam oferecer as instruções adequadas e para que os objetivos sejam alcançados. Depois de fazer a parceria com a empresa a direção da escola deve se encontrar com os técnicos para estipularem o tempo de duração do curso e como devem fazer para que as instruções cheguem aos alunos e aos professores. A fase seguinte deve ser a de
...