TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia E Inovação

Exames: Tecnologia E Inovação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

1. APRESENTAÇÃO DO PRODUTO

O prontuário, do latim promptuarium, significa o local onde se guardam as coisas que se pode precisar prontamente, isto é, a qualquer instante.

O prontuário médico é o repositório de informações médicas sobre um paciente. Estas informações são geradas por profissionais de saúde a partir da interação direta com o paciente ou com pessoas que se relacionam diretamente a ele. Tradicionalmente o prontuário é registrado em papel.

O Código de Ética Médica exige do médico a elaboração de um prontuário para cada paciente. Ademais, é assegurado ao paciente o direito de acesso às informações. Assim, modernamente, o prontuário é denominado prontuário do paciente.

O Computer-basedPatientRecordInstitute (CPRI), dos Estados Unidos da América, define o prontuário eletrônico como a “informação mantida eletronicamente sobre o estado de saúde e a assistência à saúde recebida por um indivíduo ao longo de sua vida”. Embora tão moderno, ele resgata o primitivo significado desse instrumento, que se caracteriza pelo fornecimento “pronto” das informações requeridas. Por outro lado, a informatização desses registros é um dos mais complexos desafios da informática e da administração em saúde.

Nesse sentido, apesar do interesse crescente no uso da tecnologia de informação em saúde, os países emergentes estão submetidos a barreiras que dificultam a incorporação das mesmas: acesso inadequado às inovações tecnológicas, investimentos escassos com prioridades mal definidas, falta de uma infraestrutura de comunicações e ausência de uma política governamental dirigida para a informatização. Consequentemente, esses países têm menos acesso a essas tecnologias e estão ameaçados de que as mesmas beneficiem apenas a parcela mais rica da população.

Visando a contribuir para impulsionar e universalizar a informatização no setor saúde brasileira, e, portanto, aumentar a equidade na distribuição dos benefícios que serão gerados ao cidadão, propõe-se a criação e adoção do CEUPROM (Cadastro Eletrônico Unificado de Prontuários Médicos), envolvendo os serviços de saúde públicos e privados. Esse cadastro, que será acessado via internet por usuários cadastrados, consolidará as informações médicas de todos os usuários do sistema de saúde no Brasil, envolvendo todas as instituições médicas, públicas e privadas, e todos os profissionais da área da saúde. Ressalta-se que o prontuário será protegido por meio de sistema de criptografia e de segurança de acesso,assegurando assim a privacidade e a confidencialidade das informações sobre a saúde dos usuários. A adoção do Sistema de Prontuário Eletrônico CEUPROM permitirá imediatamente a um médico obter o histórico do paciente que estiver à sua frente, mesmo que o veja pela primeira vez.

2. BENEFÍCIOS DO PRODUTO

O prontuário visa a garantir a continuidade dos tratamentos prestados ao paciente pelos membros das equipes de saúde que o assistiram anteriormente e o assistem no momento. Inicialmente feitos exclusivamente em papel, o registro e a recuperação das informações de saúde e da assistência prestada à pessoa ao longo da vida podem, atualmente, ser realizados com segurança pelos modernos sistemas informatizados. É nesse contexto que se insere o Sistema de Prontuário Eletrônico CEUPROM.

A informatização e unificação dos prontuários médicos através do Sistema de Prontuário Eletrônico CEUPROM, proporcionarão diversas melhorias ao sistema médico hospitalar brasileiro, dentre elas, as principais serão:

a) melhoria de qualidade

b) redução de custos

c) aumento da eficiência

d) fortalecimento da confiança do publico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com