Tecnologia Embarcada
Artigos Científicos: Tecnologia Embarcada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luhteck • 30/7/2014 • 1.544 Palavras (7 Páginas) • 269 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS DE ITARARÉ – FAFIT
ALEX FERNANDO RIBAS DE SOUZA
KAIQUE LUAN MARIANO
LUCIANO RODRIGUES DE ALMEIDA
LUÍS FELIPE BRANDOLIN SOUZA
RENAN CARNEIRO OLIVEIRA
TECNOLOGIA EMBARCADA
ITARARE
2011
ALEX FERNANDO RIBAS DE SOUZA
KAIQUE LUAN MARIANO
LUCIANO RODRIGUES DE ALMEIDA
LUÍS FELIPE BRANDOLIN SOUZA
RENAN CARNEIRO OLIVEIRA
TECNOLOGIA EMBARCADA
Trabalho apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Introdução a Normas de Trabalhos Científicos do 1º período do curso de Sistemas de Informação das Faculdades Integradas de Itararé – Fafit.
Professor (a): Renata Corrêa
ITARARÉ
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
2 O QUE É ELETRÔNICA EMBARCADA? 5
3 EXEMPLOS DE TECNOLOGIA APLICADA NOS VEÍCULOS 6
3.1 ELETRÔNICA NOS MOTORES. 6
3.2 ELETRÔNICA NAS TRANSMISSÕES. 6
3.3 ELETRÔNICA NOS FREIOS 7
4 COMODIDADES E PRATICIDADES QUE A TECNOLOGIA PODE OFERECER 8
4.1 SISTEMAS DE ALARME 8
4.2 SENSOR DE ESTACIONAMENTO E CÂMERAS DE RÉ 8
4.3 GPS 9
4.4 ESTACIONAMENTO AUTOMÁTICO 9
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
A tecnologia tem se mostrado cada vez mais como meio de facilitar as coisas para o homem em vários aspectos, e um dos setores que podemos identificar isso nitidamente é o automotivo. Neste trabalho estaremos conhecendo um pouco mais a respeito da Eletrônica Embarcada, e como vem se evoluindo muito nos automóveis, que afinal é umas das “paixões” do homem moderno. Veremos alguns conceitos básicos, e exemplos da tecnologia a favor do conforto e segurança nos automóveis.
2 O QUE É ELETRÔNICA EMBARCADA?
Eletrônica Embarcada representa todo e qualquer sistema eletro-eletrônico montado em uma aplicação móvel, seja ela um automóvel, um caminhão ou um avião, etc.
A cada dia que passa ela se torna mais presente, pois em todas as partes do mundo, boa parte dos automóveis já sai de fábrica com injeção eletrônica, painéis digitais, freio ABS, controle de aceleração, computador de bordo, alarmes, e muitos outros aparatos.
Há muitos anos, a indústria automotiva tem feito uso de sistemas eletro-eletrônicos no controle das várias funções existentes em automóveis de passeio e comerciais.
Observamos nos veículos atualmente comercializados, que boa parte destes sistemas de controle foi desenvolvida de forma independente, no sentido que cada um é responsável por um determinado tipo de função no veículo.
Em contra-partida, o real domínio sobre os diversos dados eletrônicos disponíveis em um automóvel é mais facilmente conseguido através da utilização de sistemas eletro-eletrônicos interligados, cada qual responsável por uma parte do veículo, mas compartilhando informações entre si, dando a impressão ao motorista de que o controle do automóvel é totalmente integrado, muitas vezes deixando a sensação de existência de uma única unidade de controle inteligente – uma espécie de cérebro.
3 EXEMPLOS DE TECNOLOGIA APLICADA NOS VEÍCULOS
Neste contexto vamos apresentar alguns aspectos dessa evolução tecnológica dos automóveis.
3.1 ELETRÔNICA NOS MOTORES
Hoje em dia o básico nos veículos de passeio são os motores controlados por meios eletrônicos, ou seja, possui todo um sistema composto por sensores que identificam a intenção do condutor e transmitem esses sinais para um processador que com base em seus critérios previamente programados, comandam os atuadores eletrônicos, fazendo assim cálculos perfeitos em relação ao tempo da injeção de combustível necessária para cada situação, de maneira que o motor seja econômico e tenha um bom rendimento.
Outro fator importante é a relação com o meio ambiente, já que os carros tem grande parcela no problema da poluição, esses sistemas inteligentes contribuem para o bom funcionamento, antigamente esse era o papel do carburador, que obviamente não tinha uma exatidão na hora injetar o combustível, e era controlado fisicamente por meio de cabos de acionamento.
3.2
...