Tecnologia - Mídia na sala de aula
Tese: Tecnologia - Mídia na sala de aula. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aryannyoliveira • 6/4/2014 • Tese • 1.005 Palavras (5 Páginas) • 468 Visualizações
Tecnologia - mídias em sala de aula.
Samuel S. da Silva
Resumo
Nos dias atuais podemos perceber, com facilidade, a globalização da tecnologia. E isso, nos trás um grande “conforto”, pois podemos nos comunicar e pesquisar a qualquer hora e lugar.
Essa tecnologia, quando usada de forma correta, é uma grande auxiliadora na educação, pois tendo professores capacitados e equipamentos em sala de aula, pode-se fazer pesquisas e trabalhos com muito mais facilidade, e isso se deve à grande variedade de conteúdos que a internet proporciona.
Palavras- chave: Tecnologia, mídias e educação.
• Cursando em matemática pela Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Morrinhos.
E-mail: samuelsousa17@hotmail.com
Introdução
O objetivo deste artigo é propor o uso da tecnologia em sala de aula.
Podemos perceber que as mídias e tecnologias estão por todas as partes. Num passado não muito distante, não se sabia como encontra estas tecnologias, mas hoje, o que se busca é como usa-las pedagogicamente. Com essas novas tecnologias o professor se vê obrigado a buscar novos métodos pedagógicos para ministrar suas aulas, e isso, é claro, exigi muito do professor, já que essa busca por novos métodos tem que partir dele.
Desenvolvimento
Pierre Lévy destaca que há três possíveis relações entre seres humanos e mídias: a teoria da substituição, a teoria da suplementação e a teoria da reorganização.
De acordo com a teoria da substituição a informática virá a substituir o ser humano em todas as tarefas intelectuais. Há autores, que “culpam” esta opção por muitos professore não utilizarem o computador em sala de aula.
Profissionais advindos de formações tradicionais as quais não se tinha nos currículos nada relacionado à temática. Indubitavelmente sofreram um impacto grande quando solicitados a participarem de algum curso ou momento que fosse utilizado as mídias, em especial, o computador. O computador tornou-se o medo, o desafio na luta em adaptar-se a nova realidade social, econômica e educacional que a escola vivencia.
De fato, o professor, durante anos, vem desenvolvendo sua prática pedagógica prioritariamente, dando aula, passando o conteúdo na lousa, corrigindo os exercícios e provas dos alunos. Mas este cenário começou (e continua) a ser alterado já faz algum tempo com a chegada de computadores, internet, vídeo, projetor, câmera, e outros recursos tecnológicos nas escolas. Novas propostas pedagógicas também vêm sendo disseminadas, enfatizando novas formas de ensinar, por meio do trabalho por projeto e da interdisciplinaridade, favorecendo o aprendizado contextualizado do aluno e a construção do conhecimento.
Na teoria da suplementação, a informática é vista como uma extensão de nossas capacidades mentais. Neste sentido o computador poderá ser resignado a apenas uma máquina de calcular mais rápida e com mais funções, ou ainda um mero caderno virtual.
E por ultimo, a teoria da reorganização. De acordo com esta teoria o computador reorganiza a atividade intelectual humana.
De acordo com Almeida, a incorporação de tecnologias nas atividades da escola envolve aspectos decorrentes de efeitos de gerir, administrar, proteger, manter, colocar em ordem, ou torna utilizáveis os recursos tecnológicos. De acordo com o Mec., mídia na Educação é um programa a distancia, com estrutura modular para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação.
Mas para darmos continuidade é necessário sabermos o que venha a serem mídias e tecnologias.
"O termo mídias” configura como novas maneiras ou instrumentos, de interação entre os indivíduos e o mundo. Designa os meios ou conjunto dos meios de comunicação: jornais, revistas, TV, rádio, cinema, etc.
Neste contexto, tecnologia, é uma ferramenta, um meio, um apoio que é utilizado para a aprendizagem
...