Tecnologia PCell
Artigo: Tecnologia PCell. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: HeitorLima • 1/8/2014 • Artigo • 307 Palavras (2 Páginas) • 386 Visualizações
PCell
(Olhar_Digital, 2014) uma nova tecnologia promete revolucionar as telecomunicações e trazer estabilidade e velocidade de fibra óptica para os dispositivos móveis. PCell (Célula Pessoal), foi anunciada por uma empresa norte-americana Artemis criada por um famoso inventor do Vale do Silício: Steve Perlman.
No PCell em vez de uma torre com apenas uma célula de cobertura ao seu redor, nós temos rádios que transmitem dados todos ao mesmo tempo e interferem uns nos outros. Com a pCell, cada telefone cria sua própria célula de cobertura. Assim, não importa quantas pessoas estejam ao seu redor ou mesmo em um estádio lotado todo mundo consegue extrair o máximo da sua conexão. Em uma apresentação na Universidade de Columbia, Perlman demonstrou a transmissão streaming de vídeos 4K simultânea em oito iPhones usando a rede móvel pCell. Segundo o inventor, com a nova tecnologia poderemos assistir e transmitir muitos vídeos em altíssima definição sem qualquer travamento e de onde estivermos; e até fazer coisas que sequer sonhamos com os smartphones. Segundo ele, com a pCell, a ideia é pensar na banda larga móvel como pensamos no Wi-Fi atualmente.
Interessante também é que a tecnologia pCell, pela primeira vez, trabalha com a interferência a seu favor contrariando anos de ciência e matemática.
Uma Característica muito interessante da tecnologia pCell é que ela é bastante amigável e totalmente compatível com o 4G/LTE. Além de proporcionar melhor qualidade de serviço, ela funcionaria com dispositivos já existentes. Steve diz que a pCell verticalizou a banda larga móvel e, além do 4G, está pronta para operar com qualquer outra tecnologia que venha a surgir, Steve também afirma que a instalação so sistema PCell custa um décimo do valor da instalação de uma torre celular.
Os testes definitivos estão previstos para o final de 2014, em San Francisco e de repente, pode estar disponível para uso comercial já em poucos anos.
...