Tecnologia Para Deficentes
Artigo: Tecnologia Para Deficentes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edmar_33 • 30/3/2014 • 1.372 Palavras (6 Páginas) • 329 Visualizações
Aplicativos para deficientes visuais e auditivos
Os deficientes visuais e auditivos tem várias ferramentas para computador que podem auxiliar no seu dia-a-dia para trabalho, estudos e lazer.
É evidente que a utilização da informática é capaz de trazer inúmeras vantagens a
quaisquer pessoas, inclusive àquelas que são portadoras de necessidades especiais.
Todos os anos surgem novidades nessa área e existem diversos aplicativos feitos para os cegos e os deficietes auditivos, e assim fica muito mais fácil para eles usarem a internet.
Softwares para deficientes visuais
Liane TTS
O LianeTTS é um aplicativo (compilador) que analisa texto e o traduz em texto compilado no formato de difones (.pho) para processamento e síntese de voz pelo sistema mbrola (sintetizador de voz baseado na concatenação de difones). O LianeTTS é uma aplicação software livre, que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso destes computadores por deficientes visuais.
Pode ser acoplado a diversos programas para produzir a síntese de voz, seja através de um uso direto de suas rotinas, ou preferencialmente pelo uso do sistema Speech Dispatcher, que é uma camada de dispositivo independente para a síntese de voz que fornece uma interface de uso comum e fácil para ambas as aplicações clientes (programas que disponibilizam texto para a conversão) e softwares sintetizadores (programas que de fato são capazes de converter texto para fala).
Dos vox
O nucleo de computaçao eletronica da Universidade Federal do Rio de Janeiro vem nos últimos anos se dedicando à criação de um sistema de computação destinado a atender aos deficientes visuais. O sistema operacional DOSVOX permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho.
O DOSVOX também convive bem com outros programas de acesso para deficientes visuais (como Virtual Vision, Jaws, Window Bridge, Window-Eyes, ampliadores de tela, etc) que porventura estejam instalados na máquina do usuário.
Virtual vision
O Virtual Vision foi desenvolvido em 1997 a partir de pesquisas da MicroPower com modelos de processamento de linguagem natural. É hoje o único software de leitura de telas desenvolvido nacionalmente capaz de funcionar sobre os aplicativos mais comuns utilizados na maior parte dos computadores (utiliza sistema operacional do Windows e reconhece Word, Excel, Internet Explorer, Outlook, MSN, Skype, entre outros).
Jaws
Desenvolvido para usuários de computador, cuja perda de visão impede de ver o conteúdo da tela, o JAWS lê em voz alta o que está na tela do PC.
Magic
O Magic é um software de ampliação de tela de computador para pessoas com baixa visão. Além de ampliar a tela em até 16 vezes, permite escolher entre diversas configurações visuais e formas de exibição para conseguir a melhor condição de visualização possível para a condição visual do usuário. Uma versão com voz permite ainda vocalizar textos da tela ao mesmo tempo em que esta é ampliada.
NVDA
O “Non Visual Desktop Access” ou NVDA, foi registrado sob a licença GPL (sigla em Inglês para “LICENÇA PÚBLICA GERAL GNU”), de autoria da Fundação para o Software Livre e adotada pelos sistemas GNU/Linux e outros.
A tecla INS juntamente com a tecla N acessão ao menu para configurar o funcionamento do NVDA.
MACDAISY
Baseado no padrão internacional Daisy – Digital Accessible Information System -, a ferramenta brasileira traz sintetizador de voz (narração) e instruções de uso em português brasileiro. O software permite converter qualquer texto em formato Daisy e, após a conversão, é possível manusear o texto sonoro de maneira semelhante ao texto escrito. “O Mecdaisy permite que o usuário folheie, consulte o índice, pesquise, faça comentários”, enumerou o analista de sistemas da UFRJ, João Sérgio Assis, que participou da equipe de desenvolvimento da ferramenta.
Braille Translator
Braille Translator é uma ferramenta online grátis para traduzir textos em Braille de até mil caracteres. Muito útil para escrever notas pequenas no sistema de leitura para cegos. O Braille Translator é bem fácil de usar. Basta escrever num campo de texto e clicar no botão “Translate!” que o programa traduz o conteúdo em uma imagem e em alfabeto Braille. Você pode salvar a imagem para imprimir em impressoras normais (depois basta furar os pontos), ou imprimir diretamente em uma impressora especial para Braille. Braille Translator ainda oferece a opção de copiar em formato ASCII para colar em um editor de textos com uma fonte Braille. Visualize a letra exata que cada símbolo representa clicando nas opções de “Style”. Use o Braille Translator com cuidado e atenção, pois não reconhece acentos e não usa o sistema de pontuação brasileiro. Mesmo assim, ele pode ser muito útil para escrever pequenas mensagens e ajudar quem está aprendendo o sistema.
VoiceOver
O VoiceOver é uma função existente no Mac que permite que uma pessoa com deficiência visual possa utilizar o computador. É, na verdade, uma interface falada. Assim, a pessoa que utiliza esta função pode navegar por webpáginas, pode escutar textos na internet entra outras informações sobre o próprio computador: ajuda, programas, etc.
Tecla Fácil - Esse programa permite o treinamento de técnicas de digitação com o uso de teclado alfanumérico e numérico do microcomputador por cegos e portadores de visão subnormal, de forma autônoma.
Teclado falado - Digita com sintetizador de voz.
BR Braille - Programa
...