Tecnologias De Gestão
Casos: Tecnologias De Gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JBRITO1010 • 10/10/2013 • 4.754 Palavras (20 Páginas) • 319 Visualizações
Atividades Práticas Supervisionadas - ATPS
Tecnologias de Gestão
Bruna Tumeh Brusetti R.A: 5533127473
Fernando Friggi Andrade R.A: 4304777103
Jeanne Kelly Barbosa Bocucci: R.A: 4300085601 Jorge Carlos Castro Brito R.A: 5579146194
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Professor Me. EAD: Dr. Oderson Dias de Mello
Professor Tutor Presencial: Saymon Gallao
Professor Tutor a Distância: André Policeno
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação, Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Tecnologia de Gestão
São José dos Campos
2012
Sumário
INTRODUÇÃO 4
ETAPA 01
Apresentação da empresa 4
Histórico da empresa 4
Visão 5
Definições: Mudança Organizacional, Paradigmas, Quebra de Paradigmas 6
Empresa preparada para mudar 7
Conceitos de Gestão 7
Entrevista com Gestor 8
ETAPA 02
Gestão da Qualidade Total 9
Serviços de Terceirazação 10
Tecnologia de Gestão 10
ETAPA 03
Novas demandas e o Ambiente para o gestor 12
Entrevista com o Gestor da empresa 15
Considerações Finais 17
Bibliografia 17
INTRODUÇÃO
Do ponto de vista das tecnologias de gestão observa-se que nos últimos anos os modelos de organização têm procurado atender às demandas inerentes ao ambiente competitivo em que as empresas estão inseridas. Neste caso está presente neste modelo, um discurso de adequação as exigências do ambiente competitivo, atendendo a um mercado que requer variabilidade de produtos, que por sua vez, requer flexibilidade de recursos e Tecnologias de Gestão que atendam a estas dinâmicas do contexto organizacional. No mundo organizacional, o ambiente instável provoca reações na organização de forma que há influência de fora para dentro. Uma reação que implica em reestruturar e reorganizar inclusive a área operacional para responder a esse ambiente. Assim sendo, percebe-se que o cenário global atual, caracterizado por uma grande competição e internacionalização econômica, vem obrigando as empresas a aperfeiçoar seus padrões de produção e tecnologias de gestão. Este cenário vem alterando as relações das empresas, sobretudo nas micro e pequenas, percebendo-se a formação inicial de relacionamentos empresariais até o surgimento de redes de cooperação como uma alternativa para competirem no mercado mundial e se adequarem às inovações tecnológicas.
Apresentação da Empresa
Nome Fantasia: Coop, Razão Social: Coop - Cooperativa de Consumo.
Ramo da Atividade: Comércio Varejista, Atividades Relevantes: Promover o cooperativismo.
Produtos/Serviços: Supermercado, serviços de recarga de celular e pagamento de contas.
Endereço: Av. DR João Batista de Souza Soares, 2185 Jardim Morumbi.
CEP: 12235-200 São José dos Campos SP
CNPJ: 57.508.426 / 0021-11 Inscrição Estadual: 645.410.861.119, IM: 122.233.
Principais Executivos: Sr. Elias Pintol e Sr. Fernando Henrique Salgado
Histórico da Empresa
Em 1954, com o objetivo de buscar uma alternativa econômica melhor, ou seja, ter mais acessibilidade na obtenção de produtos de consumo, um grupo de 292 funcionários das empresas; Rhodia, Rhodiaceta e Valisére, se organizaram, e em seguida fundaram um armazém para os funcionários das empresas citadas, na região de Santo André – SP.
No seu primeiro aniversário, a cooperativa já contava com 2397 cooperados, com o passar do tempo, a ideia de oferecer produtos de qualidade com preço baixo, despertou interesse da força de trabalho da Rhodia, para atender a crescente associação, em 1958, com um financiamento da Rhodia para as compras de equipamentos como: balcões refrigerados, prateleiras, caixas registradoras, carrinhos entre outros, foi inaugurado a sistema pegue pague na cooperativa. A CoopeRhodia, como era o seu antigo nome, foi à primeira cooperativa a adotar este sistema no estado de São Paulo e terceira no Brasil.
Com o tempo a cooperativa foi crescendo, se estruturando melhor e ampliando seu horizonte, hoje a Coop (nome atual) é a maior cooperativa da América Latina.
Das suas instalações, ela conta com um centro administrativo, um prédio de cinco andares localizado em Santo André - SP onde estão instalados: a presidência, a diretoria, o conselho administrativo, a gerências de marketing, de tecnologia da informação, das finanças, de engenharia e projetos, comunicação social, de operações, gerência comercial e a gerência de recursos humanos onde estão localizados o departamento de seleção de pessoal e o departamento de treinamentos, uma central de distribuição também localizada em Santo André/SP.
No ano 2000 foi inaugurada a décima quinta unidade de distribuição; a unidade Morumbi, situada, estrategicamente, na região sul da cidade de São José dos Campos/SP. A região com a maior população da cidade
...