Tecnologias de Informação e Comunicação
Projeto de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: manoelluiz • 4/6/2014 • Projeto de pesquisa • 5.467 Palavras (22 Páginas) • 310 Visualizações
Resumo
As tecnologias de informação e comunicação – TIC trazem contribuições à produção escrita e à leitura. Elas apontam novos horizontes para a formação de uma sociedade de leitores e escritores. Neste contexto, é necessário quebrar paradigmas educacionais, pois se trata de uma nova maneira de pensamento e interação com o meio. Segundo Nelson Piletti (1995, p.157), a superação dos inúmeros problemas da educação brasileira passa necessariamente por uma atenção efetiva aos conteúdos, métodos e recursos empregados em nossas escolas.
Este projeto apresenta uma análise a respeito das primeiras tentativas de inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem, e também faz um estudo de como inserir computadores pedagógicos em escolas de nível fundamental no Brasil.
Palavras-chaves: TICs, tecnologia da informação e comunicação, computadores pedagógicos no Brasil, ensino-aprendizagem.
Abstract
The information and communicationtechnologies - ICTs are contributions to the written production and reading. They point to new horizons for the formation of a society of readers and writers. In this context, it is necessary to break educational paradigms, since it is a new way of thinking and interaction with the environment. According Piletti Nelson (1995, p.157), the solution of many problems in Brazilian education necessarily requires attention to effective content, methods and resources used in our schools.
This project presents an analysis about the first attempts at insertion of the computer in the teaching-learning process, and also makes a study of how to enter computers in teaching elementary level schools in Brazil.
Keywords: ICT, information technology and communication, teaching computers in Brazil, teaching and learning
Sumário
1. Introdução.................................................................................................................5
2. O Computador no processo de Ensino-Aprendizagem............................................6
2.1 O início da inserção das TIC na educação brasileira.............................................6
2.2 Proinfo - Programa Nacional de Informática na Educação....................................9
2.3 A Inclusão Digital para os Professores.................................................................10
2.4 A Informática Educativa........................................................................................11
3. Computador Pedagógico no Ensino Fundamental.................................................12
3.1 Utilizando Programas Audiovisuais Educativos...................................................12
3.1.1 Sistemas Operacionais Embarcados ...............................................................12
3.2 Utilizando Programa Multimídia ...........................................................................14
3.2.1 Sistema Operacional Linux ...............................................................................14
3.3 Utilizando o Ensino a Distância – Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)......16
3.3.1 Sistema Operacional Windows7........................................................................16
5. Conclusão...............................................................................................................21
6. Referências ...........................................................................................................22
1.Introdução
A educação é um processo que escraviza e liberta simultaneamente, mas do qual ninguém consegue escapar, do nascimento à morte. Ela é, em suma, um processo universal. E, na definição do processo educacional, não podemos fugir das influências que sofremos em nossa formação.
Outrora, o processo de ensino ministrado nas escolas utilizava os seguintes instrumentos: giz, quadro negro e professor (a). Hoje, o processo de ensino-aprendizagem vem se modificando progressivamente por causa da inserção das mais diversas tecnologias que dispomos. Entretanto, não conseguimos acompanhar com eficiência tantos avanços tecnológicos. Levando em consideração esses dois mundos fantásticos: Educação e Tecnologia, vamos realizar um estudo sobre a adoção de computadores pedagógicos no Brasil.
2. O Computador no processo de Ensino-Aprendizagem
2.1 O início da inserção das TIC na educação brasileira
A integração da tecnologia de informação e comunicação – TIC na educação brasileira já passou por várias fases e traz em sua trajetória uma perspectiva educativa inovadora (Andrade & Lima, 1993), que a distingue de ações correlatas de outros países e respectivas políticas para o setor. No Brasil, o papel atribuído ao computador era o de catalisador de mudanças pedagógicas (Valente e Almeida, 1997), de uma perspectiva centrada no ensino e na transmissão de informações para uma prática pedagógica voltada à aprendizagem e construção do conhecimento pelo aluno. VALENTE sinaliza para o fato de que, conforme ocorreu por muitos anos, o computador assumia um papel de transmissor de conteúdo (a máquina de ensinar) como um professor mecanicista para o aluno. Prática similar ao modelo de aula expositiva, desta forma o aluno interagia com a máquina, mas não tinha muito espaço para participar ativamente do processo de aprendizagem.
A informática começou a disseminar-se no sistema educacional brasileiro nos anos 80 e início de 90, do século XX, com uma iniciativa do Ministério da Educação.
...