Telecine Mozer
Trabalho Escolar: Telecine Mozer. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ejawins • 27/10/2014 • 1.846 Palavras (8 Páginas) • 759 Visualizações
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
WEB AULA 1
Unidade 1 – Processos de Negócio – Conceitos
Caros alunos, antes de irmos direto ao conteúdo “Processos de Negócio”, é importante saber que a palavra “Processo” pode nos remeter a situações corriqueiras de nossa vida, então vamos definir processo.
A engenharia de software, segundo Sommerville (2011), é um conjunto de atividades relacionadas que levam à produção de produto de software.
Na administração de empresas, um processo é o conjunto de atividades realizadas na geração de resultados para o cliente, desde o início do pedido até a entrega do produto.
Segundo o PMBOK (PMI, 2001), é um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas que são executadas para alcançar um objetivo. Cada processo é caracterizado por suas entradas, as ferramentas e as técnicas que podem ser aplicadas e as saídas resultantes. Vejamos a figura 1 abaixo.
Na gestão de processos negócio (BPM), processo é uma sequência de tarefas ou atividades que, ao serem executadas, transformam insumos em um resultado com valor agregado. Agora, “trocando em miúdos”, vamos imaginar que você deseja fazer uma bicicleta, qual seria o processo?
• Entrada (insumos): os pneus, as rodas, as porcas, parafusos, correntes, etc.
• Atividades (processamento): montagem do pedal, a inserção das rodas e o ajuste das engrenagens, etc.
• Saídas (resultado – Produto final): Bicicleta montada.
Esse é um simples exemplo, mas podemos falar em: Processo para “Implantação de um sistema de software”, “Criação de um site”, “Abertura de uma conta bancária”, “Criação de uma conta numa rede social”, “Fazermos um Bolo”, “Trocarmos um pneu”, “Formatarmos uma máquina”, “Tirar carteira de motorista” e etc.
Veja abaixo um “Processo de Entrega” de um produto onde a compra foi online.
Noções sobre Processos de Negócio
Segundo Harrington (1997), um processo de negócio é um conjunto de atividades lógicas, relacionadas e sequenciais que, a partir de uma entrada de um fornecedor, agrega-lhe valor e produz uma saída para um cliente.
Dentro da área de processos, quando falamos em Gestão de Processos de Negócios, utilizamos o termo BPM (Business Process Management), que se trata de um modelo para apoiar as organizações a criar e aperfeiçoar seus processos de negócio em tempo real, baseados em tecnologia, com foco na melhoria contínua de processos e, consequentemente, na satisfação dos clientes quanto à melhor qualidade dos produtos, agilidade de entrega de produtos e serviços baseado nas necessidades do mercado.
Segundo CBOK (2013), BPM é uma abordagem disciplinar para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização.
Para KROENKE (2012), Processos de Negócio trata-se de uma rede de atividades, funções, recursos, repositórios e fluxos de dados que interagem para executar uma função de negócios, onde:
• Atividades: São grupos de tarefas correlatadas que recebem dados e informações, e processam esses fatores para produzir resultados.
• Decisões: Uma questão que pode ser respondida como “Sim” ou “Não”.
• Funções: Conjuntos de Procedimentos.
• Recursos: Físicos, envolve a infraestrutura necessária para a realização de uma determinada função.Humanos, são pessoas necessárias a desempenhar determinada função.
• Repositórios: é o local de armazenamento dos registros das empresas.
• Fluxo de Dados: É a movimentação de dados de uma atividade para outra.
Com o uso do BPM, as empresas têm conseguido entender sua estrutura organizacional a partir da visão de seus processos relacionados e trabalhando de forma integrada, deixando de lado a antiga visão departamental. E para as organizações se manterem competitivas no mercado, é necessário constante revisão destes processos e a sua divulgação. Vejamos na figura 3 abaixo um processo de negócio modelado BPMN (Notação de Gestão de Processos de Negócio), utilizando a ferramenta Bizagi e, na figura 4, utilizando a ferramenta Astah.
O diagrama abaixo da figura 3 foi criado usando a UML (linguagem de modelagem unificada), que abordaremos no próximo semestre.
WEB AULA 2
Unidade 1 – Profissional de Software
O maior desafio hoje em empresas desenvolvedoras de software está no fato de que os profissionais ainda não implementam, em sua grande parte, ações características do Engenheiro de Software. Nesta web aula, primeiramente discutiremos aspectos básico deste profissional, estudando o desenvolvimento profissional e também os aspectos éticos na engenharia de Software.
O desenvolvimento profissional de software está ligado aos inúmeros usuários que escrevem os programas, podendo ser pessoas envolvidas com negócios que os escrevem para simplificar seu dia-a-dia, ou engenheiros e cientistas para processar seus dados experimentais, aqueles que escrevem como hobby, apenas por interesse próprio e diversão, e aqueles que desenvolvem profissionalmente, cujo software tem um propósito específico de negócio ou para inclusão de outros dispositivos, etc.
Sempre que tratamos de software, algumas perguntas sempre surgem, tais como:
• O que é software?
• Quais os atributos de um bom software?
• O que é engenharia de software?
• Quais as principais atividades de engenharia de software?
• Qual a diferença entre engenharia de software e ciência da computação?
• Qual a diferença entre engenharia de software e engenharia de sistemas?
• Quais são os principais desafios da engenharia de software?
...