Teoria De Sistemas
Trabalho Escolar: Teoria De Sistemas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dusampa1 • 9/4/2014 • 728 Palavras (3 Páginas) • 461 Visualizações
TEORIA DE SISTEMAS
A Teoria de Sistemas estuda, de modo interdisciplinar, a organização abstrata de fenômenos, independente de sua formação e configuração presente. Investiga todos os princípios comuns a todas as entidades complexas, e modelos que podem ser utilizados para a sua descrição. O Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função, pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo sejam o foco de atenção. Sistema é um conjunto de partes coordenadas e não relacionadas, formando um todo complexo ou unitário. Desenvolvida pelo alemão Ludwing Von Bertalanffy na década de 1950, tem como objetivo classificar os sistemas e de que forma seus componentes se organizam e o padrão de comportamento de cada categoria.
CONCEITO
Para Chiavenato “é um conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado. Sistema é um conjunto ou combinações de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário”.
Segundo Maximiliano “Sistema é um todo complexo ou organizado; é um conjunto de partes ou elementos que formam um todo unitário ou complexo”.
CARACTERÍSTICAS
O sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas. Decorrem dois conceitos: o de propósito (ou objetivo) e o de globalismo (ou totalidade). Esses dois conceitos retratam duas características básicas do sistema.
a) Propósito ou Objeto – as unidades ou elementos, definem um arranjo que visa sempre um objetivo a ser alcançado.
b) Globalismo ou Totalidade – todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema, deverá produzir mudanças em todas as suas outras unidades.
O termo sistema é empregado no sentido de sistema total. Os componentes necessários à operação de um sistema são chamados subsistemas. A hierarquia dos sistemas e o número de subsistemas dependem da complexidade do sistema.
TIPOS DE SISTEMAS
Os tipos de sistemas são:
a) Os sistemas podem ser físicos ou abstratos:
1. Sistemas físicos ou concretos: São equipamentos, máquinas, objetos, coisas reais, ou seja, “hardware”.
2. Sistemas abstratos ou conceituais: São os planos, as ideias, as hipóteses, são chamadas de “software”.
b) Quanto sua natureza, os sistemas podem ser fechados ou abertos:
1. Sistemas fechados: Não recebem influência do ambiente e não influenciam o ambiente.
2. Sistemas abertos: Trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente. São adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente às condições do meio.
A Organização
...