Teoria De Sistemas
Dissertações: Teoria De Sistemas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: layslivia • 17/11/2012 • 373 Palavras (2 Páginas) • 1.236 Visualizações
Teoria de Sistemas
Essa teoria surgiu em 1937 com os trabalhos do Ludwig Von Bertalanffy, com a intenção de estudar de modo interdisciplinar a organização, envolvendo todas as interdependências de suas partes, independente de sua formação e configuração presente.
“A teoria dos sistemas é uma nova visão da realidade que transcende os problemas tecnológicos, exige uma reorientação das ciências, atinge uma ampla gama de ciências desde a física ate as ciências sociais e é operativa com vários graus de sucesso” (Bertalanffy, apud LODI, 1993, p.199).
Essa teoria surgiu em 1937 com os trabalhos do Ludwig Von Bertalanffy, com a intenção de estudar de modo interdisciplinar a organização, envolvendo todas as interdependências de suas partes, independente de sua formação e configuração presente.
Os sistemas devem ser estudados de maneira global, onde qualquer mudança em uma das partes afetará todo o conjunto, investigando todos os princípios comuns a todas as entidades complexas e modelos que podem ser utilizados para a sua descrição, onde seu objetivo é produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicações na realidade empírica.
Podem ser classificados em abertos ou fechados, dependendo de suas circunstancias, onde:
• Sistema aberto: tem elevadas entradas e saídas, onde permite enorme contribuição para o equilíbrio e para o desenvolvimento organizacional, interagindo com o ambiente externo, sofrendo mudanças, se ajustando e se adaptando continuamente para sobreviver ás condições do meio, onde há um aumento de sinergia.
As organizações são vistas como um sistema aberto, sendo dinâmicas e abertas, interagindo entre si com determinados objetivos e realizando determinadas funções, sedo dependentes de fluxos de recursos do ambiente externo.
• Sistema fechado: formado por metas e objetivos racionais, onde suas entradas e saídas são limitadas, não se adaptando ao ambiente externo atualizado, havendo um grande aumento de entropia.
No sistema há também a homeostasia que é equilíbrio dinâmico obtido através do autocontrole, onde tem a capacidade de manter certas variáveis dentro de limites, mesmo quando os estímulos do meio externo forçam essas variáveis a assumir valores que ultrapassam os limites da normalidade.
O conceito sistema pode ser aplicado a vários níveis de abordagem, onde tudo depende do interesse de quem quer analisa-lo, pois é constituído de vários outros subsistemas, ficando difícil de dizer onde ele começa e onde termina.
http://www.slideshare.net/andreboavistta/tga-10sistemas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_de_sistemas
http://admface.forum-livre.com/t66-teoria-geral-dos-sistemas
http://www.dicionarioinformal.com.br/entropia/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sintropia
http://www.merkatus.com.br/10_boletim/97.htm
http://www.slideshare.net/dscarrara/teoria-geral-de-sistemas
...