Teoria Geral De Sistemas Etapa1
Artigo: Teoria Geral De Sistemas Etapa1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: grampolafacul • 10/11/2013 • 1.543 Palavras (7 Páginas) • 371 Visualizações
Definição de Dados, Informação, Sistemas e Sistemas de Informação
Dados
São vários fatos ainda não analisados, representa os eventos ocorridos dentro de uma organização, antes ainda de terem sido organizados de forma que as pessoas possam usá-los e entendê-los. Um exemplo prático na coleta desses dados pode ser uma loja de departamento, todos os produtos vendidos são registrados e futuramente serão transformados em informação gerencial.
Um único dado na tecnologia da informação não disponibiliza nenhuma informação, como exemplo pode citar novamente a loja de departamentos, se somente for registrado um código, esse código sozinho não pode gerar nenhuma informação, não será possível saber o que esse código representa, podendo representar qualquer coisa ou não representar nada, no entanto se esse código estiver acompanhado de outros dados (descrição do produto, preço de custo e de venda, entre outros), assim poderá ser gerada uma informação ao usuário.
Informação
São dados apresentados em uma forma significativa e útil, onde a organização se informa sobre ela mesma, possuem algumas divisões, sendo a criação das informações, comunicação das informações, tratamento das informações e ainda a memorização de tais informações.
A informação é gerada através dos dados coletados individualmente e que proporciona uma informação geral, pode ser a quantidade de produtos vendidos de um determinado modelo, em uma determinada loja ou uma determinada região. Com base nas informações que esses dados transmitem é possível saber, por exemplo, qual o lucro obtido em vários produtos de diferentes tipos, ter uma visualização geral de estoque, não somente da loja e sim de toda rede, ver os prejuízos tomados, quais produtos tem mais saídas, quais produtos ficam encalhados, possibilita ter uma previsão de necessidade de estoque para datas comemorativas como o dia das mães por exemplo, e ainda mostrar o crescimento das vendas ano a ano, entre várias outras possibilidades. A informação gerada corretamente é aquela que faz algum sentido a quem as lê.
Sistemas
Sistemas expressa um conjunto de elementos interdependentes e integrados, um grupo combinado que forma um todo organizado. Apresenta uma característica própria, e sua maior importância é a idéia de um conjunto de elementos.
Para Bertalanffy (1975) sistema é um conjunto de unidades relacionadas, que tem dois conceitos, o de propósito e o global. Esses dois conceitos mostram duas características básicas do sistema. O propósito é que todo sistema tem um objetivo uma finalidade a se alcançar, o global é quando ocorrem mudanças nos sistemas, e essas mudanças afetam todas as unidades interligadas, proporcionará um ajustamento de todo o sistema.
O termo sistema é empregado no sentido de sistema total. Os componentes de um sistema são chamados de subsistemas que são formados por uma junção de novos subsistemas detalhados. A hierarquia de um sistema e o número de subsistemas depende da complexidade do sistema em si.
Existe uma variedade de sistemas, alguns tipos são: sistema físico ou concreto, quando possui máquinas e objetos reais, melhor dizendo quando são compostos por hardware. O sistema abstrato ou conceitual é composto de conceitos, planos, hipóteses, idéias, são os softwares. Estão diretamente ligados, o sistema físico são as máquinas que dependem do sistema abstrato “programação” para o funcionamento de suas funções. O hardware e software se complementam.
Os sistemas também podem ser fechados ou abertos. Fechado é quando não sofre nenhuma influência do ambiente externo, são chamados sistemas mecânicos “máquinas e equipamentos”. Os sistemas abertos já sofrem intervenção do ambiente externo “entradas e saídas”, são adaptativos, para sobreviver devem se ajustar constantemente as condições do meio.
Modelo de um sistema aberto.
Ambiente Ambiente
Retroação
Sistemas de Informação
Pode ser definido como um conjunto de componentes que coletam, processam, arquiva e distribui as informações que são destinadas a diretoria, gerente e coordenação de uma organização, para que as decisões tomadas sejam positivas. Esses sistemas ajudam também na análise de problemas atuais e futuros, possibilita a visão de assuntos complexo e ajuda a criar novos produtos.
O sistema de informação determina a logística indispensável à implantação de processo de informação em uma organização, não se restringe somente a informática como pode parecer.
O conjunto interdependente das pessoas, das estruturas da organização, das tecnologias de informação (hardware e software), dos procedimentos e métodos que deveria permitir à empresa dispor, no tempo desejado, das informações que necessita (ou necessitará) para seu funcionamento atual e para sua evolução. Ainda segundo Lesca, um sistema de informação liga três grandes componentes: As pessoas que participam do processo de informação da empresa, as estruturas da organização (circuito de informação, documentos, descentralização etc, e as tecnologias de informação e de comunicação, cuja evolução é hoje galopante.
É importante ressaltar que os sistemas de informação ajudam sim diretamente nas tomadas de decisões, mais não podemos deixar de mencionar que nenhum sistema é melhor do que as pessoas que irão operá-lo.
Relatório 1 – Conceitos Iniciais
Com base no estudo realizado, fica visível a importância da tecnologia em uma organização. Os dados, sistema, informação e os sistemas de informação, num geral formam uma estrutura de gerenciamento.
Através dos mesmos é possível ter a entrada dos dados que futuramente será transformada em informação, informação esta que será decisiva para um bom gerenciamento da organização.
Os sistemas são interligados e podem ou não sofrer influencia do meio externo, depende tanto de maquinários como de trabalho humano, lembrando que as máquinas sozinhas não podem desempenhar um bom papel em uma instituição. E por fim os sistemas de informação, que é a fonte geral do que ocorre na organização, é um conjunto, liga as pessoas as estruturas e a tecnologia.
Em análise do que pode ser feito para melhorar o funcionamento de uma pequena empresa com cinco colaboradores,
...