Terminais De Computadores
Pesquisas Acadêmicas: Terminais De Computadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ramendes • 25/3/2015 • 2.510 Palavras (11 Páginas) • 500 Visualizações
Sumário
1 INTRODUÇÃO 5
2 Terminais “THIN CLIENT” 6
3 Linux 7
3.1 Artigos publicados sobre o linux 7
3.2 Diferenças entre o LINUX e Windows 8
4 ltps 8
5 Desenvolvimento do projeto 9
6 CONCLUSÃO 19
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
1. INTRODUÇÃO
ESSE TRABALHO VISA DEMONSTRAR, A PROJEÇÃO DE TERMINAIS DE COMPUTADORES QUE FICARÃO DISPONÍVEIS EM QUIOSQUE NO METRÔ DAS CIDADES DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO. PARA QUE OS TURISTAS DA COPA DO MUNDO DE 2014 E DOS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016, AMBOS REALIZADOS NO BRASIL POSSAM TER ACESSO AOS LOCAIS, DIAS E HORÁRIOS DOS JOGOS E AOS PONTOS TURÍSTICOS DAS CIDADES.
Todo esse trabalho foi desenvolvido levando-se em conta as disciplinas de Lógica, Desenvolvimento Sustentável, Estatística e Fundamentos de Sistemas Operacionais.
Portanto, foram escolhidos os terminais Thin Client que dependerão de um servidor que utilizará o Sistema Operacional LINUX.
Para efetuar a conexão dos terminais ao servidor será utilizado o LTSP ( Linux Terminal Server Project ), um componente do LINUX.
2. Terminais “THIN CLIENT”
PARA O PROJETO FORAM ESCOLHIDOS OS TERMINAIS THIN CLIENT DEVIDO AO SEU BAIXO CONSUMO DE ENERGIA, PORÉM DURANTE O DESENVOLVIMENTO FORAM ENCONTRADAS OUTRAS VANTAGENS PARA A SUA UTILIZAÇÃO, CONFORME ABAIXO:
• Baixo custo de administração de TI.
• Facilidade de proteção.
• Baixo custo de hardware.
• Menor custo para licenciamento de softwares.
• Baixo consumo de energia.
• Valor desprezível para a maioria dos ladrões.
• Resistência a ambientes hostis.
• Menor dissipação de calor para o ambiente (economia com ar condicionado).
• Mais silencioso que um PC convencional.
• Necessita menor largura de banda na rede onde é empregado.
• Não necessita de ser substituído com a mesma frequência de um PC convencional, gerando menos lixo eletrônico
Thin Clients ou Clientes Magros, são computadores diskless3 interligados em rede através de uma arquitetura cliente/servidor, no qual o computador cliente possui pouquíssimos ou até mesmo nenhum aplicativo instalado, sendo totalmente dependente do servidor para a execução das aplicações (WIKIPÉDIA, 2007c).
O terminais utilizados são equipamentos básicos e simples, sem disco rígido, tornando-se de baixo custo para as empresas.
O armazenamento não é realizado em discos rígidos impossibilitando que os mesmos sejam corrompidos por um software malicioso ou incompatível. Para esse fim são utilizados dispositivos como CD-ROM, memória flash e discos virtuais de rede, garantindo baixos custos de manutenção e o aumento do tempo médio entre falhas (MTBF - Mean Time Between Failures) (NOGUEIRA, 2007).
3. Linux
O LINUX É UM SISTEMA OPERACIONAL QUE FAZ A COMUNICAÇÃO ENTRE O SOFTWARE E O HARDWARE. POSSUI O MELHOR CUSTO-BENFÍCIO, POIS É DE GRAÇA, ALÉM DE TER MAIS SEGURANÇA PORQUE NÃO É ATINGIDO POR VÍRUS.
Esse sistema é um software livre, porém quando foi lançado era proibido o uso comercial, mas agora a GNU (General Public License) permite a distribuição, a venda de versões modificadas desde que sejam na mesma licença e acompanhadas do código fonte.
Um exemplo de distribuição que corre num CD é o Kurumin Linux, criado por Carlos Eduardo Morimoto, baseada no Knoppix.
O uso do sistema operacional LINUX tem muitas vantagens como a menor necessidade de recursos, pois roda em máquinas com menos memória e poder de processamento, sendo assim você pode usar máquina velha com Linux, você também tem um código aberto para poder adaptá-lo conforme as suas necessidades, suporta multitarefa real, memória virtual, bibliotecas dinâmicas, redes TCP/IP, além de muitas outras funcionalidades que deixariam esta lista extensa demais.
Mas é claro que o Sistema Operacional LINUX também tem algumas desvantagens como: falta de padronização, versões que não funcionam, jogos famosos do Windows que não tem versões para o LINUX, etc.
1. Artigos publicados sobre o linux
NO ARTIGO “USUÁRIOS DO LINUX SÃO OS QUE MAIS FAZEM BUSCA NO GOOGLE” FEITA POR POR REDAÇÃO DO IDG NOW E PUBLICADA EM 24 DE AGOSTO DE 2009 ÀS 11H46 MOSTRA UM LEVANTAMENTO COM 163,2 MILHÕES DE BUSCA NO GOOGLE, SENDO 94,61%. ISSO MOSTRA A QUANTIDADE DE PESSOAS QUE ESCOLHEREM UTILIZAR O LINUX.
Outro artigo muito interessante o “Microsoft libera 20 mil linhas de códigos para o Linux “ que foi publicado pelo “O Globo Online” em 21/07/2009 às 11/:03, que em um evento a Microsoft anunciou ter desenvolvido três drivers para o LINUX com mais de 20 mil linhas de comando.
2. Diferenças entre o LINUX e Windows
A MAIOR DIFERENÇA ENTRE O LINUX E O WINDOWS É QUE O LINUX TEM CÓDIGO ABERTO E O WINDOWS É IMPOSSÍVEL TER ESSE TIPO DE ACESSO.
Segue, abaixo, algumas de suas diferenças:
- O Windows é um dos maiores alvos dos vírus, já o Linux é quase imune;
- O Windows exige os melhores hardware, já o Linux funciona até com os mais simples;
- O Windows é um software restrito a licença, já o Linux é um software livre;
- O Windows é mais usados por Desktops do que por servidores, já o Linux é mais usados por servidores do que por Desktops;
4. ltps
O LTSP É UM COMPONENTE DO LINUX QUE PERMITE QUE COMPUTADORES E THIN CLIENTS BARATOS SEJAM CONECTADOS A SERVIDORES, COMPARTILHANDO O PROCESSAMENTO DO SERVIDOR COM OS DESKTOPS.
Esse componente visa simplificar o uso de estações como terminais. Assim podendo configurar o ambiente para terminais em modo caráter ou gráficos
Quando
...