Termistores NTC
Artigo: Termistores NTC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafael.moitinho • 11/4/2013 • Artigo • 644 Palavras (3 Páginas) • 582 Visualizações
Termistores NTC
Termistor NTC é um elemento termicamente sensíveis a temperatura com precisão. Quando a temperatura aumenta a resistência ôhmica diminui, caracterizando assim o NTC (Negative Temperature Coeficient). Fabricados e desenvolvidos com uma tecnologia exclusiva que permite a tolerância de variação de até 1% e tamanhos reduzidos permitindo a utilidade em qualquer tipo de aplicação.Podem ser desenvolvidos para faixa de temperatura de -50°C até 300°C. Devido ao seu excelente 5°C.
Termistores PTC
Termistores PTC são protetores térmicos que apresentam resposta em resistência ôhmica (ohms). Muito utilizado na proteção térmica de motores elétricos AC/DC , de baixa, media e alta potência, transformadores, aparelhos eletrônicos como (módulos,dissipadores, som) e máquinas em geral que ligados a um controlador térmico, relé ou alarme emitem um sinal de alta resistência ôhmica para o desligamento do equipamento em caso de superaquecimento na temperatura especificada. Seu tamanho reduzido permite uma ótima sensibilidade e podem ser fornecidos na versão mono e trifásico e também em modelos encapsulados de acordo com a necessidade do equipamento.
Relês
O relê é um dispositivo eletromecânico, formado por um magneto móvel, que se desloca unindo dois contatos metálicos. O Relê podemos dizer que foi muito utilizado nos sistemas telefônicos no tempo das centrais analógicas nas localidades mais remotas. Os Relês são considerados grandes membros, e até mesmo uma espécie de antepassados dos transistores, onde eram considerados que suas aplicações eram muito limitadas, caras e lentas (ex: o relê demora mais de milésimo de segundo para fechar um circuito). Mesmo tendo estas desvantagens ainda encontramos alguns dispositivos que utilizam os relês. O funcionamento dos Relés é bem simples, eles trabalham da seguinte forma: quando uma corrente circula pela bobina, esta cria um campo magnético que atrai um ou uma série de contatos fechando ou abrindo circuitos.
Potenciômetro Linear
No potenciômetro linear, o valor da resistência aumenta ou diminui de forma linear de acordo com o giro que damos no botão, por exemplo se girarmos o botão do potenciômetro até a sua posição central teremos exatamente a metade da resistência total do potenciômetro.
Potenciômetro Logarítmico
No potenciômetro logarítmico esta escala se altera de forma logarítmica e não linear, isto é, o valor da resistência ao girar o botão não é proporcional a posição dele como no linear. Este tipo de potenciômetro é muito empregado nos amplificadores de som.
Sensores de temperatura
Sensores de temperatura são transdutores que alteram
...