Termo dinamica
Por: band • 15/3/2016 • Trabalho acadêmico • 602 Palavras (3 Páginas) • 274 Visualizações
Objetivo
Determinar experimentalmente o calor específico do zinco e saber associar erros experimentais para comparar os resultados obtidos com os dados tabelados.
Introdução
Este relatório é voltado para o estudo e identificação do calor específico do ZINCO, e de seu possível erro experimental. Para isso, o corpo foi introduzido em um recipiente contendo água e aquecido até o início da ebulição da água, onde a partir deste ponto cessou-se o aquecimento. Após aguardarmos alguns minutos, retiramos o metal e colocamos dentro de um vaso calorimétrico, isolado do meio externo onde se alcançou o equilíbrio térmico. Colocando o corpo em contato e dentro de um calorímetro, ocorre uma transferência de energia, sob a forma de calor, da temperatura mais elevada para o que se encontra a temperatura mais baixa, até o equilíbrio.
Para se elevar a temperatura de um gás, líquido ou sólido, é necessário que lhe seja fornecido calor. A quantidade de calor necessária para elevar de um grau a massa unitária de uma substância depende da sua capacidade em absorver este calor, sendo uma forma de identificação de um corpo. O termo calor é usado para indicar a energia transferida de um corpo ou sistema, não sendo usado para indicar a energia que um corpo possui.
A propagação do calor que utilizamos foi à condução térmica, que é a transferência de energia do movimento de vibração entre as moléculas de um sistema. O fluxo de calor segue do corpo de temperatura mais alta para o de temperatura mais baixa.
Relação de Materiais
Copo de isopor (calorímetro) com tampo isolante
Termômetro de álcool (10ºC a 100ºC)
Aquecedor
Agua “pura”
Peça de metal de massa conhecidas
Bequer
Garra para retirar as peças de metal de água fervendo
Recipiente calibrado em mL para medir a água
Bico de Bunsen
Tripé
Tela de amianto
Procedimento experimental
Para determinar o calor específico do zinco pelo método das misturas, usamos um calorímetro de isopor, cuja sua capacidade calorífica é desprezível, contendo um volume de 100 ml de água a temperatura ambiente.
Dados antes da mistura:
Massa de água = 90,036g
Temp. inicial da água = 29ºC
Massa do bloco de zinco = 29,530g
Temp. inicial do zinco = 95ºC
Dados após a mistura:
Temperatura final de equilíbrio do conjunto (água + bloco de zinco) = 22 oC (± 1oC), ou seja, a temperatura final da água é igual a temperatura final do bloco de zinco.
Calculos:
Massa
...