Termodinamica
Ensaio: Termodinamica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jonasreis1991 • 2/10/2014 • Ensaio • 1.707 Palavras (7 Páginas) • 221 Visualizações
Hidrelétrica:
1. O que é Usina Hidrelétrica?
2. Como funciona?
3. Principais Usinas Hidrelétricas do Brasil
4. As vantagens de uma construção de uma usina hidrelétrica
5. As desvantagens da construção de uma usina hidrelétrica
6. Os impactos ambientais na construção de uma usina
7. Curiosidade
Termoelétrica:
1. O que é Usina Termoelétrica?
2. Funcionamento:
3. Tipos de Usina Termoelétrica:
4. Principais Usinas Termoelétricas:
5. As vantagens de uma construção de uma usina termoelétrica:
6. As desvantagens da construção de uma usina termoelétrica:
7. Os impactos ambientais na construção de uma usina:
1 - O que é Usina Hidrelétrica?
Uma usina hidrelétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, através de aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.
O potencial hidráulico é proporcionado pela vazão hidráulica e pela concentração dos desníveis existentes ao longo do curso de um rio. Isto pode se dar:
• de forma natural, quando o desnível está concentrado numa cachoeira;
• através de uma barragem, quando pequenos desníveis são concentrados na altura da barragem;
• através de desvio do rio de seu leito natural, concentrando-se os pequenos desníveis nesse desvio.
Basicamente, uma usina hidrelétrica compõe-se das seguintes partes:
• barragem;
• sistemas de captação e adução de água;
• casa de força;
• sistema de restituição de água ao leito natural do rio.
Cada parte se constitui em um conjunto de obras e instalações projetadas harmoniosamente para operar, com eficiência, em conjunto.
Os primeiros dispositivos destinados ao aproveitamento da energia hidráulica foram rodas montadas numa estrutura colocada sobre um rio. Pás fixadas em torno da parte externa das rodas mergulhavam no rio, e a água, ao atingir as pás, fazia girarem as rodas. Os antigos romanos ligaram estas rodas-d'água a mós e usaram a energia para moer grãos
2 - Como Funciona?
Figura 1 – Como Funciona uma Hidrelétrica
A água captada no lago formado pela barragem é conduzida até a casa de força através de canais, túneis e/ou condutos metálicos. Após passar pela turbina hidráulica, na casa de força, a água é restituída ao leito natural do rio, através do canal de fuga.
Dessa forma, a potência hidráulica é transformada em potência mecânica quando a água passa pela turbina, fazendo com que esta gire, e no gerador que também gira acoplado mecanicamente à turbina a potência mecânica é transformada em potência elétrica. O gerador é um equipamento composto por um imã e um fio bobinado.
A energia assim gerada é levada através de cabos ou barras condutoras dos terminais do gerador até o transformador elevador, onde tem sua tensão (voltagem) elevada para adequada condução, através de linhas de transmissão, até os centros de consumo.
Daí, através de transformadores abaixadores, a energia tem sua tensão levada a níveis adequados para utilização pelos consumidores.
3 - Principais Usinas Hidrelétricas
Dentre os países que usam essa forma de se obter energia, o Brasil se encontra apenas atrás do Canadá e dos Estados Unidos, sendo, portanto, o terceiro maior do mundo em potencial hidrelétrico.
A primeira usina movida a água para a geração de eletricidade foi construída nos EUA, em 1882. Essa usina hidrelétrica transformou a energia hidráulica numa importante fonte de eletricidade.
A Usina Hidrelétrica de Tucuruí, por exemplo, constitui-se de uma das maiores obras da engenharia mundial e é a maior usina 100% brasileira em potência instalada com seus 8.000 MW, já que a Usina de Itaipu é binacional.
O vertedor de Tucuruí é o maior do mundo com sua vazão de projeto calculada para a enchente decamilenar de 110.000 m³/s, pode, no limite dar passagem à vazão de até 120.000 m³/s. Esta vazão só será igualada pelo vertedor da Usina de Três Gargantas na China. Tanto o projeto civil como a construção de Tucuruí e da Usina de Itaipu foram totalmente realizados por firmas brasileiras, entretanto, devido às maiores complexidades o projeto e fabricação dos equipamentos eletromecânicos, responsáveis pela geração de energia, foram realizados por empresas multinacionais.
Os Estados Unidos continuam sendo o maior produtor mundial, com uma produção de mais de 300 TWh, seguidos pelo Canadá mais de 250 TWh. Esses dois países possuem algumas das mais importantes usinas hidrelétricas, com capacidades de produção muito variadas (condicionadas pelo débito e pela altura da queda), atingindo de algumas centenas a vários bilhões de KWh.
Figura 2 – Principais usinas hidrelétricas
No Brasil, a região centro-sul é uma das mais ricas em potencial hidrelétrico do mun-do, propiciando boas perspectivas para o abastecimento do setor. No trecho médio do Tietê, forma construídas as usinas de Barra Bonita, Álvaro Sousa Lima, Ibitinga e Promis-são. Em princípios da década de 70, essas unidades geravam um total de 2,3 milhões de quilowatts-hora.
Um dos conjuntos hidrelétricos mais importantes é o de Urubupungá, formado pelas usinas de Jupiá e Ilha Solteira, operando com potência total de 4,6 milhões de quilowatts. Em princípio de 1974, a potência instalada do conjunto era de 2,04 milhões de quilowatts (1,2 milhões de
...