Texteis Tecnicos Automotivo
Trabalho Universitário: Texteis Tecnicos Automotivo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jadimuniz • 5/5/2014 • 3.370 Palavras (14 Páginas) • 421 Visualizações
Faculdade de Tecnologia de Americana
Curso Superior de Tecnologia em Produção Têxtil
TECIDOS TÉCNICOS
NO SEGMENTO AUTOMOTIVO
5º semestre de Superior em Tecnologia Têxtil
Jadielma Fernanda
Marina Martins
Tatiane Cristina
Abril de 2014
TECIDOS TÉCNICOS
NO SEGMENTO AUTOMOTIVO
5º semestre de Superior em Tecnologia Têxtil
Jadielma Fernanda
Marina Martins
Tatiane Cristina
Abril de 2014
Têxteis Técnicos
Têxteis técnicos são materiais constituídos de matérias primas na forma de fibra, fios, filamentos, etc., no mais diferentes arranjos com aplicações que necessitem de performance bem determinada, visando praticidade, segurança economia e durabilidade definida, exceto os têxteis que são utilizados em moda, cama, mesa banho.
Matérias- primas utilizadas
No que se refere as fibras as matérias- primas são classificadas segundo a norma ABNT NBR 12744 – Fibras têxteis – Classificação dividem-se em fibras naturais e manufaturadas, conforme indicação a seguir:
Fibras naturais: encontradas na natureza. Que são divididas em três grupos:
• Fibras naturais vegetais: fibras têxteis encontradas no reino vegetal.
Ex: Algodão, coco, sisal, etc.
• Fibras naturais, animais: são fibras têxteis encontradas no reino animal.
Ex: lã cashmere, etc.
• Fibras naturais minerais: são vibras têxteis encontrada no reino mineral
Ex: níquel- cromo, cerâmicas, etc.
Fibras manufaturadas são fibras têxteis obtidas por processo de manufatura, em oposição as fibras que ocorram a natureza:
• Fibras artificiais: são fibras têxteis obtidas através de uma molécula ou macromolécula, já existente na natureza que sofre uma transformação.
Ex: viscose, vidro, silicone.
• Fibras sintéticas: são fibras têxteis obtidas através de macromolécula que precisam ser sintetizadas quimicamente.
Ex: poliéster, polipropileno, poliamida.
O que se refere a matérias não fibrosos utilizados na produção de têxteis técnicos, podemos elencar os seguintes:
• Dispersões poliméricas: látex sintético, polímeros de acido acrílico, etc.
• Soluções: poliuretana e borracha silicônica
• Sólidos ou colóides: termoplástico e termofixos.
Os têxteis técnicos podem ser fabricados por fios, filamentos, cabos, tiras e cordas, tecidos planos, tecidos de malha por trama e de nãotecidos.
Processo de Acabamento
Não tecido x tecidos técnicos
Tecidos técnicos e Nãotecidos são produzidos com fios ou fibras têxteis, os dois tipos de tecidos são conhecidos como têxteis técnicos, materiais constituídos para aplicações que necessitam de desempenho bem determinado, focando em praticidade, segurança, economia e durabilidade.
A grande diferença está na configuração do material, tecido é uma estrutura produzida pelo entrelaçamento de um conjunto de fios de trama e outro conjunto de fios de urdume.
Já o nãotecido, é classificado como uma estrutura plana, flexível e porosa, constituída de véu, manta de fibras ou filamentos consolidados por processo de fricção, químicos (adesão), térmico (coesão) ou combinações destes.
Indústria Automobilística: têxteis sobre rodas
A indústria têxtil paulista está presente em diversos setores da economia brasileira e é de fundamental importância para a composição de vários produtos. São tecidos, fios e linhas, entre outras, que compõem uma grande gama de produtos para as mais diferentes utilizações. Entre os setores que mais demandam dos têxteis está, por exemplo, a indústria automobilística. Aproximadamente 45% dos materiais no interior dos automóveis é composto de produtos têxteis, são revestimentos de bancos, carpetes, estofamentos, cintos de segurança, costuras, linhas, cortes e os “air bags”. São usados fios específicos para cada parte do carro. A costura dos bancos e os tecidos são desenvolvidos para suportar movimentos bruscos, altas temperaturas, sempre preocupados com dois fatores principais, que são a durabilidade da costura e do tingimento aplicados a essas peças.
Para a produção automotiva, são desenvolvidos produtos altamente tecnológicos, que atendem aos padrões mundiais de qualidade
Pneus
Um pneu é um material composto reforçado por diversos componentes têxteis colocados por uma matriz de borracha. Sendo o: desenho de piso unidirecional (único sentido), nervura equalizadora (vários terrenos), ranhura de defesa (alinhar o carro), perfil de carcaça (linho, arame), composto de piso para alto
...