Tipo Ideal De Processador
Trabalho Escolar: Tipo Ideal De Processador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: airtonmarques • 22/10/2013 • 310 Palavras (2 Páginas) • 480 Visualizações
3.2- Considerações Sobre o Tipo Ideal de Processador
Com mais versões disponíveis, os i5 são campeões de custo-benefício (entre notebooks e PCs, são 22 versões diferentes). O modelo 2500k, por exemplo, é tido como ideal para muitos gamers. Ele não custa tanto quanto um Core i7 e, segundo benchmarks, oferece desempenho equivalente em jogos. Em geral, os Core i5 oferecem um desempenho próximo ao do i7 e, em atividades comuns, o usuário não é capaz de perceber a diferença de performance. Por isso, ele é indicado para usuários intermediários e, dependendo do uso, também avançados.
O Core i5 é um processador mais evoluído do que o i3 e oferece suporte a tecnologias que não estão presentes no modelo mais simples. Por exemplo, o uso do Turbo Boost, GPU integrada de melhor qualidade e maior número de núcleos. Em termos de cache L3, os processadores desta série oferecem 6 MB. A GPU suporta DirectX 10.1 e possui clocks de 650 ou 850 MHz, dependendo do modelo.
Ao contrário do i3, que é sempre dual-core, o i5 oferece quatro núcleos físicos (há um modelo dual-core apenas, o 2390T). Os clocks dos i5 partem de 2,3 e vão até 3,3 GHz. Núcleos lógicos, ou hyper threading, são núcleos que o processador emula logicamente quando trabalha com multitarefas, representando ganhos relevantes de desempenho. Se um modelo suporta esta tecnologia, em geral significa que é capaz de simular logicamente o dobro de núcleos físicos: um quad-core, portanto, pode simular oito núcleos.
Embora o hyper threading não esteja em todos os i5, eles ainda assim são produtos muito competitivos. Entusiastas de hardware e quem não abre mão de um computador com bom desempenho escolhem sem medo algum a versão do i5. O campeão de custo-benefício é o 2500k, que permite overclock e tem clock de 3,3 GHz. Com o Turbo Boost padrão, o processador vai a 3,7 GHz.
...