Tipos De Liderança
Dissertações: Tipos De Liderança. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ramonaguirre • 23/10/2013 • 3.033 Palavras (13 Páginas) • 594 Visualizações
FACULDADES OBJETIVO – UNIDADE FRACTAL
Guilherme Estevez
Lucijane Gramajo Selvati
Ramoncito Aguirre Ferreira
MODELOS DE LIDERANÇA
Liderança Participativa; Liderança Carismática e
Liderança Transformacional: Líder transacional e transformacional.
Goiania-Go
2013/3
FACULDADES OBJETIVO – UNIDADE FRACTAL
Guilherme Estevez
Lucijane Gramajo Selvati
Ramoncito Aguirre Ferreira
MODELOS DE LIDERANÇA
Liderança Participativa; Liderança Carismática e
Liderança Transformacional: Líder transacional e transformacional.
Atividade acadêmica de Modelos de Liderança, sob a orientação da Professora Alanny Oliveira, para composição de Notas P1, do curso de Recursos Humanos Estratégicos, turma GO01-N12 do 3° semestre de 2013.
Goiânia-Go
2013/3
SUMÁRIO
1 - LIDERANÇA PARTICIPATIVA 4
1.1 Saiba comunicar 4
1.2 Informe seu time e o maximize .. 5
1.3 Sim o fedeeback esta a seu favor 6
1.4 Lidere por valores 6
1.5 Qualquer um pode ser lider 7
2 – LIDERANÇA CARISMATICA 8
3 – LIDERANÇA TRANSACIONAL 9
4 – LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL 9
5 - ANEXOS 11
1 - Liderança Participativa: Com base na filosofia de coaching, este estilo está focalizado em capacitar seus funcionários a buscarem seus próprios conhecimentos e tomar suas próprias decisões. Ele pode ser muito eficaz em ambiente de trabalho dinâmico e com constantes alterações das prioridades. Uma versão mais avançada deste estilo é o estilo de gestão também conhecida como “gestão horizontal”, com pouco ou nenhum níveis hierárquicos intermediários, onde diferentes gestores assumem a liderança em projetos (modelo de gestão por projetos), em função da sua especialização. Antes de falarmos dos princípios essenciais para a liderança participativa, gostaria de apresentar-lhe uma análise conveniente do ambiente corporativo. Vamos adentrar na máquina mais incrível de todas: o corpo humano.
Líder Pense num grupo de célula do corpo humano. Sabemos que elas são uma estrutura complexa que exerce funções essenciais para a nossa sobrevivência. Elas são apenas um dos milhares de conjuntos de células que temos em nosso corpo. Cada estrutura celular tem uma função específica e fundamental para o funcionamento dos nossos tecidos, dos nossos órgãos. Visualize-se como uma célula. O que você representa sozinho(a) dentro da incrível máquina do corpo humano? Sem os outros milhões de células, uma célula sozinha perde a sua função. Isolada, toda a sua complexidade e eficácia perde sua potencialidade. Agora pense na unidade desta máquina. Funções incríveis são executadas maximizando o potencial do corpo. Anticorpos combatem as doenças, células distribuem as fontes de energias por todos os cantos, impulsos elétricos emitem e recebem informações o tempo todo com impulsos nervosos que o leva a executar ações da maior complexidade. É importante entender que para a fluidez dos mais variados processos do corpo humano é preciso integração de todas as células direcionadas para um único objetivo: manter o corpo vivo e elevar o seu potencial ao máximo.
Nas organizações – apesar de não tão complexos assim – os cenários não são muito diferentes. Nela você e todos os demais são células que se isoladas e não direcionadas aos objetivos corporativos comuns, perdem a sua função no todo. Mas quando unidos por missões fortemente estabelecidas tornam-se parte de um corpo vivo e pulsante. Liderança participativa é quando todos se tornam instrumentos essenciais para o funcionamento do todo.
Voltando ao nosso assunto chave, vamos entender o papel do líder e como construir uma liderança participativa.
1.1 – Saiba comunicar! A comunicação é a sua principal aliada.
A comunicação eficaz é uma premissa para gerar resultados em qualquer área dentro e fora das empresas. Um líder que não desenvolve sua capacidade de comunicação não sabe se relacionar com seus colaboradores. Saber comunicar é a principal competência de um grande líder. E aqui vai um alerta! Utilizar desta capacidade não é apenas saber falar. Eu levei alguns bons tombos até perceber que quem tem o poder de dominar qualquer comunicação não é aquele que leva a sua visão à cabo, não é aquele que fala. Quem domina a comunicação é aquele que sabe, acima de tudo, ouvir. Pare para pensar quantas oportunidades de negócios e desenvolvimento interno foram perdidas por não saber ouvir. Você ouve, de fato, os seus colaboradores? Saiba ouvir seu time! Se você não reserva um tempo para entendê-lo, dificilmente conseguirá observar falhas e captar ideias inovadoras. Cabe a você desenvolver o potencial de cada colaborador para a obtenção de resultados coletivos. A liderança participativa requer atores que saibam contribuir com o crescimento do grupo.
1.2 – Informe seu time e o maximize!
Crie e alimente um fluxo cada vez maior e mais estratégico de informações. Seu time gosta e necessita saber dos diversos fatores que influenciam suas ações no dia a dia. Empresas que restringem informação criam ambientes de isolamento e desconhecimento, acumula funções aos gestores que poderiam facilmente ser delegadas e, portanto, travam a fluidez e
...