Tipos de Engrenagens
Por: AndreiaR • 7/4/2016 • Trabalho acadêmico • 921 Palavras (4 Páginas) • 270 Visualizações
ATPS - Mecânica Aplicada
Passo 1 : Pesquisar sobre os diversos tipos de engrenagens utilizadas. Reunir fotos, imagens e esquemas que expliquem a funcionalidade de cada espécie de engrenagem.
A engrenagem é a peça fundamental para a regulagem da potência do motor, podendo ser usadas em uma infinidade de segmentos e setores. Os tipos mais usuais e convencionais de engrenagens utilizadas hoje em dia são:
Engrenagens de Dentes Retos – Em termo de operação essa engrenagem é bem simples, porém podem ser aproveitadas em muitos tipos de aplicações. São utilizadas para fazer variações na força e na velocidade de rotação dos eixos, sendo esses geralmente paralelos. Pode ser utilizada separadamente ou em conjunto, isso dependerá da aplicação.
[pic 1][pic 2]
Imagem 1 – Engrenagem de Dentes Retos. Imagem 2 – Esquema de funcionamento de e engrenagem de dentes retos.
Engrenagens Helicoidais – Sendo um dos tipos mais convencionais de engrenagens industriais, o objetivo da aplicação é criar uma carga de empuxo ideal. Seus dentes são curvos ao longo de uma trajetória que se assemelha a uma hélice, por isso o nome “helicoidal”. Essas engrenagens tem a capacidade de transportar cargas pesadas devido à grande superfície de contato com os dentes.
[pic 3][pic 4]
Imagem 3 – Engrenagem Helicoidal Imagem 4 – Esquema de Funcionamento
de engrenagens helicoidais.
Engrenagens sem-fim: Esta engrenagem é composta de duas partes, que inclui a roda sem fim e o parafuso. Esse mecanismo tem a relação de transmissão alta com grande força axial, além de ter estrutura mais compacta que as usuais.
[pic 5]
[pic 6]
Imagem 5 – Engrenagem Sem-Fim Imagem 6 – Exemplo de Aplicação
Engrenagens Diferenciais: Muito utilizada nos automóveis, essa engrenagem faz ligação entre dois eixos distintos com uma cobertura e ajusta os ângulos de rotação. Existe um conjunto de engrenagens coaxiais presentes nas engrenagens diferenciais. Este conjunto inclui pinhões e plataforma giratória.
[pic 7][pic 8]
Imagem 7: Engrenagens Diferenciais Imagem 8 – Esquema de Composição
...