Tipos de Sondagem
Por: PLonga • 8/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 2.293 Palavras (10 Páginas) • 304 Visualizações
Escola xxx – Ensino médio / técnico
Nome Nº sala
Tipos de Sondagens
São Paulo
2015
Escola– Ensino médio / técnico
NOME Nº SALA
Tipos de Sondagens
Trabalho apresentado à disciplina de Técnicas e Práticas Construtivas de Infraestrutura do Técnico em edificações, da ETEC Getúlio Vargas como requisito parcial para a avaliação semestral.
Professor Orientador: YYY
Escola– Ensino médio / técnico
NOME Nº SALA
Tipos de Sondagens
Trabalho apresentado à disciplina de Técnicas e Práticas Construtivas de Infraestrutura do Técnico em edificações, da ETEC Getúlio Vargas como requisito parcial para a avaliação semestral.
Professor Orientador YYY
São Paulo, XX de Junho de 201X
Banca Examinadora
__________________________
Professor YYY
Introdução
| |
| |
|
Tipos de Sondagens
Sondagem á Percussão
A Sondagem a Percussão é uma ferramenta de investigação do subsolo que mede a resistência do solo.
Sondagem Rotativa
Sondagem rotativa é um método de investigação geológico-geotécnico que consiste no uso de um conjunto motomecanizado.
Sondagem a Trado
Sondagem a trado é um método de investigação geológico-geotécnica de solos que utiliza como instrumento o trado.
Sondagem a Percussão
Origem:
A história do SPT pode ser dividida em quatro fases: a primeira, que vai de 1902 até meados dos anos 1920, quando se inicia a utilização do amostrador; a segunda, começando em 1927 e indo até o final da década de 1940, com a publicação do livro de Terzaghi & Peck (1948); a terceira que se inicia com a referida publicação e se estende até a segunda metade dos anos 1970, período marcado pelas primeiras tentativas oficiais de normatização do ensaio, abrindo caminho para a quarta fase, a partir de 1977, quando se iniciam as preocupações com a qualidade dos dados e as técnicas de interpretação. De acordo com Belincanta (1998) por volta de 1902 o engenheiro Charles R. Gow iniciou nos Estados Unidos a obtenção de amostras através de processos dinâmicos de cravação (TEIXEIRA, 1974; 1977). Até essa data os processos de identificação do solo tinham por base o recolhimento de amostras de solo resultantes da perfuração com circulação d’água e a abertura de poços de grande diâmetro. Naturalmente, esses processos descaracterizavam a estrutura natural do solo e prejudicavam a identificação do tipo de solo e suas propriedades. O processo proposto por Charles R. Gow baseava-se na cravação dinâmica a seco de um tubo metálico oco de 25,4 mm de diâmetro nominal e aproximadamente 450 mm de comprimento, através do impacto de um martelo que pesava 0,49 kN. Esse procedimento possibilitou a obtenção de amostras de melhor qualidade, na profundidade desejada.
História:
O primeiro equipamento de sondagem à percussão do Brasil foi fabricado em 1938, pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, com base em projeto e especificações americanas, que após estudo estatístico adotou-se o padrão das sondagens à percussão com lavagem e utilização de amostrador do tipo IPT.
Em 1948, este método de investigação ficou conhecido internacionalmente como SPT “Standard Peneration Test”.
Em 1988, foi proposto pelo Engenheiro Stelvio M. T. Ranzini a medida de torque necessário para romper a adesão solo - amostrador, logo após a realização do ensaio SPT, como complemento de informações, que passou a ser denominado ensaio SPT-T, porém ainda não normatizado.
Em fevereiro de 2001 a ABNT, publicou uma nova versão da NBR-6484, atualmente utilizada, que substitui a NBR-6484:1980 e cancela e substitui a NBR 7250:1982.
Equipamentos utilizados:
O equipamento para a sondagem de percussão é simples, e barato. Existe materiais mais sofisticados para a realização da sondagem, mas o material básico consiste em:
- Um tripé com sarilho, roldana e cabo;
- Tubos metálicos de revestimento, com diâmetro interno de 63,5mm;
- Hastes de aço para a perfuração, com diâmetro interno de 25mm;
Esta sondagem também é chamada de "Simples Reconhecimento", ou " Sondagem SPT" ( SPT vem da abreviação do termo em inglês Standard Penetration Test, ou seja, Teste de Penetração Padrão).Este processo é muito usado para reconhecer o subsolo do local da construção .Neste reconhecimento podemos saber:
...