Tipos de estruturas construtivas
Por: EvellynVBSS • 24/9/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 3.014 Palavras (13 Páginas) • 230 Visualizações
TIPOS DE ALVENARIA E NOVAS TECNOLOGIAS
São Paulo-SP 2018
TIPOS DE ALVENARIAS
A Alvenaria e uma parede, sendo ela estrutural ou apenas de vedação que são unidas entre si por argamassa. A alvenaria estrutural teve seu inicio ainda na época da pré-história, onde as construções que eram feitas com alvenaria eram de pedras ou tijolo cerâmico queimado, unido por barro ou betumo, mais tarde surgiu argamassa de cal e por ultimo e que predomina ate hoje veio o cimento Portland.
As alvenarias podem ter apenas função de dividir um cômodo do outro, que são as alvenarias de vedação, que não são feitas para suportar peso, apenas para fechar e dividir ambientes ou podem ser alvenarias estruturais, que podem suportar carga de lajes, coberturas, caixa d’agua, entre outros. Estas unidades podem ser blocos de cerâmica, de vidro, de concreto, pedras, tijolos etc.
Alvenaria de blocos de concreto
Os blocos de concreto são alternativos para alvenarias estruturais e de vedação. A construção feita com essa matéria oferece economia, qualidade, rapidez na realização da obra e de uma forma que respeite ao meio ambiente.
Os blocos de concreto são peças retangulares feitas com cimento, areia, pedriscos, pó de pedra e agua. E podem ser feitos de acordo com o desejado, devendo ser para alvenaria estrutural, de vedação, para vergas e contra-vergas e ate meio bloco.
[pic 1]
Figura 1 – Modelos de blocos
[pic 2][pic 3]
Para levantar essa alvenaria não existe muito segredo, seguem basicamente os mesmos passos para qualquer tipo de alvenaria. Primeiro passo para começar esse tipo de alvenaria e fazendo a limpeza do local onde será instalada a parede, depois devera ser feita a marcação de acordo com o projeto de arquitetura, quando a marcação estiver correta, assente o primeiro bloco nas extremidades e encontros de alvenarias, materializando os pontos. Permaneça com a marcação das linhas. Em contrapartida, inicie a execução da primeira fiada, depois vá levantando primeiro as extremidades e assim ate terminar a parede, tomando cuidado com o prumo e nivelamento, observando também onde há aberturas. A alvenaria deve executada com muita atenção principalmente a alinhamento, prumo, esquadro e amarração. Toda essa verificação impede o aparecimento de problemas nas etapas seguintes, e consequente desperdício de materiais.
NOVAS TECNOLOGIAS (BLOCOS DE ISOPOR)
Essa é uma tecnologia que veio para reduzir os custos e aumentar a qualidade da obra. Nesse processo o bloco feito de isopor já vem revestido com reboco, o que diminui bastantes processos construtivos. Depois de assentados, só falta passar a massa corrida e aplicar a pintura, não necessitando do chapisco e nem do reboco, oferecendo assim agilidade e economia de a 25% para a obra, além de um desempenho termo acústico com cerca de 60% superior a alvenaria convencional. No entanto as peças somente podem ser utilizadas para fechamento, vedação, separação entre cômodos e não possui função estrutural. Os blocos de isopor podem substituir a alvenaria na construção civil, por ser mais barato, possuir um método construtivo rápido e sem falar que e ecologicamente correto. Inovador, seguro e eficiente, o sistema construtivo e indicado para diversos tipos de edificações, tais como residenciais, escritórios e industriais.
As tubulações de esgoto, agua e elétricas são instaladas entre os painéis, resultando em um sistema de revestimento rápido e barato.
[pic 4][pic 5][pic 6]
Vantagens:
- Valorização do empreendimento;
- Otimização do processo construtivo;
- Bom isolamento térmico e acústico;
- Redução de ate 40% do tempo de execução e mão de obra;
- Facilidade no manuseio das peças.
[pic 7][pic 8][pic 9]
ALVENARIA COM BLOCO CERÂMICO
[pic 10]
Figura 4 - Alvenaria de vedação em blocos cerâmicos
Muito empregado no mercado civil é alvenaria com os tijolos cerâmicos domina 90% dos blocos mais usados na construção no Brasil. Diante das novas tecnologias arquitetônicas e estruturais, com os novos modelos de construção e dos novos tipos de tijolos vazados desenvolvidos pelas as industrias cerâmicas e também com as normas econômicas e ambientais justificas os novos modelos de blocos.
Os blocos cerâmicos são mais usados na execução de alvenarias de vedação, com revestimento ou sem, a construção do mesmo tem que atender a norma 15270-1, no qual define todos os requisitos dimensionais, físicos e cerâmicos considerando desde á fabricação até o recebimento do mesmo.
Propriedades dos blocos
Entre as algumas propriedades dos blocos que podem ser analisadas, três são consideradas fundamentais, são elas:
- Resistência a compressão;
- Precisão admissional;
- E o índice de absorção.
Tipos de blocos cerâmicos
Os dois tipos de blocos cerâmicos são:
[pic 11]
Figura 5 – Tipos de blocos cerâmicos
Na fabricação deve considerar as dimensões sendo elas, largura , altura e comprimento conforme tabela resumida da norma :
[pic 12]
Tabela 1- Dimensões de fabricação de blocos cerâmicos de vedação
As características exigidas na construção dos blocos cerâmicos, conforme norma:
[pic 13]
Tabela 2 - Características exigidas para os blocos cerâmicos de vedação
Vantagens:
- Tem o menor peso
- São uns dos melhores isolantes termo acústico;
- Contém rachaduras para facilita a aderência da argamassa.
- São furados excepcional;
- Resistência á fogo;
- Resistencia da penetração de agua de chuva;
- Flexibilidade para estética;
Desvantagens:
- Pequena resistência á compressão, não pode ser aplicado em parede estrutural;
- Devem ser usados tijolos maciços em vigas e lajes;
- Quando embutido os encanamentos de agua e energia elétrica e tacos é grandes rasgos são grandes pois os tijolos são muitos frágeis;
- As faces externas dos tijolos não possuem porosidade e devem receber chapiscos antes de incorporar o revestimento.
Assentamento do bloco cerâmico
Os blocos cerâmicos devem ser assentados observando bastante o projeto, considerando as caixas de elétrica, pontos de agua, luz e gás, cintas de amarração, vergas, e contravergas, pilares, blocos estreitos usados nas primeiras fiada, e outros detalhes. Os blocos são assentados com juntas e amarração, nivelado e aprumados, para ligar os blocos tem que chapiscar com argamassa e pressionar o bloco na parede de modo que a argamassa reflua por todo o bloco e a parede, conforme ilustrado na figura 6 abaixo:
...