Tipos de ondas: Mecânicas e eletromagnéticas
Por: marcosarantesj • 18/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.750 Palavras (7 Páginas) • 440 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE METROPOLITANA DE PARAGOMINAS
CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
TRABALHO EM EQUIPE
TIPOS DE ONDAS
MECÂNICA E ELETROMAGNÉTICA
Adriano Corrêa – 104602
Alexandro Diniz – 108969
Eduardo Farias - 102994
Gardiel Souza – 102260
Marcos Arantes - 103908
Pedro Silva – 108190
Raphael Agnaldo – 108624
Josiane Pedrosa
ENC21
PARAGOMINAS
2017/1
ONDAS MECÂNICA E ELETROMAGNÉTICA
Grupo 1 (Tipos de Ondas Mecânicas, Eletromagnética e Periódicas)[1]
gardiellopespgm@gmail.com
Josiane Simões Mendanha Pedrosa[2]
josiane.mendanha@gmail.com
RESUMO
Este trabalho descreve de maneira simples e precisa os tipos de ondas mecânicas e eletromagnéticas.
Na física podemos dizer que a onda é causada quando há uma única força aplicada ao espaço transmitindo, através de energia, uma pertubação ao ambiente. Elas são classificadas em relação à natureza, direção e energia de propagação. No caso da onda mecânica, um exemplo claro é o famoso “efeito dominó”. Com relação às ondas eletromagneticas podemos citar a propria luz, que esta presente em todo lugar independente se há ou não vácuo.
A onda é causada por uma fonte de energia e propaga-se do ponto inicial ao final na forma de pulsos. Assim, forma-se uma sequência de pulsos periódicos.
Classificam-se em dois tipos de ondas: Mecânicas e Eletromagnéticas.
Palavras-Chaves: Ondas, Mecânica e Periódicas.
1 INTRODUÇÃO
Ao tocarmos a campainha, um sino ou ligarmos o play music, observamos que o som é ouvido em pontos diferentes. A propagação é transmitida através do ar circundante.
Cada mecanismo físico dos processos acima são diferentes, mas todos possuem um aspecto em comum. São empregadas em um ponto do espaço, e que foram observadas logo após, em um outro ponto. São exemplos de movimentos ondulatórios.
A onda é uma força aplicada ao espaço, transmintindo através de energia, uma pertubação ao ambiente. Elas são classificadas em relação à natureza, direção e energia de propagação.
Classifica-se as ondas em:
Ondas eletromagnéticas – Ação vibratória de elétrons (sem meio material para se propagar). Equações de Maxwell.
Ondas mecânicas – Variação de um meio impulsivo (com meio material para se propagar). Leis de Newton.
Com relação a direção das ondas, no que diz respeito às ondas mecânicas, dizemos então que elas podem ser:
- Ondas longitudinais - são aquelas em que a vibração ocorre na mesma direção do movimento; um exemplo são as ondas sonoras. Na figura ao lado podes observar que a vibração provocada pela mão, tem a mesma direção da onda (São ambas horizontais).
- Ondas transversais - são aquelas em que a vibração é perpendicular à direção de propagação da onda; exemplos incluem ondas numa corda e ondas eletromagnéticas. Na figura ao lado, observas um exemplo onde a vibração provocada é na direção vertical (para cima e para baixo) e a corda desloca-se na horizontal (da esquerda para a direita).
[pic 2]
FIGURA. 01 As ondas podem ser classificadas em ondas transversais e longitudinais http://www.explicatorium.com/images/cfq-8/ondas-longitudinais-transversais.jpg
Uma onda também é classificada de acordo com a metodologia onde ocorre, sendo assim: unidimensional (exemplo da corda), bidimensional (exemplo da pedra no lago) ou tridimensional (o som).
O trabalho apresentado foi desenvolvido buscando apresentar de forma clara e objetiva desse tema de fundamental importância para a física. A metodologia de pesquisa usada para o desenvolvimento foi através dos sites acadêmicos relacionados ao tema e a prática átiva dos exemplos de ondas mecânicas, eletromagnéticas e periódicas, o trabalho se justifica devido a sua importância temática para a sociedade, onde se busca um aprimoramento nos conhecimentos acadêmicos nas relações existentes.
2. DESENVOLVIMENTO
O Que é Uma Onda?
As ondas são pertubações que se propagam no espaço ou em meios materiais transportando energia.
As Características das Ondas
As ondas podem ser caracterizadas por: Amplitude, Comprimento, Período, Frequência e Velocidade de Propagação.
Amplitude e comprimento de ondas
Com relação ao exemplo da corda, o limite da altura que esse pulso consegue atingir em relação a corda no estado de repolso, ou seja, a altura que a corda atinge com a força aplicada na extremidade livre, é chamada de amplitude. No caso dela sendo periódica, é possivel medir a distância entre os pulsos, onde a onda inicia a sua repetição, ou seja, quando ela faz o ciclo completo da onda. Chamamos a percusão das ondas de comprimento da onda. Ambas as medidas são comprimentos, podendo assim descrevê-las pelo SI em metros. Observe a figura 02..
[pic 3]
FIGURA 02 Ondas: comprimento de onda e amplitude: http://www.explicatorium.com/images/cfq-8/onda-caracteristicas.jpg
Período
O tempo que uma onda passa por um determinado ponto referencial, é chamado período. No SI, o período é dado em segundos.
A figura 03, corresponde um ciclo completo. Na onda de cima, o tempo que leva a completar um ciclo é de 1 segundo por ciclo (1/3 s). Podemos assim calcular o período a partir da frequência, usando a expressão:
T= 1
Ƒ
T= Período 1=Ciclo Ƒ= Frequência
...