Tipos de projetos
Seminário: Tipos de projetos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marciofazenda • 27/3/2014 • Seminário • 1.032 Palavras (5 Páginas) • 357 Visualizações
Tipos de projetoOs projetos podem ser classificados em diversas categorias, e essa classificação vai variar conforme os interesses comerciais, científicos e industriais, ou então conforme os graus de dificuldade, ou mesmo o ambiente em que se desenvolvem. A sequência de estudo sugere que você conheça algumas dessas possíveis divisões, e ao final propõe a sistematização dessas classificações, de modo a facilitar a visão estratégica sobre tipos de projetos.
Como os projetos podem ser classificados? Quais são os tipos existentes?
De acordo com o que você estudou, eles podem ser classificados quanto à natureza científica e tecnológica, e neste sentido podem ser divididos nos seguintes tipos:
a) Projetos de pesquisa – são os projetos científicos, que geralmente acontecem em universidades e centros de pesquisa. Nascem da ideia de pesquisadores e linhas de pesquisa já em andamento; podem ser de pesquisa básica, quando direcionados a resolver problemas genéricos e teóricos, sem aplicação prática em vista, ou de pesquisa aplicada, quando voltados a usar uma teoria em alguma nova aplicação, não necessariamente útil de imediato.
37
Gerência de Projetos
Unidade 1
b) Desenvolvimento tecnológico – ao contrário
dos projetos científicos, os projetos de
desenvolvimento tecnológico nascem da ideia de
empresários e engenheiros, e estão orientados
diretamente ao mercado, buscando introduzir
inovação tecnológica, seja em produtos
diretamente para a venda, ou em processos
de produção ou comercialização dentro das
empresas; por serem projetos de inovação, estão
fortemente associados ao conhecimento científico
gerado em pesquisas básicas e/ou aplicadas.
c) Engenharia – são os que se baseiam em
conhecimentos e tecnologias dominadas, e
estão voltados a construir protótipos e produtos
com aplicação bem definida. Os projetos de
engenharia mais comuns que conhecemos são os
da construção civil.
Outra forma de dividir os projetos está relacionada à sua origem
institucional. Nesse caso, não estamos fazendo distinção entre
ciência, tecnologia ou engenharia, mas sim quanto ao tipo de
instituição que os originou. Uma possível divisão desses projetos
seria a seguinte:
a) Comerciais – são os projetos que nascem dentro das
empresas, buscando diferencial competitivo no mercado;
pode ser a ideia de um novo produto, baseada em
estatísticas e pesquisas realizadas junto ao consumidor,
ou a necessidade de modificação de um processo de
venda ou de produção, com foco em melhoria comercial.
Lançamentos de novas embalagens, novas versões de
software e novas formas de entrega para o consumidor
são exemplos desse tipo.
b) Industriais – muito próximos dos projetos do tipo
“comercial” também estão objetivando diferencial
competitivo; no entanto, são desenvolvidos no interior
da indústria, buscando melhorias no processo produtivo
38
Universidade do Sul de Santa Catarina
do chão de fábrica, sem um relacionamento direto com perspectivas comerciais (apesar de estar claro que tais melhorias vão colaborar na qualidade de todo o sistema); são projetos que vão desde uma modificação de lay-out no chão de fábrica, passando por projetos de introdução de automatismos em máquinas até a criação de novas máquinas-ferramenta.
c) Governamentais – os governos são grandes geradores de projetos, e alguns envolvem toda a sociedade e podem até mesmo mudar os rumos de uma região ou de um país; em tese, nascem das necessidades sociais e de visões estratégicas para buscar suprir tais necessidades, mas o que se vê geralmente são as vaidades políticas e a visão limitada como geradores de tais projetos, que muitas vezes acabam em gastos inúteis do dinheiro público; mas certamente há também os projetos de sucesso, muitas vezes polêmicos, que são capazes de modificar todo um panorama histórico. Há também os projetos de pequeno porte, igualmente importantes, que mudam, por exemplo, o trânsito de um bairro ou introduzem ali uma área verde e de preservação.
d) De fomento – projetos de fomento são também, em geral, governamentais, mas se distinguem um pouco daqueles por estarem voltados a desenvolver algum aspecto da economia e/ou tecnologia, ou seja, buscam criar ambientes favoráveis para que a iniciativa privada se desenvolva; importantíssimos por sua característica de apoio estrutural, um bom exemplo desse tipo de projeto é a criação de parques tecnológicos e incubadoras de empresas, fomentadores de novos negócios e de inúmeros outros projetos de inovação dentro dessas empresas ou ideias nascentes (cabe aqui ressaltar que a Unisul criou e mantém uma incubadora, com o apoio do governo de Santa Catarina).
e) Acadêmicos – são os projetos que se desenvolvem dentro do ambiente
...