Tipos de transdutores
Artigo: Tipos de transdutores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RAYSSAFERNANDA17 • 10/12/2013 • Artigo • 819 Palavras (4 Páginas) • 361 Visualizações
Vantagens
O método sônico, na detecção de pequenas descontinuidades internas, é altamente sensível. Descontinuidades, como por exemplo em trincas devido ao tratamento térmico, fissuras e outros de difícil detecção por outro ensaios, como os de radiação penetrante( gamagrafia e radiografia),que necessitam de revelação do filme, ou seja, demanda tempo do informe de resultados. Por não necessitar de processos intermediários para sua interpretação, agiliza a inspeção.
O método ultrassônico não requer planos de segurança especiais, sendo assim mais seguro. Também, não necessita de aparelhos acessórios.
Sua avaliação da descontinuidade é praticamente completa, dando a localização, avaliação do tamanho e interpretação, tornando-se mais eficaz que os demais métodos.
Tipos de transdutores
Transdutores são dispositivos que recebem um sinal e retransmitem, usando um sensor, independente de conversão de energia.
Os transdutores usados no ensaio não destrutivo ultrassônico são:
* Transdutores normais ou retos: é o chamado cabeçote monocristal formador de onda longitudinal perpendiculas à superfície de acoplamento. construído a partir de um cristal piezelétrico com uma das faces colada num bloco rígido denominado amortecedor e outra face protegida por uma membrana de borracha ou por uma resina especial. O bloco amortecedor serve de apoio para o cristal e absorve as ondas emitidas pela face colada a ele.A face de contato do transdutor com a peça deve ser protegida contra desgaste mecânico por meio de membranas de borracha finas e resistentes ou camadas fixas de epóxi enriquecido com óxido de alumínio.Em geral os transdutores normais são circulares, com diâmetro de 5 a 24mm, com frequência de 0,5,1, 2, 2,5,4,5 e 6M Hz. Outros diâmetros e frequências existem, porém para aplicações especiais.
* Transdutor Angular: O transdutor angular é assim chamado em razão de o cristal formar um determinado ângulo em relação à superfície do material. O ângulo é obtido pela inserção de uma cunha de plástico entre o cristal piezelétrico e a superfície. A cunha pode ser fixa, sendo então englobada pela carcaça, ou intercambiável; neste último caso, um transdutor normal é preso com parafusos que fixam a cunha à carcaça.Uma vez que a prática é trabalhar com diversos ângulos (35,45,60,70 e 80 graus), a solução de um único transdutor com várias cunhas é mais econômica; no entanto, é necessário maior cuidado no manuseio. O ângulo nominal, sob o qual o feixe ultrassônico penetra no material, vale somente para inspeção de peças de aço; se o material for outro, determina-se o ângulo real de penetração por meio de blocos de calibração feitos desse mesmo material. A mudança do ângulo deve-se à mudança de velocidade no meio.
O cristal piezelétrico somente recebe ondas ou impulsos ultrassônicos que penetram na cunha na direção paralela à de emissão, em sentido contrário. A cunha de plástico funciona como amortecedor para o cristal piezelétrico após a emissão dos impulsos.
O transdutor angular apresenta sapatas de acrílico feitas para proporcionar ângulos de transmissão bem definidos. Entretanto, o uso contínuo e o consequente desgaste das sapatas poderão alterar o desempenho do transdutor. Esse problema
...