TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topografia - Planimetria

Trabalho Universitário: Topografia - Planimetria. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  971 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

1.1. DEFINIÇÃO DA CIÊNCIA

De acordo com LOCH (2000) Topografia é uma ciência aplicada, baseada na geometria e na trigonometria plana, que utiliza medidas de distâncias horizontais, diferenças de nível, ângulos e orientação, com o fim de obter a representação, em projeção ortogonal sobre um plano de referência, dos pontos que definem a forma, as dimensões e a posição relativa de uma porção limitada do terreno, sem considerar a curvatura da terra.

O termo só se aplica as áreas relativamente pequenas, sendo utilizado o termo geodésia quando se fala de áreas maiores. Para isso são usadas coordenadas que podem ser duas distâncias e uma elevação, ou uma distância, uma elevação e uma direção.

A palavra “Topografia” deriva das palavras gregas “topos” (lugar) e “graphen” (descrever), o que significa, a descrição exata e minuciosa de um lugar. (DOMINGUES, 1979).

1.2. FINALIDADE DA TOPOGRAFIA

Todo o planejamento, notadamente aquele voltado ao desenvolvimento de um país, estado, município ou área de interesse qualquer, necessita de uma quantidade muito grande de informações. Estas informações devem ser as mais variadas possíveis, confiáveis e estar ao alcance dos planejadores sem o que os planos não passam de condutas quiméricas dos especialistas. (LOCH, 2000).

É a topografia que, através de plantas com curvas de nível, representa o relevo do solo com todas as suas elevações e depressões. Também nos permite conhecer a diferença de nível entre dois pontos, seja qual for a distância que os separe. As plantas topográficas possuem uma infinidade de aplicações.

Na Topografia trabalha-se com medidas (lineares e angulares) realizadas sobre a superfície da Terra e a partir destas medidas são calculados áreas, volumes, coordenadas, etc. Além disto, estas grandezas poderão ser representadas de forma gráfica através de mapas ou plantas. Para tanto é necessário um sólido conhecimento sobre instrumentação, técnicas de medição, métodos de cálculo e estimativa de precisão (KAHMEN; FAIG, 1988).

1.3. FINALIDADE DO LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO

Realizar um levantamento topográfico é desenvolver todas as operações de medidas de campo, indispensáveis para a determinação da posição relativa dos pontos que compõem a área de estudo. A extensão dos levantamentos, o fim a que se destinam e a precisão obtida, são funções do tipo de levantamento adotado, que pode ser expedito, regular e de precisão. Cada tipo de levantamento exige instrumentos e métodos apropriados.

A Norma ABNT – NR 13133 diz que: “O Levantamento Topográfico é um conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas. A estes pontos se relacionam os pontos de detalhes visando à sua exata representação planimétrica numa escala predeterminada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com equidistância também predeterminada e/ou pontos cotados”.

Ainda de acordo com a norma podemos considerar que: Levantamento topográfico planimétrico cadastral é levantamento planimétrico acrescido da determinação planimétrica da posição de certos detalhes visíveis ao nível e acima do solo e de interesse à sua finalidade, tais como: limites de vegetação ou de culturas, cercas internas, edificações, benfeitorias, posteamentos, barrancos, árvores isoladas, valos, valas, drenagem natural e artificial, etc. Estes detalhes devem ser discriminados e relacionados nos editais de licitação, propostas e instrumentos legais entre as partes interessadas na sua execução.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL

Descrever a Planimetria, quais as suas funções, utilidades e materiais utilizados na mesma.

2.2. OBJETIVO ESPECIFÍCO

- Descrever a Planimetria;

- Estudos de: Equipamentos Utilizados, Levantamento Planimétrico, Ângulos Horizontais, Classificação de Poligonais e Planificação;

- Técnicas, Levantamentos e Cálculos da Poligonal.

3. METODOLOGIA

3.1. NORMAS E REGULAMENTOS PARA LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO

Na elaboração do trabalho foi observado a seguinte publicação: Norma ABNT NBR 13.133 – “Execução de levantamento topográfico”, de 30-06-94.

A Norma ABNT – NR 13133 fixa as condições exigíveis para a execução de levantamento topográfico destinado a obter:

- Conhecimento geral do terreno: relevo, limites, confrontantes, área, localização, amarração e posicionamento;

- Informações sobre o terreno destinadas a estudos preliminares de projetos;

- Informações sobre o terreno destinadas a anteprojetos ou projetos básicos;

- Informações sobre o terreno destinadas a projetos executivos.

Das condições exigidas para a execução do levantamento topográfico, compatibilizamos medidas angulares, medidas lineares, medidas de desníveis e as respectivas tolerâncias em função dos erros, selecionando métodos, processos e instrumentos para a obtenção dos resultados compatíveis com a destinação do levantamento, assegurando que os erros propagados, não excederam os limites de segurança inerentes a esta destinação.

4. DESENVOLVIMENTO

4.1. PLANIMETRIA

Planimetria é a representação em um plano de algum espaço, tais como: grupos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com