Topografia equipamentos
Por: Cassia Thaysa Castro • 27/9/2015 • Trabalho acadêmico • 763 Palavras (4 Páginas) • 772 Visualizações
[pic 1]
Acadêmico: Cássia Thaysa De Castro
Professor: Joaquim Carvalho
Apresentação dos materiais topográficos.
Trabalho requisitado na
Disciplina de Topografia I
Pelo professor Joaquim Carvalho.
Palmas-TO, 01 de setembro de 2014.
Sumário
Introdução--------------------------------------------- pág: 03
Objetivo----------------------------------------------- pág: 04
Ambiente---------------------------------------------- pág: 04
Equipamentos e acessórios------------------------- pág: 04
Conclusão--------------------------------------------- pág: 08
Referencias Bibliográfica--------------------------- pág: 09
Introdução
É de grande valia em Topografia aula pratica, é foi com ênfase no estudo das aulas ministradas em sala, que fomos ao Laboratório de Civil do CEULP/ULBRA fazer o reconhecimento dos equipamentos e acessórios topográficos que iremos utilizar nas aulas praticas da disciplina.
Objetivo
O objetivo foi o de fazer o reconhecimento dos instrumentos e dos acessórios de topografia que irão ser utilizados para fazer levantamentos ao longo da disciplina.
Ambiente
O ambiente foi no Laboratório de Civil do Ceulp/Ulbra.
Equipamentos e Acessórios
Piquete: São necessários para marcar, os extremos do alinhamento que será medido, eles são feitos de madeira circula ou quadrada, seu comprimento varia de 15 a 30 cm com um diâmetro de 3 a 5cm, ele deve ser cravado no solo deixando-se uma parte de 3 a 5 cm visível.
Estaca: são utilizadas para identificação dos piquetes, elas tem 15 a 40 cm de comprimento com diâmetro de 3 a 5cm, sendo cravadas a uma distancia de 30 a 50 cm do piquete e ainda possuem um corte que permite uma numeração dos piquetes.
[pic 2]
Foto: representação de um piquete e uma estaca cravados no chão.
Balizas: São utilizadas para manter o alinhamento na medição entre pontos quando existe necessidade de executar varias medidas com diastímetro, são feitas de madeira ou ferro, arredondo, sextavado ou oitavado e são terminadas com uma ponta, possuem 2 metros de comprimento com diâmetro de 16 a 20mm elas podem ser pintadas em branco e vermelho ou branco e preto para que possa facilitar a visualização a distancia, durante a sua utilização deve se colocada na posição vertical, sobre uma tachinha ou ponto marcado, com o auxílio de um nível de cantoneira.
[pic 3]
Foto: balizas em vermelho e branco.
Diastímetro (trena): Tem em media 30, 50, 100m de comprimento feito de polietileno, utilizado para medir distancias lineares de forma direta, deve se toma cuidado com erros pois esses são comuns nas medições feitas por diastímetro e o pode se chama de efeito da catenária que e uma ação da gravidade sobre a trena, para diminuir essa margem de erros deve-se coloca o diastímetro perpendicular a baliza.
[pic 4]
Foto: diastímetro de polietileno.
°Mira Topográfica: Ela tem um padrão de 4m de altura, serve para medir a diferença de distancias horizontais e verticais entre os pontos de 10 em 10mm feita de metal.
[pic 5]
Tripé: Possui pontas de aço, base universal que serve para qualquer equipamento, para efetuar sua instalação deve-se libera suas travas para q assim possa se desce suas pontas e fixá-lo no chão, sendo que o topógrafo deve nivela o tripé em uma posição que ele fique entre duas de suas pernas, já a ponta de prumo deve fica rente com o piquete.
[pic 6]
Foto: tripé universal
Pág: 05
Teodolito: Aparelho usado para medição de ângulos horizontais e verticais. Por meio do teodolito podemos estima as medidas lineares (goniômetro) ou seja todo aparelho utilizado para medir ângulos quando usado esses ângulos para obter distancias lineares passa a se chama tacômetro , alem disso o teodolito possui uma bolha de nível que serve para nivela o aparelho na vertical e na horizontal, sua utilização deve se da no sentido horário para medir ângulos.
...