Torricelli
Projeto de pesquisa: Torricelli. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: stefen • 20/9/2014 • Projeto de pesquisa • 884 Palavras (4 Páginas) • 1.390 Visualizações
SETEMBRO - 2014
FORTALEZA – CE
Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
2 PESQUISA 4
2.1 EQUAÇÃO DE TORRICELLI 4
2.2 PRINCÍPIO DA LEI DE TORRICELLI 5
2.3 A EXPERIÊNCIA DE TORRICELLI 6
3 APLICAÇÕES PRÁTICAS: 8
4 CONCLUSÃO: 10
5 BIBLIOGRAFIA 11
1 INTRODUÇÃO
Evangelista Torricelli foi um físico e matemático nascido em Faenza, na Itália em 1608 e falecido em 1647. Era seguidor de Galileu, do qual foi secretário e discípulo, onde o mesmo o inspirou em muitos dos desenvolvimentos dos princípios mecânicos.
Depois da morte de Galileu, Torricelli foi nomeado matemático do Grão-Duque e professor de matemática na Academia Florentina. A descoberta do princípio do barômetro, que perpetuou a sua fama ("tubo de Torricelli", "vácuo de Torricelli"), aconteceu em 1643.
Torricelli também é famoso pela descoberta de um sólido infinitamente longo que hoje é chamado Trombeta de Gabriel, cuja área superficial é infinita, mas cujo volume é finito. Esta propriedade foi vista como um paradoxo "incrível" por muitos contemporâneos (incluindo o próprio Torricelli, que tentou várias demonstrações alternativas), e desencadeou uma controvérsia sobre a natureza do infinito com o filósofo Thomas Hobbes. Alguns supõem ter sido esta a origem da ideia de um "infinito completo".
Torricelli estudou também Mecânica dos Fluidos e Hidráulica Aplicada, onde concentraremos nossos estudos. Conseguiu encontrar uma regra que permite avaliar a velocidade com que a água sai de um orifício praticado na parede de um recipiente, uma consequência direta das experiências de Galileu.
Também trabalhou com o som e o magnetismo, além de contribuir para a matemática e para a hidráulica, dinâmica e até engenharia militar. Seu nome está associado ao estudo do cálculo das áreas de diversas figuras e dos volumes de figuras em rotação, que nas mãos de Newton e Leibnitz, deu origem ao Cálculo Integral.
As obras de Torricelli só foram publicadas totalmente em 1919.
2 PESQUISA
2.1 EQUAÇÃO DE TORRICELLI
Torricelli por ser também físico, desenvolveu a conhecida equação cinemática, cuja função é a possibilidade de se calcular a velocidade final de um corpo em movimento retilíneo uniformemente variado (movimento acelerado) sem ter que conhecer o intervalo de tempo em que este permaneceu em movimento. A grande vantagem desta equação é que o fator tempo não existe.
A equação tem a forma:
Onde e representam as velocidades final e inicial do corpo, respectivamente, representa a distância percorrida ("s" vem do latim "Spatium", mas frequentemente usa-se "d") e representa a aceleração.
Esta equação pode ser deduzida a partir das seguintes equações:
Isolando na segunda equação:
E substituindo-o na primeira, temos que:
2.2 PRINCÍPIO DA LEI DE TORRICELLI
A Lei de Torricelli nos da uma expressão para a taxa de variação do volume do tanque em relação ao tempo.
Suponha que um tanque tenha um orifício de área “a” em seu fundo. Considere h(t) como a profundidade da água do tanque no instante t. se olharmos para uma gota de água na superfície da água e considerarmos que ela esta caindo em queda livre ate o fundo do tanque, sua velocidade v é dada por:
Logo:
Em um intervalo suficientemente pequeno, o volume de água que passa pelo orifício entre os instantes t e + é aproximadamente igual ao volume do cilindro de base a e altura . Portanto, a variação no volume neste intervalo de tempo é dada por e:
Isto é, a Lei de Torricelli nos diz que a taxa de variação do volume é proporcional a velocidade com que a água sai pelo buraco e que a constante de proporcionalidade é igual à área do orifício.
Também podemos expressar
...