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Trabalho 2008

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Por:   •  3/6/2014  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

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Estados de processos Para o sistema operacional organizar os processos que serão atendidos, atribui-se estados para os mesmos. Quem armazena essas informações como os estados de processos e outras como: tempo e execução, por exemplo, é o PCB (Process Control Block).

Distribuição de Prioridades Para melhorar essa distribuição da CPU entre os processos, alguns algoritmos utilizam diferentes prioridades, essas prioridades podem ser mudadas no Windows, por exemplo, pelo próprio usuário. Com intuito de gerenciar melhor as prioridades de processo, o sistema operacional cria filas de processos. Em cada fila existem processos de mesma prioridade, e existe também fila para processos de entrada e saída. Prioridades podem ser mudadas pelo usuário, ou atribuídas automaticamente pelo sistema operacional em questão. Mesmo com a aplicação de prioridades e algoritmos melhor implementados, alguns processos ainda correm o risco de sofrer starvation (ficar muito tempo sem receber a CPU) por isso em determinado momento pode ocorrer o que chamamos de aging (O aging ocorre quando a prioridade de um processo vai se alterando com o "tempo de vida" do mesmo, controlando o starvation), que muda momentaneamente a prioridade de um processo que não é executado há muito tempo e joga sua prioridade para a mais alta possível para que ele seja atendido, logo após as prioridades voltam ao normal. Outro caso em que prioridades são alteradas é quando um programa de baixa prioridade começou a fazer uso de algum periférico de entrada e saída antes de outro de prioridade alta. Neste caso processos de alta prioridade são obrigados a esperarem os de baixa terminar sua E/S para poderem usar este periférico. Existem ainda sistemas em que quando um processo inicia sua execução, o sistema garante que este processo vai ser terminado, são chamados sistemas garantidos. Nestes sistemas a

Sistema Operacional Windows Página 40 intervenção do usuário é mínima, ao contrario do que ocorre em sistemas em tempo real como o Windows em que o usuário interrompe processos a todo instante por isso o sistema não garante que um processo vai ser Terminado. Processos são interrompidos e retomados a todo tempo, para que o sistema operacional possa fazer esse tipo de ação, é necessário a troca de contexto. Para que o sistema operacional possa interromper um processo e retomar a ele mais tarde, ele usa a PCB (Process Control Block) para guardar todas as informações que a CPU estava usando naquele momento e possa consulta-la mais tarde para que retome exatamente no ponto em que foi interrompido anteriormente. Processos podem ser divididos em “pedaços” para que eles não deixem de responder por algum motivo externo, como isso poderia atrapalhar a sua execução, ou para agilizar a programação e execução. Quando programas são divididos em threads, podemos ter partes do processo rodando em paralelo, pois as threads também são escalonáveis.

Escalonamento no Windows Desde o Windows 2000, o algoritmo de escalonamento preemptivo por prioridades é adotado.

São definidos 32 níveis de prioridade divididos por 6 classes:

Os processos com prioridades de 1 a 15 podem ter a sua prioridade alterada dinamicamente. Os processos com prioridades de 16 a 32 têm prioridade fixa. O escalonador gere uma fila

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