TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  973 Visualizações

Página 1 de 3

1- Uma das características diferenciadoras da economia, em relação a outras ciências humanas, é a possibilidade de quantificação. As variáveis econômicas são expressões indicativas de diferentes categorias de atividades econômicas – transações, processos e resultados. Diferencie variáveis-fluxo de variáveis-estoque, citando exemplos. Dê também exemplos de relações entre variáveis e cite pelo menos três formas usuais de indicações quantitativas em economia.

Resposta

Embasado na teoria variáveis Fluxo vs variáveis Estoque

Variável fluxo é aquela variável que só pode ser medida/mensurada com o passar do tempo.

Variável estoque é aquela variável que pode ser mensurada num determinado momento.

Exemplos:

Variáveis FLUXO:

- Consumo de bens e serviços

- Salários pagos

- Lucro das empresas

- Compras de Materia prima

- Renda paga pelos fatores de produção

- Exportações/Importações

- Nascimentos/óbitos

- Emprestimos/amoritzações

Variáveis ESTOQUE:

- Estoque de mercadorias

- Capital social

- População

- Dívida interna

- Quantidade de moeda em circulação

- Preços correntes

- Taxa de câmbio

2- Na manhã de uma segunda-feira, o cidadão K é informado de que ele foi o único ganhador do maior prêmio já pago pela Loteria Esportiva, tornando-se rico “da noite para o dia”. Por que, então, o governo não autoriza a emissão de moeda em quantidade suficiente para depositar nas contas bancárias de todos os cidadãos uma importância equivalente à que foi ganha pelo cidadão K? Em uma manhã qualquer de segunda-feira, se todos a recebesse, não se tornariam também ricos da “noite para o dia”? Explique o que essa proposta tem a ver com o sofisma de composição.

Resposta

Embasado na teoria de Sofismo, se todos os cidadãos recebessem dinheiro na mesma quantidade, nenhum seria rico, com muita moeda na praça o dinheiro perderia valor no mercado e consequentemente as mercadorias ficariam mais caras, o dinheiro valendo menos ninguém seria rico.

3- por que a denominação usual da economia, em seu nascedouro, era economia política? Com o tempo, essa adjetivação caiu em desuso. A denominação usual evoluiu, simplesmente, para economia. Essa expressão mais simples, não adjetivada, seria realmente preferível? A expressão original não seria mais adequada? Posicione-se a esse respeito, considerando o seguinte texto de Bresser Pereira.

“A economia é uma ciência social e, portanto, uma ciência ideologicamente condicionada. Os economistas clássicos, ao chamar esta ciência de economia política, intuíam esse fato. Marx deixou claro para sempre esse caráter ideológico da economia. A reação neoclássica tentou devolver a “pureza científica” à economia, transformando-a em uma ciência positiva, a tematicamente rigorosa e empiricamente comprovável. Chegaram até a mudar o nome, de political economy, para economics. Mas é óbvio que era uma mera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com