Trabalho
Artigo: Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ri1516 • 4/3/2015 • 897 Palavras (4 Páginas) • 207 Visualizações
1 EVOLUÇÃO DA QUALIDADE
1.1 Introdução
Atualmente, fala-se muito sobre qualidade. Provavelmente ela está tão disseminada em nosso meio que, quando compramos algo, nem questionamos se aquilo tem qualidade ou não. Dessa forma, pressupomos que a qualidade é obrigatória. Considerando que para se saber se algo tem ou não qualidade, a opinião do cliente é essencial. Como essa opinião está em frequente mudança, precisamos repensar nossos conceitos sobre qualidade.
A Qualidade Total não é uma forma inédita de se produzir qualidade em processos, serviços ou produtos, mas um modo novo de se fazer o que já se faz rotineiramente. Ou seja, para se ter qualidade não é necessária uma revolução, basta dar nova ênfase àquelas atividades corriqueiras da empresa, independentemente de seu porte, das particularidades de sua mão de obra, de seu ramo de atividade, das características do mercado onde atua, da disponibilidade de tecnologia, entre outras.
Dar nova ênfase significa mudar, e a extensão dessa mudança pode implicar alterações que afetem o processo produtivo e, por conseguinte, as informações, os equipamentos, os materiais, as relações profissionais (inclusive interpessoais) e os métodos até então conhecidos. Então surge a resistência humana e todo o processo de mudança é posto em xeque, voltando-se ao ponto de partida: faz-se o que sempre se fez ou encaram-se as atividades e os elementos da organização sob uma nova perspectiva?
Logo, a Qualidade Total tenta retratar um processo evolutivo das atividades e dos elementos de uma organização – evitando os choques provenientes de mudanças bruscas e sem planejamento – por meio da adoção gradual de conceitos bem elaborados e bem transmitidos, da introdução de estratégias bem definidas e flexíveis e da criação e desenvolvimento de estruturas bem organizadas. Todos esses elementos, se corretamente trabalhados, podem conduzir a resultados vantajosos para a organização.
A Qualidade Total não trata apenas de conceitos ou ideias disseminados, sem ligação qualquer com a prática. Na verdade, ao enfatizar resultados durante sua implementação, percebe-se a atenção e o zelo que são dedicados durante todo o processo, visando ao aperfeiçoamento contínuo da organização. A busca por melhores rendimentos de equipes, a otimização dos processos, a racionalização do tempo e a redução dos custos de produção são exemplos dos resultados buscados durante a implementação da Qualidade Total nas empresas.
Como se trata de um aperfeiçoamento contínuo da organização, a Qualidade Total também requisita que avaliações sejam realizadas para o monitoramento do que está sendo feito. Tais avaliações devem estar focadas tanto no processo de produção quanto no produto ou serviço. No caso do processo, o acompanhamento do modelo de implantação da Qualidade Total deve ser averiguado para ver se está de acordo com a proposta do programa; e, no caso do produto ou serviço, os resultados finais devem ser conhecidos para a mensuração do impacto do programa de Qualidade Total na empresa e no mercado.
Percebe-se, hoje, que muitas organizações enxergam na Qualidade Total uma ferramenta que pode ser utilizada para elevar a competitividade nos novos e atuais mercados que se configuram com a modernidade. Por meio de transformações estruturais, as organizações estão inovando, tornando-se mais flexíveis e empreendendo para fazer frente aos desafios impostos pela concorrência.
Quando a alta direção de uma organização resolve implementar a Qualidade Total, a finalidade é satisfazer as necessidades de todas as pessoas que de alguma forma estejam envolvidas: os consumidores
...